Oportunidades Em Época De Crise

É hora de arregaçar as mangas e trabalhar (ainda) mais


Oportunidades Em  Época De CriseComo dizem no jargão do futebol, nessa altura do campeonato, é hora de fazer a diferença. Provavelmente, você já viu muitos "especialistas" dizerem a seguinte frase, que tem sido repetida à exaustão: crise significa oportunidade. E acredite: é a mais pura verdade.
O que tem acontecido é que alguns setores foram afetados pela crise, outros não. As agências de propaganda têm intensificado anúncios próprios nas principais revistas e jornais do País, uma vez que, culturalmente, o brasileiro normalmente corta a comunicação em momentos de instabilidade econômica, quando deveria fazer o contrário, pois é justamente assim, "mostrando a cara", que surgem novas oportunidades de mercado, estando no lugar certo na hora certa.
Como exemplo, lembre-se do Wal-Mart. Entre as redes varejistas norte-americanas, enquanto muitas têm prejuízo, o Wal-Mart registra crescimento graças a uma campanha de anúncios que conclama os consumidores a economizar mais – obviamente, comprando nas lojas da rede, o que tem demonstrado ser uma estratégia de sucesso.
Seguem algumas dicas de como lidar com a crise, em diversos cenários:


Não importa o tamanho da empresa, se você está empregado, está na hora de reavaliar sua postura. Se há algum tempo você valorizava demais os pontos negativos - coisa que toda organização possui - está na hora de mudar seus conceitos. Afinal de contas, a empresa contribui para o seu sustento e provavelmente de toda a sua família, em contrapartida conta com o seu desempenho para crescer. Uma troca justa, não?   
Ponha sua criatividade para trabalhar, encare a empresa como se fosse sua, trabalhe em equipe... faça sua parte! Dessa forma, você aumenta suas chances de continuar empregado e contribui para o progresso da empresa. Com o cenário mais favorável, também aumentam suas chances de obter melhores condições de trabalho.
Agora, se você está num setor que não foi afetado pela crise, melhor ainda! É possível que sua empresa esteja até ampliando o quadro de colaboradores para preencher novos postos de trabalho – quem sabe não é sua oportunidade para obter uma promoção? Se você se julga capaz, candidate-se! Há muitas empresas que valorizam posturas proativas e pessoas que assumem - e cumprem - responsabilidades.


Se essa é a sua condição, você tem algumas alternativas: buscar emprego na mesma função e no mesmo setor; buscar emprego na mesma função e em outro setor; mudar radicalmente de área, colocando em prática habilidades inatas ou mesmo adormecidas – se você fala e se expressa bem, que tal buscar emprego na área e se aprimorar em vendas, afinal as empresas sempre precisam de bons profissionais para fazer o negócio girar; e, finalmente, pode ser a oportunidade de você abrir o seu próprio negócio! Loucura? Talvez não.
Há muitas entidades que apóiam a abertura de novos negócios. O essencial é estabelecer um plano de negócios consistente, para minimizar as chances de transformar esse sonho em pesadelo. Informe-se sobre o mercado potencial, avalie a necessidade de capital, analise a concorrência, busque um diferencial de mercado – o brasileiro é criativo por natureza, muitos negócios começam dessa forma. Procure uma entidade como o Sebrae, capacite-se para ser empresário. Hoje, há muitas atividades que você pode começar em casa, até que o retorno financeiro propicie vôos mais altos. Coragem, você pode chegar lá.


A pior coisa a fazer nesse momento, é se esconder. Anuncie seus produtos e serviços, invista num portal de qualidade na internet – o investimento é bem acessível. Apareça e amplie suas chances de captar novos clientes.
Se você tem empregados, faça com que participem do destino da empresa. Deixe claro os objetivos, faça com que saibam quais as metas a alcançar. Cada colaborador deve atuar como um vendedor em potencial, buscando novas oportunidades para a organização. Divida as responsabilidades, faça cobranças da maneira correta, sem injustiças ou metas inalcançáveis. Todos têm que remar para o mesmo lado, trabalhe a auto-estima dos colaboradores e o espírito de equipe.
Por tudo isso, comemore com eles as novas conquistas! Faça-os saber do resultado da dedicação demonstrada. E essa é a palavra da moda: resultado! Não a perca de vista e mantenha controle apurado sobre os recursos da empresa, elimine desperdícios, evite endividamentos.
Renegocie contratos com fornecedores, busque novas parcerias – talvez seja a hora de estabelecer acordos com outras empresas para a captação de clientes, firmar parcerias do tipo ganha-ganha, mesmo com empresas e empresários que não tenham relação direta com o seu ramo de atividade, mas que podem auxiliar na divulgação dos seus produtos e serviços. 


Tirando a palavra trabalho, a realidade é que não existe uma fórmula mágica para vencer a crise. Tudo o que foi apresentado nessa matéria constitui sugestões para que você tenha sucesso, cabe a cada um aproveitar o que julgar positivo e adequado para a situação.
Redobre a sua atenção, adicione otimismo, oportunismo, prudência, planejamento e coragem: acredite no seu potencial. A oportunidade pode estar ao seu lado.
É como disse o famoso empresário do cinema, Samuel Goldwyn: "Ninguém que se entusiasme com seu trabalho, tem algo a temer na vida." Sucesso!
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