Sistemas De Qualificação De Fluidos

Desde o início da revolução industrial e até os nossos dias, os profissionais envolvidos com processos e operações unitárias, procuram cada vez mais aprimorar os sistemas para que os mesmo


Sistemas De Qualificação De Fluidos

 

Alta produtividade: Devido sua característica mecânica autolimpante, garante a qualidade do fluido sem aumento de perda de carga no filtro, e sem a redução na vazão do fluido a ser filtrado, garantindo 100% do tempo, o sistema em operação e a sua máxima produtividade.

Segurança operacional: Sendo um sistema de qualificação automático, de alta disponibilidade para o processo, e de alta confiabilidade devido sua baixa taxa de falha, dispensa o acompanhamento freqüente dos profissionais de operação em campo.

Saúde ocupacional: Por ser autolim-pante, dispensa o contato do operador ou dos profissionais de manutenção com o fluido a ser filtrado.

Garantia da manutenção da qualidade do meio ambiente. Por possuir um sistema de limpeza e retirada do material contaminante separado completamente recuperado e totalmente hermético, garante a permanência do meio ambiente sem alteração da qualidade.

Baixo custo de manutenção: Como o sistema de qualificação de fluidos possui uma baixa taxa de falha, alta disponibilidade e confiabilidade, dispensa parada de processo para manutenção e limpeza do filtro, possuindo um baixo custo de manutenção.

Devido sua alta versatilidade, pode ser utilizado para a qualificação dos mais diversos tipos de fluidos, em estado pastoso, líquido, ou gasoso. Por ser um filtro de superfície, e de limpeza automática, seu elemento filtrante é totalmente recuperável, dispensando gastos adicionais com a substituição do elemento quando saturado. Ao contrário da grande maioria dos filtros atualmente no mercado, ditos autolim-pante, é o único o qual atende o completo sentido da denominação, já que dispensa a utilização de fluido externo para realização de retrolavagem. Da mesma forma, a denominação de automático, é 100% correta, já que é o único filtro atualmente em que sua operação de limpeza poderá ser programada através de um sistema temporizado, quando se conhece a taxa de deposição dos sólidos suspensos, ou poderá ser operado automaticamente através da determinação de um "set point" de pressão diferencial, monitorado por meio de um sistema supervisório.

O sistema de qualificação de fluidos "VRS 2" atende as mais diversas aplicações, desde a qualificação de sucos de frutas, iogurtes, miscela gorda, óleos vegetais, separação de bagacilho de caldo açucarado, hidrocarbonetos pesados e leves, derivados de petróleo claros, óleos lubrificantes, licor verde, licor negro, lixívias em geral, captação de águas para ETA, torres de resfriamento, redução da carga de sólidos suspensos para ETE, qualificação de ar comprimido,GLP, gás natural, entre outros.  

 

Sistemas De Qualificação De Fluidos

 

Como na sua grande maioria, os filtros têm como seu maior objetivo, qualificar os fluidos de processos, utilidades industriais em geral, efetuar proteção de bombas e equipamentos. Em particular neste ultimo caso, o "VRS 2", vem solucionar um eterno problema existente em sistemas de transporte de fluidos, onde se utiliza como sistema propulsor as bombas mecânicas, principalmente as do tipo centrifuga, onde na sua grande maioria existe um filtro instalado a sua montante, o qual, à medida que se desenvolve o processo de filtragem, o material depositado na superfície do elemento filtrante, contribui para o aumento da perda de carga reduzindo a vazão do fluido que esta sendo filtrado. Esta redução na vazão do fluido proporciona inúmeros problemas operacionais para a bomba centrifuga, desde desgaste prematuro de seu rotor, consumo excessivo deenergia elétrica, cavitação, entre outros. Com relação à proteção de equipamentos podemos ressaltar os sistemas de clarificação de óleos vegetais, como também seu polimento, onde se utilizam filtros tipo prensa para a separação da terra clarificante do óleo clarificado, o aumento gradativo da contrapressão na bomba com a saturação do filtro, faz com que a mesma seja sacrificada durante o processo. Nos dois casos descritos, a utilização de um filtro do tipo "VRS 2" poderá ser a solução. Na primeira situação a característica autolimpante do "VRS 2" manterá uma perda de carga máxima que permitirá o perfeitoSistemas De Qualificação De Fluidos funcionamento da bomba, garantindo seu rendimento e perfor-mance. Na segunda situação, a utilização do "VRS 2" entre a bomba e o filtro prensa na clarificação, poderá ser utilizado para efetuar uma pré-filtragem do óleo, fazendo a retirada de parte da terra clarificante existente na mistura, garantindo uma maior eficiência do filtro prensa, aumentando o seu rendimento e conseqüentemente garantindo uma torta com menor teor de óleo residual. A versatilidade do filtro "VRS 2" é tanta que o mesmo poderá ser instalado inclusive a montante de filtros tipo "Bag" ou cartucho, como um equipamento que será responsável pelo aumento da vida útil destes elementos filtrantes do tipo profundidade e de alto custo de reposição, o "VRS 2" como um sistema robusto, autolimpante, que dispensa retrolavagem, de baixo custo operacional e de manutenção, e que garante a saúde ocupacional e a proteção quanto ao meio ambiente, é a solução para a redução dos custos para a qualificação de fluidos que exigem separação de sólidos suspensos com diâmetro de partícula menores que 50 micra funcionando como sistema de pré-filtragem.

A Spirax Sarco na constante busca do desenvolvimento tecnológico e para contribuir com a melhoria da qualidade dos produtos finais de seus clientes e parceiros, disponibiliza atualmente para o mercado, os filtros "VRS 2", atendendo as normas ASME, com corpo em ferro fundido, aço carbono, e aço inoxidável; com diâmetros entre 1" à 12"; e com capacidade seletiva de partículas com diâmetro desde 3,6 mm até partículas com diâmetro de 50 micra. O "Filtro Mecânico de Superfície, Helicoidal, Rotativo e Automático – VRS 2", da Spirax Sarco, é o mais seguro e novo conceito de "Sistema de Qualificação de Fluidos" que garante a alta produtividade, a segurança operacional e ocupacional, o baixo custo de manutenção, a total automação, e a proteção do meio ambiente de seu processo de filtragem.

Publicidade