Filtro Casca De Nozes - Solução Para Remoção De Óleos Da Água
Por Meio Filtrante
Edição Nº 34 - Setembro/Outubro de 2008 - Ano 7
Projeto moderno assegura máxima eficiência e baixo custo operacional
Projeto moderno assegura máxima
eficiência e baixo custo operacional
por Gilberto Albertini, José Francisco Ribeiro e Márcio Mendes C. Garcia
Um dos grandes desafios das empresas na atualidade - a preservação e manutenção do meio ambiente - tem exigido um grande esforço da engenharia, na busca de resultados eficazes e de baixo custo nos processos produtivos. Nesse contexto, um item de grande importância é a qualidade da água, tanto na entrada dos processos, quanto no descarte para o meio ambiente. Com esse objetivo, muitos processos foram desenvolvidos e são largamente utilizados. No entanto, um dos grandes desafios ainda é a separação e remoção dos hidrocarbonetos insolúveis (óleos).
Cumprindo esse objetivo, a filtração utilizando Cascas de Nozes apresenta-se uma ótima solução para remoção dos residuais de óleos existentes após os processos convencionais de filtragem. Podendo também ser utilizado para as mesmas aplicações do filtro de areia, o filtro casca de nozes apresenta grandes vantagens em relação ao primeiro, pois além de remover sólidos em suspensão (material particulado), ele também remove os óleos com grande eficiência.
A Hydromation, divisão do Grupo MANN+HUMMEL, situada na cidade de Indaiatuba, em São Paulo, é a única empresa a fabricar esse equipamento no Brasil.
O que é
O Filtro Casca de Nozes ou Deep Bed Filter (Filtro Cama Profunda) é um sistema de filtração em profundidade, utilizando um vaso de pressão, contendo como meio filtrante uma espessa camada de casca de nozes moídas e com granulometria controlada.
A unidade de filtragem inclui apenas uma bomba,
a qual é utilizada como bomba de alimentação e também como bomba de retrolavagem, reduzindo assim consideravelmente os custos do equipamento. O sistema funciona de forma totalmente automática, sem a necessidade da presença constante de operador.
Objetivo
O sistema de filtragem Hydromation garante dupla eficiência em comparação ao filtro de areia convencional e em relação aos filtros que utilizam misturas de meios filtrantes (casca de pêssego com casca de nozes etc.), pois foi projetado para remover 95% a 98% de sólidos em
suspensão; e 90% a 95% de hidrocarbonetos insolúveis (óleos). As principais aplicações deste
tipo de filtragem são: água de injeção em
campos petrolíferos, águas de processos e descarte de águas industriais.
Vantagens
O Filtro Hydromation é o único que utiliza durante o ciclo de retrolavagem, um dispositivo de atritamento das cascas (patente Hydromation), o qual recondiciona o meio filtrante durante cada retrolavagem, retirando assim, as partículas de sujeira e o óleo aderido nas cascas de nozes.
O ciclo de retrolavagem garante a limpeza das cascas de nozes prevenindo a formação de mau cheiro no meio filtrante. Uma vigorosa agitação durante o ciclo de retrolavagem impede a formação de partículas de lama e de alcatrão dentro do meio filtrante, eliminando assim problemas de comatação e canalização, comuns
dentro dos filtros Deep Bed convencionais.
Além das vantagens apresenta
das, o sistema dispensa a utilização de água limpa, bomba especial
e dedicada, ar comprimido e coagulante químico no processo de
retrolavagem. Como não ocorre perda de meio filtrante, a reposição anual das cascas de nozes é inexpressiva.
Minimizando a manutenção
e o tempo de parada
O moderno projeto assegura
máxima eficiência e baixo custo operacional. Durante o ciclo
de retrolavagem, apenas a água
de processo é utilizada, eliminando assim, os altos custos com utilização de água limpa. O volume de descarga durante a retrolavagem é de no máximo 1,5% do volume total da retrolavagem, comparado com 3 a 4 vezes a quantia utilizada pelos filtros
convencionais. O ciclo de limpeza do meio filtrante representa
apenas 2% a 6% do tempo total do ciclo de operação do filtro, comparado com 2 a 3 vezes para filtros convencionais. O meio filtrante é recondicionado durante cada ciclo de retrolavagem, isso
elimina perda de tempo de limpeza, recarga do vaso do filtro e reduz o tempo do enchimento do meio filtrante. Produtos químicos, como polímeros para adicionar à filtração ou sulfatos, não são necessários durante a maioria das condições operacionais. Isso simplifica a operação e reduz os custos operacionais.
Walter Luiz Polonio, Mestre em Engenharia Industrial, é profissional atuante no mercado sucroalcooleiro há 25 anos. |