Uso Da Tecnologia Grander Saiba Mais Sobre Aplicações E Resultados Desta Tecnologia

Neste artigo obtenha mais informações sobre a teconologia Grander. “Os aparelhos produzidos pela Tecnologia Grander, são confeccionados em aço inoxidável No. 1.4301...


Uso Da Tecnologia Grander 
Saiba Mais Sobre Aplicações E Resultados Desta Tecnologia

Produto - Aparelhos de reutilização de água para montagem em abastecimento central

 

Neste artigo obtenha mais informações sobre a teconologia Grander. "Os aparelhos produzidos pela Tecnologia Grander, são confeccionados em aço inoxidável No. 1.4301, o qual é admissível para o uso na indústria de alimentos, e cuja impermeabilidade, resistência e estabilidade promovem completa segurança que a água para o consumo humano não será contaminada por outras substâncias." Parágrafo que consta do texto do laudo de certificação e licença para o emprego da Tecnologia Grander, emitido pelo governo austríaco. 
"Não existe uma completa explicação científica para o porque a tecnologia Grander funciona; mas, os inúmeros casos de sucesso nas mais variadas áreas de aplicação, fazem do fato de que realmente funciona, algo difícil de negar. E o que parece ser cientificamente suspeito, atinge sucesso mensurável – mesmo em hospitais"; declara a jornalista alemã Maria Thalmayr, em um artigo escrito para uma revista alemã especializada na área de hospitais. Após investigar o uso desta tecnologia em alguns dos muitos hospitais na Áustria, que já empregam o sistema, a jornalista relata que mesmo que as pessoas céticas e os adeptos de ciência pura balancem suas cabeças em descrédito, a experiência de engenheiros técnicos de manutenção, os quais têm a água de seus hospitais tratada de acordo com o método Grander, claramente fala por si só da efetividade deste método.
Wolfgang Plunger, gerente de operações técnicas do Hospital St. Josef, em Branau, na fronteira austríaco-germânica, instalou uma unidade de revitalização de água no seu sistema central de água para beber. Apesar de terem a sua água vindo de um poço artesiano próprio e com boa qualidade, a mesma desenvolvia um odor desagradável. Era necessária a adição de grandes quantidades de cloro para solucionar o problema da contaminação bacteriana; o que resultava em uma alteração no odor da água que irritava todos o seus usuários; pacientes e funcionários. Os resultados com o emprego da tecnologia Grander levaram não só à solução do problema do odor da água, como também a uma redução do custo com substâncias químicas de DM 10.000 por ano. "Como somos responsáveis pela qualidade de nossa água, nós temos que provar que ela é potável em intervalos regulares. Testes bacteriológicos extensos são feitos por este motivo. Os resultados têm sido perfeitos por quase 7 anos, em toda a nossa linha", atesta Plunger.
No hospital Dombim, um outro problema se manifestava na máquina de revelação dos Rx. Devido a uma forte formação de algas, a máquina tinha de ser drenada e limpa muito freqüente-mente. Werner Llg, engenheiro de manutenção do hospital optou pela instalação de um aparelho de revitalização; o que não só resultou em um decréscimo substancial na formação de algas, como também na extensão dos intervalos de limpeza da máquina. A tecnologia Grander tem sido usada desde 1996 e as melhoras inicialmente alcançadas ainda são demonstradas hoje. 
Herbert Stum (Herbert.stum@khf.at) é outro adepto da tecnologia Grander, utilizando-a não só no Hospital Estadual de Feldkirch e Rankwell, onde é gerente técnico, como também em sua casa. Ele descreve que a sua reação inicial ao ouvir falar da Tecnologia Grander foi um pequeno sorriso e muito ceticismo de um lado e uma certa curiosidade de outro. Como a empresa Grander oferece o direito de retorno do aparelho adquirido por um longo período, ele como um bom engenheiro, decidiu fazer os seus próprios testes instalando um aparelho em sua residência. O sucesso obtido foi tão surpreendente, que o convenceu a adotá-lo no hospital também. Relata que o que começou com um sorriso, acabou levando-o a repensar os seus parâmetros de avaliação.
A lista de referências para o uso da Tecnologia Grander contem mais de 100.000 usuários. Um grupo diversificado e ilustre: um cassino em Veldem, na Áustria, usa a tecnologia Grander para eliminar os odores e problemas de alergia causados pelo seu sistema de ar condicionado. A maior cervejaria particular da Áustria (www.stiegl.at) tem empregado o método por mais de 5 anos. Produtores de cerveja e refrigerantes na Alemanha relatam desde uma melhora no sabor até alterações no processo de filtragem, com necessidade de uma filtragem menos fina sem ocorrer um efeito negativo na vida útil da cerveja. A ocorrência de menos depósitos e a redução na concentração de detergentes em 20% são pontos observados na área de limpeza das garrafas.
Mesmo em áreas como na produção de vinhos surgem curiosidades, como o efeito da revitalização observado por Johann Lang, proprietário de uma típica taverna de vinhos na região de St. Johann in der Heide, no leste de Styria, na Áustria. Lang realizou uma série de testes com a sua produção local de vinho e definiu: "O bom vinho sempre oferece excelente resultados. Nós verificamos que o vinho após ter passado pelo revitalizador Grander, antes do engarrafamento, se mostrava significantemente mais "fresco", mais facilmente digerido e mais "jovem", após o período de 1 ano, comparando-o com outro do mesmo lote que não tinha sido submetido ao processo.
Em Milão, Daniele Bassi instalou um aparelho Grander em seus tanques de leite utilizado na produção de queijo. Apesar do seu ceticismo inicial, foi confirmada uma melhora no sabor do queijo, reconhecida por especialistas, além da ocorrência de uma curva ácida mais constante em seus produtos.
Na Espanha, a empresa Teres Hermanos em Alicante, pertencente ao grupo Teresa, um dos líderes na exportação de vegetais e melão, relata um aumento considerável na produção de pimentões amarelos (40%) e aumento na resistência da plantação às doenças.
Todo este cenário despertou a curiosidade de um engenheiro na Áustria, motivando-o a conduzir um estudo mais detalhado sobre o assunto. Em uma tese de mestrado finalizada em março de 2000, no Instituto de Engenharia de Processos Térmicos e Engenharia Ambiental, em Graz, na Áustria, o engenheiro Klaus Faissner, avaliou os dados físicos e físico-químicos quando utilizada a água revitalizada e a água não revitalizada; além do uso da Tecnologia Grander na indústria. 
Faissner comparou, descrevendo as medições realizadas, os resultados obtidos e sua interpretação: balanço iônico, densidade, condutividade elétrica, ph, tensão superficial, testes com tolueno e metanol, equilíbrio das fases vapor/líquido e diagrama de ebulição. Dentre todas estas medidas o único parâmetro que mostrou diferença significativa foi o relacionado à tensão superficial, que se apresenta na água revitalizada diminuída em 10-17%. 

Uso Da Tecnologia Grander 
Saiba Mais Sobre Aplicações E Resultados Desta Tecnologia

Foto das colônias bacterianas formadas com o emprego da tecnologia Grander
Métodos microbiológicos modernos de coloração tornam possível distinguir as a novas colônias bacterianas formadas após o uso da Tecnologia Grander (colônias em amarelo) das demais colônias bacterianas (colônias opacas e lilás claro)
Neste caso pode ser visto um exemplo de revitalização de um lago com a Tecnologia Grander – o grau de revitalização é de 70%

 

Na segunda parte de sua tese ele avalia 10 empresas nas mais diversas áreas de atuação que tinham a Tecnologia Grander instalada. Foram avaliadas as razões para a instalação da tecnologia, como também os objetivos a serem alcançados com a mesma. Os efeitos observados se deram nas seguintes áreas: controle na formação de algas; redução no emprego de: produtos químicos, corrosão e depósitos; efeitos na condutividade térmica da água, na manutenção e qualidade da mesma; além dos aspectos econômicos do emprego da Tecnologia Grander. A tese teve como proposição testar o processo de revitalização da água através da Tecnologia Grander, submetendo-a a provas científicas que promovessem uma visão mais ampla possível do assunto. Faissner a descreve como uma tecnologia que não faz uso de qualquer tipo de energia convencional, magnetos permanentes ou eletromagnetismo; não empregando aditivos químicos também. Classifica-a como uma tecnologia pertencente ao grupo das tecnologias de tratamento físico da água. Como um dos objetivos da tese foi também a avaliação de experiências práticas lógicas que pudessem demonstrar os efeitos da tecnologia Grander, foi feito o contato com diversas indústrias que tinham o sistema instalado. Ele cita que um colega de Johann Grander durante as discussões para definição dos parâmetros de avaliação comentou que afinal "não há, que eu saiba, algo como um circuito fechado de refrigeração esotérico".
As 10 empresas avaliadas se encontram atuantes nas mais diversas áreas do mercado: indústria de alimentos (Seeburger Konserven-fabrik/ Seekir-chen-Áustria) - o equipamento foi instalado no circuito aberto de refrigeração de água e na linha principal de abastecimento de água, com o intuito de controlar problemas tais como: formação de algas na torre de resfriamento, depósitos nos tanques de água e as freqüentes manutenções na planta de pasteurização; sendo que de acordo com os dados levantados, a empresa se declarou muito satisfeita com os resultados obtidos, pois o tempo de amortização do aparelho se deu em poucos meses. 
Um outro exemplo mencionado é uma indústria química (Adler Werk Lack- fabrik/Schaz- Áustria), onde a unidade Grander foi colocada no circuito de alimentação de água de uma área intermediária da planta. O objetivo da empresa era a redução na formação de algas no tanque de armazenamento de água para os processos, a redução de biocidas devido a um interesse crescente com relação à proteção ambiental e de seus funcionários, de controle da corrosão do encanamento, dentre outros. Esta empresa declarou que os objetivos para a instalação da Tecnologia Grander tinham sido atingidos e que a amortização do investimento se deu em 1,25 meses.
Uma outra empresa de grande porte, com mais de 1000 funcionários, no ramo da indústria de processamento de metais, que não autorizou a revelação de seu nome comercial, instalou a tecnologia em seu circuito fechado de resfriamento do lubrificante. Dentre os objetivos a serem atingidos estavam: redução do uso de bactericidas visando a proteção dos operadores, redução na freqüência da limpeza das grades das máquinas e controle da alta poluição bacteriana do lubrificante de resfriamento. Esta empresa não só se declara muito satisfeita com relação a ter atingido estas metas, como também menciona a verificação de efeitos positivos em outras áreas, tais como: formação de algas, corrosão e depósitos. 
Johann Grander descreve o efeito da revitalização da água como se segue: "A revitalização da água retorna para a água a informação que foi alterada pelas influências externas atuais; esta é a informação que a água necessita para reconstruir parte da energia que ela perdeu, que são: uma resistência inerente à água e a capacidade de se auto-limpar". Por mais que estas afirmações pareçam empíricas, devemos considerar não só a herança paterna de Johann Grander com relação ao estudo e observação dos fenômenos da natureza, como também o seu reconhecimento pelo seu conhecimento sobre água atestado por cientistas de renome mundial na área. Soma-se a isso a incontestável gama de resultados de sucesso nos mais diversos países, onde esta tecnologia vem sendo utilizada e no relato de efeitos positivos mensuráveis nas aplicações industriais.
A primeira pessoa a investigar a tecnologia Grander no que se refere ao processo de auto-limpeza ou estabilização microbiológica, usando métodos científicos reconhecidos, foi o engenheiro químico austríaco Dr. Horst Felsch, em Junho de 1993. Além de ser um engenheiro autorizado e juramentado pelo estado em engenharia química, é especializado em proteção ambiental. Em seu relato intitulado "Uma abordagem dos mistérios da água baseado na Tecnologia Grander", Felsch descreve a metodologia empregada para a visualização das mudanças bacterianas que ocorrem na água revitalizada, promovendo assim este fenômeno descrito de auto-limpeza.
No campo nacional
Os exemplos nacionais ainda não são expressivos, reconhece a diretora da empresa no Brasil que representa esta tecnologia, a Dra. Maria Filomena Rocha Lima Huhtala. Porém foi com muita satisfação que pode ouvir o depoimento do proprietário da empresa Blazer Brasil, instalada em São José dos Campos, com um equipamento Grander operando há dois anos. Em visita a esta, ao lado de engenheiros de manutenção e químicos de algumas empresas expressivas da região, pode constatar a satisfação de seu cliente após este período. O empresário relatou que os gastos com a manutenção não só de seus equipamentos operados com vapor, como também das caldeiras, passaram a não fazer mais parte da sua planilha de custo; e que com certeza o valor economizado pela empresa neste período seria suficiente para comprar 10 aparelhos similares ao que ele tem. 
O mesmo fenômeno se repete com o proprietário do lago que abastece de água a produção de plantas ornamentais do Sr. Peter Moll, proprietário da Fazenda Santa Bárbara, localizada no município de Paraibuna, próximo a São José dos Campos. A redução expressiva no uso de fertilizantes (80%) associada a uma estabilização natural do ph do solo e a uma notável resistência de suas plantas, são motivos para que este suíço se mostre muito satisfeito com a aquisição da tecnologia Grander há 18meses. 
Visitas às várias empresas expressivas da região de São José dos Campos têm sido realizadas e projetos individuais feitos em parceria com o departamento de pesquisa e engenharia da Tecnologia Grander na Áustria. 
As situações diferem entre si e conseqüentemente a indicação do aparelho a ser empregado, diz Filomena. O nosso intuito não é ser o passe de mágica que vai solucionar todos os problemas com água de uma empresa, mas sim trabalhar de uma forma consciente, séria e individualizada, somando efeitos positivos aos tratamentos que a empresa possa ter. Temos limitações de atuação e deixamos isso bem claro ao oferecermos a nossa solução para determinada parte operacional da empresa, acrescenta Filomena.
Apesar de estarmos lidando com um produto que está além da compreensão e muitas vezes até mesmo da aceitação das pessoas, temos tido a grata satisfação de verificar que, muitas pessoas atuantes e com grande conhecimento específico na área de manutenção de grandes empresas, têm se mostrado abertas e interessadas nas possibilidades que esta tecnologia pode trazer na melhoria de seus processos, como também na preservação ambiental. 
Uma ilusão? Um efeito placebo? Mágica? Ou a reconstituição das características naturais da água? Esta é uma decisão que cabe a cada um individualmente. Mas o extenso número de efeitos positivos mensuráveis é definitivamente muito impressionante! 

 

Uso Da Tecnologia Grander 
Saiba Mais Sobre Aplicações E Resultados Desta Tecnologia

 

Produtos2 - Revitalizador de bolso flexivel para água

Publicidade