Editorial

Até pouco tempo atrás, o que mais se ouvia era que o Brasil estava em franco crescimento, até que a irresponsabilidade e a ganância de alguns transformaram o mercado financeiro mundial numa verdadeira montanha russa.


De volta para o futuro
Até pouco tempo atrás, o que mais se ouvia era que o Brasil estava em franco crescimento, até que a irresponsabilidade e a ganância de alguns transformaram o mercado financeiro mundial numa verdadeira montanha russa. Num dia as bolsas choravam, no outro comemoravam, e assim por diante, principalmente durante o mês de outubro.
E o Brasil, como fica nessa história? E o futuro brilhante reservado a cada um de nós? A verdade é que seria uma grande irresponsabilidade não imaginar que sofreremos os efeitos de tanta agitação, mas devemos – e temos condições plenas – de retomar o caminho do crescimento. O empresário brasileiro é um lutador por natureza; com criatividade, inovação e, principalmente, pensamento positivo, podemos reverter qualquer quadro negativo.
O mercado de filtros continua e sempre continuará sendo um bom negócio. Afinal, é cada vez mais necessário garantir a pureza do ar, da água, dos alimentos e preservar o meio ambiente. É para isso que existe o filtro, presente em praticamente todos os setores da economia.
Para comprovar o que dizemos, trazemos nessa edição os principais fatos sobre o biodiesel, o combustível que ganha cada vez mais espaço e depende muito do emprego de filtros de qualidade; a movimentação em torno da água de reúso, que avança no mercado imobiliário; o início da seção História dos Filtros no Brasil, com a entrevista do consultor Hercules Guilardi; a participação da Hydac na Semana do Ensino Médio e Técnico, na Unicamp; o lançamento do Europa, com a linha Noblesse Flex; o alerta da Abrafipa, mostrando que o próximo ano será decisivo para a certificação de produtos; os filtros de eletroerosão da MANN+HUMMEL; os sistemas filtrantes utilizados na indústria de papel e celulose, e na indústria alimentícia; e uma matéria especial que mostra a necessidade de planejar a sucessão nas empresas familiares.
Enfim, vamos afastar a idéia de crise e lembrar que, em toda a dificuldade, sempre há oportunidades; agarre a sua!

Boas festas, um próspero ano novo e nos vemos em 2009!

Rogéria Sene Cortez Moura


Editorial

Criação e Desenvolvimento
L3ppm - publicidade, propaganda e marketing Ltda.
Crédito foto: Dreamstime





Colaboraram nesta edição:
Colaboraram nesta edição:
Dácio Múcio de Souza, Antonio Carlos Camargo, Marco Antônio Simon, Fabrizio Molina (Europa); Eng. Rinaldo Antonio Santos Estima, Simone Lemes (Açoplast); Eng. André Luis Moura, Valdir Montagnoli, Tatiana Christiano (DBD Filtros); Helmut Zschieschang, Marlene Dorigon, Alex Peixoto, Fábio Frigo, Maira Munhões, (Hydac Tecnologia); Maurício Biral, Douglas Silveira Moraes (Tech Filter); André Melo (Permution); Luiza Machado (Hy-Pro); Jefferson A. Bega (Acqua Máxima Tratamento e Filtração); Jack Malcolm Sickermann (Acquasave/3P Technik); José Orlando Paludetto Silva (Astor); Marcelo Zanini (Biosistemas Ambiental); Elso Vitoratto (Edifícios Valville); Paulo Roberto Belluco (e-business Park); Sibylle Muller (AcquaBrasilis); Alexandre Tambasco (Lorenzetti); José Reis (Hilub); Edison Pontali (Visteon); Hercules Guilardi (HGN); Edson P. Castro (3M/Cuno); Sérgio Gabrielli, Mauro Silva (Petrobras); Max Monte Alverne Maia Neto (UNISANTA); Geraldo Simão (Suzano Papel e Celulose); Pedro Aoki (Bosch Rexroth); Moacyr J. Domingues, Dr. Helio Cavicchio e diretoria (Abrafipa); Cláudio Chaves, Márcio Zago (Hidro Filtros); Eng. Carlos H. Filártiga, Márcia A. Costa (Spirax Sarco); Eng. Edison Ricco Júnior (Apexfil); Aldenir C. Montesso (POLI-FILTRO); Edgard Luiz Cortez (Iteb); Sérgio Monteiro, Edevaldo Bonfim, César Guerreiro (Parker); Cristobal Lopez Guerra (MAHLE Filtroil); Nelson Roberto Cancellara (RECAP); Gilberto Albertini, Márcio Garcia (MANN+HUMMEL); Luiz Fernando Novazzi, Luiz Carlos Bertevello, Maristela Marin, Geraldo Fontana (FEI); Denis Beber Frada (Mast).

Os artigos e matérias não refletem a opinião desta revista, assim como declarações emitidas por entrevistados e através de anúncios, sendo de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e anunciantes.

A reprodução total ou parcial das matérias só é permitida mediante autorização prévia da Revista Meio Filtrante, e desde que citada a fonte.

Publicidade