Europa Comemora Resultados E Novos Prêmios
Por Marco Antônio Simon
Edição Nº 36 - Janeiro/ Fevereiro de 2009 - Ano 7
Independente da crise, crescimento atingiu 16% em 2008
Há poucos meses de celebrar 25 anos de história e liderança no mercado de purificadores de água para uso residencial e comercial no Brasil, a marca Europa comemora o crescimento obtido em 2008, que chegou a 16% e atingiu o objetivo fixado em 2007 pela direção da empresa. O resultado é superior a média do setor, que ficou em torno de 10% segundo estimativas dos próprios fabricantes.
A crise financeira que assolou o mundo a partir do mês de outubro do ano passado não teve reflexos significativos para a marca, que inclusive viu aumentar em cerca de 20% os pedidos realizados no período, com o lançamento da linha de purificadores Noblesse Flex. O diferencial do produto é a vantagem de disponibilizar água natural e gelada e, no caso da interrupção da energia elétrica, ainda fornecer a água gelada que estiver no reservatório e prosseguir com o fornecimento de água natural, sem interromper o funcionamento do equipamento.
A linha Noblesse Flex chegou ao mercado com preço sugerido a partir de R$ 898,00 (oitocentos e noventa e oito reais), que representa redução de 25% sobre o valor real do produto. “A resposta dos clientes foi imediata, com aceitação acima do esperado. Um grande sucesso”, explica Dácio Múcio de Souza, Diretor-Presidente do Grupo Europa, que atualmente fabrica 30 modelos de purificadores em diferentes configurações para atender aos mais diversos padrões de consumidor, necessidades de instalação, design e disponibilidade de orçamento.
Todos os purificadores Europa são fabricados com processo de fabricação certificado com a ISO 9001:2000, e possuem o Selo Inmetro que certifica a qualidade do tratamento da água segundo as normas de qualidade vigentes no País, inclusive obtendo classificação máxima – C1 – em retenção de cloro residual, atingindo índice a partir de 94% nos testes realizados pelos laboratórios homologados para a certificação.
Em 2008, a empresa também lançou a linha Noblesse 100% acessível, incorporando a leitura em braile aos purificadores e outras adequações para facilitar o acesso aos portadores de deficiência visual e física, focando principalmente o mercado corporativo, onde o Europa também atua de forma destacada e pioneira, desde outubro de 2001.
Entre os fatores que contribuíram para o crescimento, além da modernização e lançamento de produtos, está também o processo de ampliação da rede de Distribuidores Autorizados Europa. Apenas em 2008, foram nomeados 26 novos distribuidores, e atualmente a força de vendas Europa abrange 385 escritórios, 176 lojas e 230 quiosques exclusivos em todo o Brasil, movimentando mais de 4.500 consultores. Em breve, a empresa deverá chegar aos 5 milhões de produtos comercializados no Brasil por ocasião dos 25 anos da marca Europaque serão celebrados em 14 de março.
Para 2009, em sintonia com a movimentação mundial, o Europa adota uma projeção de crescimento mais conservadora, em torno de 10%, o que já ultrapassa em muito a previsão de aumento do PIB brasileiro no período, que deve ficar entre 3 e 4%. Vale lembrar que os prognósticos para a marca são favoráveis: o Europa nasceu e cresceu nos anos 80, na chamada “Década Perdida”, marcada por uma sucessão de planos econômicos e inflação galopante. Em meio aos percalços vividos pelo país, jamais registrou balanço negativo. “Estamos sempre otimistas e esperamos ser surpreendidos de forma positiva este ano”, diz Dácio Múcio de Souza.
Purificadores de Água Europa Grande SP: (11) 3017-8400 Demais localidades: 0800-131413 www.europa.com.br |