Efluentes Industriais

Em todos os países desenvolvidos, o trata-mento de efluentes industriais e de águas residuais urbanas, é um problema de máxima importância...


Em todos os países desenvolvidos, o tratamento de efluentes industriais e de águas residuais urbanas, é um problema de máxima importância. Sem este controle, torna-se quase impossível, recuperar e proteger o meio ambiente. Devido às particularidades e grande diversidade dos processos industriais, o tratamento dos efluentes exige adotar processos específicos em cada caso. 

Em função dos resultados das análises de laboratório dos efluentes, diferentes sistemas e equipamentos podem ser utilizadas com o objetivo de adequar os valores dos parâmetros (Ph, DBO, Sólidos, etc) aos limites exigidos para o descarte ou para serem reaproveitados, por exemplo:

-Metanização, com digestores anaeróbicos de alta taxa.
-Filtros biológicos.
-Separadores de óleo. 
-Flotadores 
-Microflotadores
-Clarificadores terciários.
-Filtração terciária especial com Carvão Ativado. 
-Prensa desaguadora
-Ultrafiltração. 

Estas indústrias, requerem processos especiais de acordo com as suas características básicas: 

-Indústria Alimentícia - vários tipos de efluentes, normalmente com altos teores de sólidos, e médios a altos teores de DBO. 
-Usinas de Açúcar e Álcool - elevada carga poluidora, com dois efluentes principais: água de lavagem de cana com altos teores de sólidos, e vinhoto com altos teores de DBO.
Efluentes Industriais-Fabricação de Celulose e Papel efluentes normalmente bem caracterizados, com grandes vazões, altos teores de cor e DBO, e fibras em grande parte dos casos.
-Petróleo e Petroquímica - vários tipos de efluentes, normalmente com altos teores de óleo e graxas, médios teores de DBO e altos teores de DQO.
-Siderurgia - grandes vazões e vários tipos de efluentes, sendo os principais: coqueria, com elevada carga orgânica, representada por amônia e fenol, altos-fornos e aciaria, com altos teores de sólidos, e laminação, também com altos teores de sólidos e óleos.
-Indústrias Químicas - vários tipos de efluentes,com características bastante diversificadas, normalmente com médios teores de DBO, altos teores de DQO e problemas de neutralização e oxi redução. 
- Industrias Têxteis - normalmente altos teores de cor e teores médios de DBO, podendo haver variações sensíveis de características a cada caso. 
Publicidade