Publicidade

Novo Centro Tecnológico Reforça História Da Mahle

Através do novo complexo, o Grupo Mahle oferece atividades completas de pesquisa e desenvolvimento, assim como departamentos de engenharia e vendas para a América do Sul, aliadas ao desenvolvimento sustentável


Através do novo complexo, o Grupo Mahle oferece atividades completas de pesquisa e desenvolvimento, assim como departamentos de engenharia e vendas para a América do Sul, aliadas ao desenvolvimento sustentável

por Tiago Dias

Novo Centro Tecnológico Reforça História Da Mahle

O grupo alemão Mahle inaugurou no final de junho um avançado Centro Tecnológico em Jundiaí, interior de São Paulo. O complexo para pesquisa e desenvolvimento abriga laboratórios e bancos de provas para ensaios de motores, numa área construída de 16.800 m2, onde mais de 260 técnicos já estão trabalhando em toda a gama de produtos do grupo. Os sofisticados laboratórios atendem também a Divisão de Filtros – amparada tecnologicamente para os mais diversos testes e análises.
A estrutura do Centro está completamente integrada numa reserva florestal ocupando 25.000 m2 de uma área de 125.000 m2 - utilizando apenas 10% da área total situada em área de proteção ambiental da Serra do Japi, onde milhares de espécies nativas foram plantadas para preservação, como exemplo de integração ambiental sustentável, e devidamente batizadas. Assim como as próprias ruas do complexo, que são conhecidas por nomes de animais.
O edifício, constituído em vários anéis ao invés de andares, se adapta harmoniosamente com a topografia adjacente. Assim, todas as instalações de laboratório são localizadas em pavimentos térreos. O espelho d’água, na parte superior do Centro, mantém o clima interno sempre fresco e agradável, sem precisar plugar o ar condicionado na tomada. O cuidado com a água também aparece com uma Estação de Tratamento, acoplada à planta.
Isto prova que a Mahle não só conseguiu projetar uma construção moderna, com tudo que há de mais eficiente para suas bancadas, como aliou tudo isso a um desenvolvimento sustentável, onde o meio ambiente tem o mesmo valor do que toda a tecnologia utilizada nos laboratórios.

Novo Centro Tecnológico Reforça História Da Mahle

Novo Centro Tecnológico Reforça História Da MahleEm 1978, a Metal Leve iniciou as operações de um Centro Tecnológico em Santo Amaro, nas proximidades de São Paulo, onde se dedicou inicialmente à tecnologia de pistões e bronzinas. Com o passar dos anos, ainda mais atividades foram adicionadas: filtros, produtos de trem de válvulas, além dos serviços de desenvolvimento da empresa; e novas fábricas instaladas, em Mogi Guaçu, Indaiatuba, São Bernardo do Campo, Itajubá e Queimados; além do Centro de Distribuição em Limeira, para atender o mercado de reposição nacional e no exterior. Grande parte de sua produção é fornecida a diversas montadoras, brasileiras e estrangeiras.
Segundo assessoria da empresa, as vendas somaram mais de 7,5 bilhões de Dólares em 2007. A receita líquida de vendas do primeiro trimestre de 2008 foi de R$ 355,9 milhões na controladora e de R$ 123,8 milhões no consolidado, o que representa um crescimento de 3,1% e 10,3%, respectivamente, comparado ao mesmo período do ano passado.
Como a capacidade instalada existente não era mais suficiente, surgiu a necessidade de construir o Centro Tecnológico completamente novo, estabelecido onde estivessem integradas as aplicações existentes, bem como as novas atividades. E é através do novo complexo que o Grupo MAHLE oferece atividades completas de pesquisa e desenvolvimento, assim como departamentos de engenharia e vendas para a América do Sul. Os clientes são fabricantes de veículos e motores, nacionais e internacionais.
Aproximadamente 260 colaboradores trabalham no Centro Tecnológico, engenheiros, pesquisadores e técnicos qualificados.

Conceitos
Desafios tecnológicos, inovações, soluções integradas e confidenciabilidade são alguns dos conceitos levados à prática dentro do novo CT.
Inovação: A área de Inovação tem como objetivo alcançar ótimos resultados através de ferramentas que administram o conhecimento e a geração de idéias. O Canal do Conhecimento, que integra a Mahle globalmente, promove o acesso às informações e ajuda a transformar idéias em produtos.
Mahle Powertrain e Desafios Tecnológicos: No CT de Jundiaí, a Mahle Powertrain integra recursos diversificados de alta tecnologia, oferecendo serviços e soluções sistêmicas.
É através do complexo que se busca reduzir o atrito, a durabilidade e o impacto ambiental (através da utilização de novos materiais). Aliando-se maior eficiência do motor com baixo atrito do conjunto do pistão, reduz-se o consumo de combustível e as emissões de gás carbônico, monóxido de carbono e de hidrocarbonetos.
Desenvolvimento Virtual: É a evolução da empresa para a simulação numérica, com a integração de várias ferramentas de computação.
Assim, a Mahle desenvolve motores virtualmente, com a experiência de componentes de motores, garantindo sua produção em série.

História
Em 1950, Dr. Ernst Mahle se estabeleceu no Brasil onde se tornou sócio fundador, juntamente com as Famílias Mindlin, Gleich, Lafer e Klabin, da Metal Leve – primeiro fabricante nacional de pistões.
Após adquirir o controle acionário da CIMA Componentes Automotivos – o que depois virou a CIMA Mahle -, inaugurou a fábrica de pistões em Mogi Guaçu, em 1981.
Em 96, o Grupo adquiriu o controle acionário da Metal Leve S.A. e, no ano seguinte, a Cofap – Companhia Fabricadora de Peças, junto com a Magneti Marelli. Em 98, estabeleceu uma joint-venture para produtos sinterizados com a empresa Miba, da Áustria. Por volta da mesma época, inaugurou em Limeira o Centro de Distribuição para o mercado de reposição da América Latina. Entre outras aquisições e joint-ventures, a empresa inaugurou a fábrica de filtros, também em Mogi Guaçu, em 2001.
Durante toda essa história alguns fatos marcaram o Grupo, principalmente quando o assunto era filtração. Em 1993, a Mahle fabricou seu módulo de filtrção de óleo com insertos e cobertura plástica, para logo após investir no primeiro módulo de filtragem de óleo multifuncional com carcaça plástica para motores diesel de carros de passeio. Já em 2005, foi a vez do primeiro módulo de filtração de óleo com carcaça plástica e tubo de filtração.

Novo Centro Tecnológico Reforça História Da Mahle

Engenharia Robusta: Ferramentas de qualidade aplicadas ao desenvolvimento asseguram a robustez do processo. Processos simultâneos de desenvolvimento e o uso de softwares de análise de resultados diminuem o "time to market".
Responsabilidade Social e Ambiental: A iluminação é natural, com paredes de vidro e clarabóias. Espelhos de água no teto reduzem a energia necessária para a climatização dos ambientes. Aliás, toda a água do Centro é reciclada. Na parte Social, há o projeto Escola FORMARE, onde jovens de famílias de baixa renda têm sua primeira oportunidade profissional, inclusive com aulas de educação ambiental ministradas por voluntários da Mahle.
"Este novo Centro Tecnológico nos dá a possibilidade de incrementar a gama de serviços à crescente indústria automobilística na América do Sul", declara o Prof. Dr. Heinz K. Junker, Presidente Mundial do Grupo MAHLE, que participou da inauguração.
"Acima de tudo, podemos oferecer um máximo de confidencialidade aos projetos dos clientes devido a excelência dos mecanismos de controle de acesso e sistemas de segurança." Na apresentação, Junker aproveitou e contou um pouco sobre a trajetória do Grupo Mahle por terras brasileiras (veja box). Novo Centro Tecnológico Reforça História Da Mahle

Mahle Metal Leve S.A.
www.mahle.com.br
Tel/Fax: 11 4589-0400

Publicidade