Abrafipa Fortalece O Mercado

Em pouco mais de três anos de existência, entidade garante respeito e credibilidade ao setor de filtros, bebedouros e purificadores de água residenciais


Em pouco mais de três anos de existência, entidade garante respeito e credibilidade ao setor de filtros, bebedouros e purificadores de água residenciais.

Abrafipa Fortalece 
O Mercado

Em agosto de 1998, o setor de tratamento de água residencial enfrentou uma fase difícil, com a divulgação em mídia nacional de resultados do Programa de Análise de Produtos do INMETRO que evidenciaram a necessidade de normas para a regulamentação dos produtos no país.
Num exemplo de dedicação e trabalho de equipe, os empresários se organizaram já no início de 1999 para criar um padrão específico de classificação de produtos, juntamente com o INMETRO, ABNT, Instituto Adolfo Lutz e outras entidades relacionadas.
Após um ano de trabalho intensivo, o estudo para elaboração da norma de qualidade foi apresentado ao INMETRO e encaminhado para a ABNT, registrado como ABNT/CEET-00:001:32 em 2000. A necessidade de organização do setor evoluiu para a criação de uma associação por idéia incentivada pelo engenheiro Gustavo Kuster, do INMETRO.
Durante um ano e meio, as empresas do setor se reuniram na sede do Grupo Europa, na Rua Bela Cintra em São Paulo, movimento que resultou na fundação da ABRAFIPA em 11 de dezembro de 2000, já com representantes de 29 empresas. Em 4 de setembro de 2001, a sede oficial da entidade foi estabelecida no endereço atual na Avenida Paulista.
Com maior representatividade, a ABRAFIPA concluiu em novembro de 2002 a norma para aparelhos não-elétricos por pressão, denominada NBR 14908:2002, trabalho coordenado pelo engenheiro Plínio Tomaz, também incentivador da entidade. No mesmo ano, incluiu o segmento de bebedouros em sua nomenclatura, sendo registrada como ABRAFIPA - Associação Brasileira das Empresas de Filtros, Purificadores, Bebedouros e Equipamentos para Tratamento de Água.
 
Trabalho e resultados
A ABRAFIPA reúne atualmente 78 empresas associadas entre as principais do país, tendo realizado diversas ações importantes para o desenvolvimento do setor a exemplo da elaboração da NBR 14908, revista em 2004.
Desde 2002, tem negociado com o INMETRO a prorrogação do Programa de Análise de Produtos para que as empresas possam adequar seus produtos às condições exigidas pela NBR 14908, articulando também o financiamento de bancadas adaptadas para que os laboratórios tivessem condição de realizar os ensaios e atender o maior número possível de empresas.
O processo já foi concluído pela Universidade Federal de São Carlos e Falcão Bauer, laboratórios com os quais a ABRAFIPA estabeleceu convênio para descontos aos associados.
Em fevereiro, promoveu em São Paulo o I Seminário Abrafipa de Tecnologia e Qualidade com participação de empresários e representantes do INMETRO, PROCON, ABNT, laboratórios e organismos certifica-dores, para disseminar e discutir as políticas de qualidade para o setor.
A ABRAFIPA também participou da elaboração do Regulamento de Avaliação da Conformidade para aparelhos elétricos, objeto da Portaria INMETRO nº 191/03, certificação de segurança elétrica e construtiva que passou a ser obrigatória a partir de 1º de agosto para as indústrias. Entre os principais trabalhos, auxiliou o IFBQ - Instituto Falcão Bauer da Qualidade, na elaboração do Procedimento Específico para Certificação de Produtos com base na Norma NBR 14908:2004, que resultou na criação do Selo INMETRO/IFBQ - Certificação Aparelhos Para Melhoria da Água. Mesmo voluntária, a certificação ganha força crescente no mercado com 69 produtos certificados até o mês de agosto, envolvendo 13 empresas.
O projeto da norma Aparelhos por Gravidade – nº 00.001:32-002 - está em fase de conclusão e a entidade planeja realizar em breve a revisão da norma NBR 13972:1997 para bebedouros, além de prosseguir com o estabelecimento de parcerias e convênios em benefício aos associados.
"As ações visam o crescimento global do setor, criando condições para que as empresas possam seguir as normas e agregar valor aos produtos", explica Moacyr Domingues, presidente da ABRAFIPA.

"O estabelecimento de padrões beneficia o consumidor e todos que encontram na água um mercado de qualidade".

Diretoria da ABRAFIPA
Presidente: Moacyr J. Domingues
Vice-presidente: Dácio Múcio de Souza
Secretário: Hélio Cavicchio
Tesoureiro: Antônio Carlos Camargo
Depto. Econômico: Walter Palmorino Monaco e Carlos Aparecido Gracias
Depto. Técnico: Paul G. Cleveland e Gilberto Cusato
Depto. de Comunicação: Dácio Mucio de Souza, Liberto Sanz Anguita e Marco Antônio Simon
Depto. de Promoção Social: Guilherme Antonio Muller, José Pierin Filho e Aureli Cardoso Filho
Depto. Jurídico: Hélio Cavicchio e Manoel Ferreira dos Santos Neto

Publicidade