Publicidade

Filtro Prensa E Sua Utilização No Tratamento De Efluentes

Filtros prensa são amplamente utilizados no tratamento de efluentes, mineração, alimentícia, corantes e pigmentos, cerâmica, entre outros e a maior preocupação está:...


Foto Filtrando

Filtros prensa são amplamente utilizados no tratamento de efluentes, mineração, alimentícia, corantes e pigmentos, cerâmica, entre outros e a maior preocupação está na qualidade da torta ou no filtrado dependendo da aplicação.
Dois fatores são muito importantes para se conseguir uma melhor qualidade da torta/filtrado: o elemento filtrante e a alimentação do filtro.
Atualmente como elemento filtrante são utilizados tecidos calandrados, onde ocorre uma menor aderência da torta facilitando o descarte e a limpeza do filtro.
A escolha do tecido é feita inicialmente através de teste de laboratório, existem 3 tipos de materiais disponíveis : Poliéster, Polipropileno e Polia-mida.
Os tecidos também possuem tipos de filamentos diferenciados, monofila-mento, multifilamento e fibra cortada.
O material do elemento depende da compatibilidade do produto a ser filtrado e a escolha do filamento depende do tamanho da partícula a ser removida.
Para partículas menores ( pigmentos, caulim, corantes) são utilizados tecidos de multifilamentos ou fibra cortada e para partículas maiores ( grãos de mineração, terra infusória, efluentes) são utilizados tecidos de monofilamentos, multifilamentos ou mistos (mono e multifilamentos).
Na alimentação dos filtros geralmente são utilizadas bombas de fuso ou pneumáticas, que obtém uma torta com qualidade de 75%.
O bombeamento peristáltico aparece como uma nova tecnologia no Brasil para alimentação de filtros prensa, que consegue atingir uma torta com qualidade de 90%.
A razão para esta diferença tão grande é explicada por vários fatores :
- Uniformidade no fluxo que minimiza a possibilidade de fratura da torta
- Em caso de interrupção do fluxo no filtro a bomba passa operar como um compressor, bombeando ar e contribuindo para secagem da torta (bombas peristálticas podem rodar a seco sem prejudicar a vida útil da mangueira)
- A bomba pode ser interligada a um transmissor de pressão, este transmissor de pressão manda um sinal para o motor que diminui a rotação conforme a pressão vai aumentando (saturação do Filtro). Desta forma o ciclo de filtragem sempre é completado.
No bombeamento peristáltico apenas a mangueira entra em contato com o fluido, sem selos ou gaxetas.
Outras características favoráveis para este tipo de aplicação são a capacidade de sucção das bombas peristálticas, até 9,5m, o bombeio de fluidos abrasivos, corrosivos, sólidos em suspensão e viscosidades de até 100,000 cps.

Publicidade