Hydac Quer Cobrir Todo Mercado Nacional
Por Helmut Zschieschang
Edição Nº 9 - Abril/Maio/Junho de 2004 - Ano 3
Multinacional alemã é uma das líderes em vendas de produtos e serviços para controle de fluidos no país e confirma a intenção de abrir mais três filiais...
Multinacional alemã é uma das líderes em vendas de produtos e serviços para controle de fluidos no país e confirma a intenção de abrir mais três filiais.
A Hydac mal acaba de adquirir sua sede própria em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e anuncia a abertura de mais três filiais no Brasil. No oitavo encontro nacional dos distribuidores em São Paulo, o diretor da empresa, Sr. Helmut Zschieschang, além de apresentar as fotos da planta da nova fábrica do ABC, confirmou que na cidade de Ipatinga, no vale do aço em Minas Gerais, será instalada uma filial com um engenheiro residente. As outras apostas do grupo alemão para 2004 são o Vale do Paraíba, em São Paulo, e um município do Espírito Santo.
Helmut Zschieschang afirma que um dos objetivos principais da empresa é cobrir todo o território nacional. Apenas na área de filtros, a Hydac cobre 35% do mercado brasileiro." Não podemos cobrir o país inteiro, já que em regiões como nordeste e norte o mercado não justifica uma filial por falta de demanda. Alguns estados têm no máximo três clientes em potencial".
O crescimento do setor em Santa Catarina e Rio Grande do Sul também anima o diretor da Hydac Brasil. No entanto, ele informa que não existem profissionais qualificados para assumir outras filiais . "O maior problema é pessoal qualificado para trabalhar no ramo da hidráulica. É uma oportunidade rara, mas nós sempre abriremos as portas do grupo para um engenheiro que domine a área".
A multinacional alemã pretende acompanhar os passos da indústria nacional investindo na área de filtros. "Não podemos deixar mais espaços para as empresas concorrentes. A nossa filosofia atual é não perder terreno para os grupos que insistem em vender os produtos com preços baixos".
Sr. Helmut lembra que a empresa vai aproveitar as "brechas" para aumentar distribuição dos serviços para controle de fluidos no país. Ele explica que a sua intenção é colocar cada vez mais o equipamento da empresa dentro dos fabricantes de máquinas.
A multinacional alemã , que está a sete anos no Brasil, investe pesado em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos: cerca de 8% do faturamento do grupo. Perguntado sobre o que esperava da economia em 2004, o Sr. Helmut Zschieschang respondeu: " Torço pela estabilidade".
8º Encontro nacional dos distribuidores
A Hydac uma das líderes de mercado na área de filtros, reuniu as empresas que distribuem seus produtos , para lançar o AutoFilt®RF3 – Filtro de Retrolavagem e os trocadores de calor a ar.
O seminário de março de 2004 foi mais produtivo do que o dos outros anos, garante o Sr. Helmut Zschies-chang .
O diretor da multinacional no Brasil acredita que o evento foi o melhor realizado pela Hydac no país. "O resultado foi mais satisfatório, já que a reunião foi objetiva e profissional".
O evento se tornou habitual e acompanha as tendências apresentadas na matriz da Alemanha . Uma vez por ano, os distribuidores dos produtos da Hydac se reúnem para trocar experiências e apresentar soluções para os principais problemas do setor. Os distribuidores faziam a mesma pergunta: o que fazer para ser o líder no mercado?
Sr. Helmut afirma que o seminário é sempre dividido em duas partes: "Uma delas é técnica e a outra reservada às explanações das experiências dos distribuidores em todo Brasil".
Cerca de 40 especialistas - de 15 empresas que trabalham com os produtos da Hydac - participaram do evento ocorrido em um hotel da capital paulista. Além dos lançamentos do AutoFilt®RF3 – Filtro de Retrolavagem e dos trocadores de calor, a multinacional alemã agitou os bastidores e anunciou mais um projeto a ser desenvolvido pelo grupo no Brasil. Sem muitos detalhes, o Sr. Helmut explica que a nova aposta é o fluido hidráulico para veículos automotores. Os distribuidores da Hydac tiveram de responder uma série de perguntas técnicas e apresentar a lista de tarefas anuais propostas pela sede brasileira. " O objetivo deste questionário é verificar como anda o mercado interno".
"Estou bastante satisfeito com meus revendedores. Foi de grande importância a participação de todos no oitavo encontro nacional. Eles apresentaram profissionalismo, habilidade e principalmente sintonia com os trabalhos da empresa".
Palestrantes Hydac: Antonio C. de Paula Ponce Filho, Carlos Augusto de Souza, Ciro Lima da Silva Jr., Edison Akito Imamura, Fábio Frigo, João Carlos Doro, Marcelo H. Rolan, Reginaldo Lopes Sanches, Sergio Aguas Manzoli.