Editorial
Por Meio Filtrante
Edição Nº 36 - Janeiro/ Fevereiro de 2009 - Ano 7
Um novo ano sempre é oportunidade de repensar o que passou, aprender com o que deu certo e também com o que saiu fora do planejado. E replanejar e trabalhar para ter um índice de acerto ainda maior.
Um novo ano sempre é oportunidade de repensar o que passou, aprender com o que deu certo e também com o que saiu fora do planejado. E replanejar e trabalhar para ter um índice de acerto ainda maior.
O cenário mundial está economicamente complicado, isso é um fato que não pode ser ignorado. Mas também é fato que, se dermos valor maior que o necessário aos momentos de crise, eles tendem a crescer e nos assombrar, tolhendo nossas decisões e ceifando as oportunidades de crescimento. E, para muitas empresas, o sentimento de "apertar o cinto" pode ser mais uma tendência de mercado do que uma necessidade real.
Informalmente, verificamos que há empresas e segmentos que ainda não sentiram os efeitos da turbulência na economia, e que apostam no otimismo para seguir em frente. Vamos aproveitar o novo ano, começar com o pé direito e pensar no que pode dar certo; procurar seguir com os planos de expansão e crescimento. É como disse John Kennedy: "Quando escrita em chinês, a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade." Nós escolhemos estar ao lado das oportunidades e temos a certeza de que a maioria das empresas buscará o mesmo caminho.
Nessa edição, trazemos muitas matérias interessantes que mostram como espantar a crise, a começar com a matéria de capa, que retrata a volta da Donaldson ao Brasil, apostando na força do mercado nacional para alavancar os negócios na América Latina; o crescimento do Europa e os planos para 2009; o case da GE-Unibanco e a certificação da nossa parceira Gráfica IPSIS, em prol do meio ambiente; a importância da consultoria em épocas de crise, pelo consultor Hércules Guilardi; em Mercado, as razões e os exemplos das empresas que viraram a mesa e chegaram ao sucesso investindo em marketing em momentos de crise; o panorama de investimentos necessários ao saneamento brasileiro; a tradição da Poli-Filtro na seção História dos Filtros no Brasil; na seção Filtrado, as novidades e acompanhamento das mudanças no mercado de filtros; em Visão Empresarial, a importância dos clientes na visão do empresário Edgard Luiz Cortez; a necessidade de certificação de produtos na matéria da Abrafipa. E muitas outras novidades, que fazem da nossa revista uma publicação cada vez mais dinâmica, em especial atenção aos nossos leitores.
Boa leitura e feliz 2009!
Rogéria Sene Cortez Moura
Editora
Criação e
Desenvolvimento
L3ppm - publicidade,
propaganda e
marketing Ltda.
Crédito foto: Donaldson do Brasil
Colaboraram nesta edição:
Colaboraram nesta edição:
Maurício Goes, Franklin Cárdenas, (Donaldson); Dácio Múcio de Souza, Antonio Carlos Camargo, Marco Antônio Simon, (Grupo Europa); Eng. André Luis Moura, Valdir Montagnoli, (DBD Filtros); Helmut Zschieschang, Marlene Dorigon, Alex Peixoto, (Hydac Tecnologia); Ronald Wilhelm, (Beckins); Maria Cândida Stecca D´ Angieri, (Fluid Brasil); Juan L. Espinoza Arias, (EGFiltros); Carlos Thomsem Jr. (Polytec); Willian S. Castro, Luiza Machado – WWF Solutions Ltda - (Hy-Pro); Hercules Guilardi (HGN Gestão de Negócios); Moacyr J. Domingues, Dr. Hélio Cavicchio e diretoria (Abrafipa); Cláudio Chaves, Luis Fernando Ponciano, Marcela Bantle (Hidro Filtros); Eng. Edison Ricco Júnior, Flávia Gil (Apexfil); Airton Montesso, Eng. Aldenir C. Montesso (Poli-Filtro); Edgard Luiz Cortez (Iteb); Sérgio M. Monteiro, Edevaldo Bonfim Jr., César Guerreiro (Parker); Nelson Roberto Cancellara (RECAP); Gilberto Albertini, Márcio Garcia (Mann+Hummel); Denis Beber Frada (Mast), Paula Zampoli (Abrafiltros), Ricardo Cardoso (Aquário de São Paulo), André Azenha (Blue Comunicação), Débora Bassanezi (Press à Porter), Cíntia Bechiolli (Printer Press) e Portal Tratamento de água.
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