Todos Os Filtros Atendem Às Aplicações Off-Shore
Por Vicente De Aquino
Edição Nº 40 - Setembro/Outubro de 2009 - Ano 8
Responsável pelo desenvolvimento de aplicações na área de filtração e remoção de areia da joint venture Masterplan/SMS, Paulo Roberto Antunes, uma das maiores autoridades em filtros off-shore do País, fala com conhecimento de causa sobre o assunto.
Responsável pelo desenvolvimento de aplicações na área de filtração e remoção de areia da joint venture Masterplan/SMS, Paulo Roberto Antunes, uma das maiores autoridades em filtros off-shore do País, fala com conhecimento de causa sobre o assunto: "Filtros estão tão presentes em nossa vida que, por vezes, nem nos damos conta deles. Desde a água que chega a nossa casa, o automóvel que nos leva daqui para ali, o ar que sai de nossos aparelhos de ar condicionado, uma infinidade de produtos que utilizamos no dia a dia, tudo, sem exceção, em algum momento utilizou ou utiliza um processo de filtragem para que seja adequado ao nosso consumo. Assim, como em qualquer planta industrial, se me perguntarem quais filtros atendem às aplicações off-shore, com toda certeza eu responderei: todos", diz.
Do início ao fim de uma instalação off-shore, se fizéssemos uma lista de todos os filtros encontrados, citando suas aplicações, criaríamos um compêndio tão extenso que teríamos um grosso volume de especificações: "Só para citar alguns: todo equipamento hidráulico, pneumático, que utilize combustível fluído, toda a captação de ar para instalações de acomodações e salas de instrumentos e painéis elétricos, ar de exaustão etc. Sem falar em toda a água circulante na planta, e da utilização de algum tipo de filtração para atender os requerimentos de uso", explica Paulo Roberto.
Por isso, ele prefere abordar um grupo predominante dentro dessa área: "Vamos falar de alguns sistemas de filtração, entendendo como sistema um conjunto de filtros de mesma tecnologia, ou não, que concorrem para um resultado especifico. O grupo de filtros predominante de que falamos são os chamados filtros cestos, compostos basicamente de uma carcaça e um elemento filtrante em forma de cesto, geralmente metálico, responsáveis pela retenção de partículas grandes, de 4000 a 200 µm, que estão presentes na proteção das bombas de captação de água do mar, no recebimento de água doce vinda das estações de abastecimento, na proteção de trocadores de calor, na exportação de óleo, e em diversos pontos do processo, instalados normalmente nas linhas onde atuam", afirma Paulo.
Segundo o especialista, dentre os sistemas de filtração, alguns têm funções específicas ao longo da planta. Nos sistemas de processo temos:
1 - Tratamento do Gás: Serve para desidratação do gás recebido, com filtros de cartuchos e carvão ativado na unidade de glicol. Ao longo do tratamento o gás sofre processos de filtração para remoção de particulados e partículas líquidas, garantindo sua qualidade na sucção dos compressores;
2 - Tratamento da água produzida e água de injeção:
A água produzida é um resíduo no processo de separação óleo/gás e devido a sua composição e a possibilidade de conter altos teores de sólidos, deve passar por um tratamento adequado visando não afetar o meio ambiente no caso de descarte ou não danificar os componentes da planta de reinjeção, no caso de reinjeção desta água. Neste processo, os filtros desempenham importante papel na proteção dos equipamentos e na qualidade final, podendo ser empregadas diversas tecnologias de filtração, tais como filtros de cartucho, filtros auto-limpantes, filtros de meio filtrante cerâmico etc., que trabalham juntos formando um sistema de filtração importante para resultados finais com requerimentos de retenção de partículas de 5 µm.
Paulo explica que a água de injeção também é captada diretamente do mar e requer tratamentos de adequação e filtração para atender aos requerimentos de injeção, conforme segue:
1 - Remoção da Areia Produzida: A areia que chega à superfície carreada pelo fluxo de óleo, decanta nos separadores de produção e migra para toda planta, danificando os componentes essênciais instalados em seu caminho. Além deste dano por erosão, à medida que o volume de areia cresce no interior dos separadores, afeta o tempo de residência e consequentemente as interfaces de separação, aumentando o teor de óleo na água produzida, dificultando o tratamento. Para eliminar este problema, as plataformas instalam junto aos separadores de produção um sistema de remoção de areia que usa normalmente um filtro separador centrífugo e um vaso acumulador, que é um filtro tipo bolsa. Estes sistemas removem continuamente a areia produzida que decanta nos separadores de produção, sem a necessidade de parada da planta.
2 - Água industrial: Nos sistemas de utilidades, a água doce é utilizada para o abastecimento dos consumidores industriais (sistemas de resfriamento, aquecimento, acomodações, escritórios e outros). A água é suprida de duas formas: por fonte externa, recebida pelas estações de recebimento; e/ou pela captação de água do mar que é dessalinizada e tratada para o consumo. Neste contexto, os sistemas de filtração estão presentes desde a pré-filtração que envolve filtros de mídia cerâmica, filtros de carvão e filtros de cartuchos, até a estação de filtração por membranas
(osmose reversa).
A SMS Consultoria e Projetos foi criada em 2000 com a missão de integrar-se à equipe técnica de seus clientes visando identificar, avaliar e desenvolver, em conjunto, soluções para os problemas de engenharia, equipamentos e serviços, voltada para as áreas de filtração, separação, remoção de areia e tratamento de fluidos para indústria de óleo, gás e energia, on-shore e off-shore.
Participou do desenvolvimento conjunto com a Engenharia da Petrobras, Masterplan, DBD Filtros e
Qualifilter, do primeiro sistema de remoção de areia que trabalha em paralelo com os separadores de produção e remove continuamente a areia produzida, sem a necessidade de parada da produção.
Com a finalidade de atender seus clientes, oferece soluções completas de Engenharia, abrangendo todas as fases, Projeto Conceitual, Projeto Básico e
Projeto Executivo (Detalhamento), a Masterplan e a SMS somaram seus conhecimentos, sob a forma de joint venture, com uma perfeita integração de suas equipes e as equipes técnicas de seus clientes, para buscar os melhores resultados para cada requerimento.