Dia Mundial Da Água Vamos Comemorar Com Conscientização

No dia 22 do mês de março se comemorou o Dia Mundial da Água, data instituída pela ONU, em resolução adotada em 22 de fevereiro de 1993, com o objetivo de promover


 

As ações destas e outras importantes entidades nacionais e internacionais, como a Organização Panamericana de Saúde, demonstram claramente a intensa campanha para sensibilizar os diversos setores da sociedade tendo em vista a imperiosa necessidade de implementar rapidamente planos de ação que garantam a preservação ambiental e da água em particular.

Por muitos anos a humanidade teve a sensação que a água seria um recurso inesgotável, podendo ser desperdiçada e contaminada sem maiores consequências. De fato, desde os primórdios da existência do planeta, o volume total de água é o mesmo, pois entra num processo de renovação contínuo, chamado ciclo hidrológico. Entretanto, a intervenção do homem em algumas etapas desse ciclo provoca a contaminação cada vez mais acentuada dos recursos hídricos.

O Brasil possui cerca de 17% das reservas mundiais de água doce disponíveis na Terra, o que não significa que haja abundância em toda a extensão territorial do país. Elas estão, em sua maioria, localizadas na região norte, longe das maiores concentrações urbanas sendo, portanto, de difícil acesso a grande parte da população. Daí surge a necessidade de engajamento e comprometimento com as campanhas acima mencionadas juntando forças com as autoridades e organismos internacionais. As empresas que, por causa da natureza de seus negócios, têm estudado e conhecem estes problemas profundamente ,têm a responsabilidade de colaborar na formação desta consciência cidadã divulgando informação e promovendo eventos aproveitando sua atuação comercial como meio de comunicação.

Além dos esforços preservacionistas, a permanente deterioração da qualidade da água é motivo de preocupação mas também de oportunidades para o segmento de tratamento e purificação de água, cuja responsabilidade é fornecer sistemas capazes de reduzir ou até eliminar os efeitos da contaminação da água, tanto para consumo humano como nos diversos processos industriais. A cada dia surgem novas tecnologias que, sendo viáveis econômicamente, ajudarão a preservar os recursos hídricos.

Há uma estreita relação entre a qualidade da água e a saúde da população; estima-se que mais de 75% das internações hospitalares no Brasil são causadas por doenças direta ou indiretamente originadas na contaminação da água, fato que afeta com mais intensidade as camadas mais pobres da sociedade. Na maioris dos casos, as áreas periféricas têm serviços de saneamento precários e seus habitantes menos possibilidades de ter acesso a dispositivos de proteção doméstica como filtros e purificadores. Há também, portanto, uma responsabilide social por parte das empresas que atuam no setor, que deve se refletir na qualidade dos produtos comercializados e na honestidade em sua comunicação com o consumidor.

Publicidade