Dbd Filtros Mostra Sua Força No Mercado De Filtração Industrial
Por Dbd Filtros E Serviços L
Edição Nº 9 - Abril/Maio/Junho de 2004 - Ano 3
Completando 15 anos, a empresa aça sua história de sucesso com o foco principal na satisfação dos clientes...
Filtro Separador Centrífugo
"Nós projetamos e prestamos serviços de consultoria no desenvolvimento de Sistemas de Filtração e Separação de acordo com a necessidade específica de cada cliente. Há uma constante busca por novos produtos (cuja fabricação é terceirizada) e tecnologia para oferecer boas alternativas aos nossos clientes. Nos preocupamos em valorizar nossa equipe, incentivando programas de treinamentos e oferecendo atendimento personalizado. Muitas vezes, dedicamos anos ao estudo de um projeto de sistema especial até chegar à solução ideal, para alcançar um só objetivo: a qualidade. Pois essa é a principal exigência das empresas que querem um produto com valor agregado e preocupam-se com a relação custo/benefício", explica um dos sócios-fundadores, o Eng. André Luís Moura.
Com sua primeira unidade instalada em Santo André, a empresa também possui outra unidade em Ribeirão Preto e, neste trimestre, iniciou sua atuação na Bahia, com a inauguração da DBD Nordeste Filtros e Serviços LTDA. Com a atuação em pontos estratégicos é possível atender todo o território nacional.
Sistema de Ultrafiltração para Membrana
Visando a padronização dos procedimentos da empresa, a DBD está se preparando para a implementação do ISO 9001: 2000. A certificação deverá ser obtida em meados deste ano, mas o trabalho para alcançar o reconhecimento teve início em 2001, quando a DBD Filtros consolidou o consórcio com a empresa carioca Qualifilter e a SMS Consultoria para desenvolver o sistema de remoção de areia para a Petrobras. A estatal, que possui excelência mundial em desenvolvimento e aplicação de tecnologia de exploração de petróleo em águas profundas, é muito rigorosa com todos os seus fornecedores e exige tais regulamentações. Segundo o engenheiro, foram necessários mais de dois anos de testes e pesquisas que acabaram por materializar um sistema prático e de fácil operação, que proporciona a remoção de areia dos separadores bifásicos ou trifásicos utilizados na produção de petróleo em site onshore e offshore, sem a parada de produção, o que proporciona ganhos significativos na produção.
1989: Ano da disputa eleitoral entre Collor x Lula. O Brasil vivia um momento de retração econômica devido aos altos índices inflacionários herdados do Governo Sarney. Foi nesse contexto que nasceu a DBD Filtros.
O Eng. André Luís Moura e mais dois sócios decidiram mudar os rumos dos negócios: usaram o conhecimento da então empresa de assessoria e representação comercial, a Moura Assessoria de Vendas, para criar uma distribuidora de filtros, cujo objetivo era ser uma extensão de negócios de seus fabricantes.
Os produtos eram exclusivamente voltados ao setor automotivo, mais precisamente filtros de ar, óleo e de combustível para a linha pesada. "Este setor, entretanto, já estava se esgotando, pois os filtros eram destinados a motores de caminhões, tratores etc., que trabalhavam na construção, por exemplo, de hidroelétricas e rodovias - investimentos que vinham sendo cortados no País naquele período. Percebemos, então, que poderíamos abrir o leque de opções para filtros industriais de diferentes setores para atender às necessidades do mercado. No ano seguinte, com o início da abertura do mercado no Governo Collor, foi possível expandir ainda mais nossos negócios", lembra André.
Sistema desarenador - Cliente Petrobras
A DBD Filtros atua hoje em diferentes setores como indústria automobilística, alimentícia, de bebidas, químicas, plástico e borracha, farmacêutico, petrolífero, de açúcar e álcool, siderúrgicas, de papel e celulose, de tintas e vernizes e outros. As unidades de negócios que envolvem suas ações contam com cerca de 30 funcionários, entre engenheiros, técnicos, administradores e profissionais de vendas. Com uma visão essencialmente empresarial, a DBD Filtros está preparada para as mudanças no mercado e tem como seu foco principal estar presente onde existirem clientes com potencial de compra.