Mercado
Por Meio Filtrante
Edição Nº 38 - Maio/Junho de 2009 - Ano 8
Confira as novidades do mercado industrial
A The Dow Chemical Company anuncia a finalização da aquisição da Rohm and Haas. A aquisição é um passo importantíssimo na estratégia da Dow de expandir seu portfólio de produtos de performance e especialidades, a fim de alcançar um crescimento mais uniforme nos lucros. A combinação das tecnologias líderes de ambas as empresas, o amplo alcance geográfico e os sólidos canais de mercado irão gerar um portfólio diversificado de negócios de US$ 14 bilhões, que será chamado de divisão de Materiais Avançados da Dow. A divisão tem como objetivo alcançar US$ 3 bilhões em oportunidades de crescimento de valor adicional, além de US$ 1, 3 bilhão em sinergias de custo.
"A conclusão dessa transação faz com que a Dow esteja fortemente posicionada para o futuro ao transformar nosso portfólio de negócios", destacou Andrew N. Liveris, presidente do conselho e CEO da Dow. "Hoje é um dia marcante para todos os stakeholders da Dow, no qual assumimos o compromisso de cumprir um plano claro e mensurável voltado a atender às necessidades de nossos investidores, funcionários, clientes e fornecedores, mesmo no ambiente macroeconômico e desafiador que estamos enfrentando atualmente. Nossa primeira tarefa crítica é assegurar uma integração tranquila da Rohm and Haas, capaz de maximizar as sinergias e oportunidades oferecidas por essa transação".
A Rohm and Haas é o elemento chave na nova divisão de Materiais Avançados da Dow. Pierre Brondeau foi nomeado presidente e CEO da divisão, que inclui: Revestimentos, Construção, Materiais de Especialidades, Adesivos e Polímeros Funcionais e Materiais Eletrônicos.
A expectativa é de que a criação da nova divisão de Materiais Avançados da Dow atinja os seguintes fatores:
- Ofereça sinergias significativas de custo e receitas: com base no trabalho que vem sendo desenvolvido desde julho de 2008; a Dow elevou suas estimativas de sinergia de custo anual para US$ 1,3 bilhão, aproveitando as economias de custo adicionais esperadas nas áreas de compras e serviços de negócios centralizados combinados;
- Aproveite os pontos fortes da Rohm and Haas e impulsione o crescimento da "nova Dow": a divisão de Materiais Avançados da Dow contará com um alcance geográfico mais incisivo, mais canais de comercialização e tecnologias complementares. Adicionalmente, a "nova Dow" terá um dos maiores programas de pesquisa e desenvolvimento do setor químico;
- Capacitar a transformação da Dow em uma empresa de lucros crescentes: ao expandir seus negócios de químicos de especialidade e materiais avançados, a Dow aumentou seu portfólio com maior crescimento e maiores margens. A divisão de Materiais Avançados está fortemente posicionada nos mercados mais flexíveis e em negócios prontos para se expandir na retomada da economia, entre os quais, revestimentos, adesivos e eletrônicos.
A Dow concordou que os Haas Family Trusts pudessem realizar um investimento adicional de US$ 500 milhões no capital da companhia. A decisão é compatível com o plano da Dow cujo objetivo é cancelar o empréstimo ponte para o financiamento da transação da Rohm and Haas até o final de 2009. Essa medida será realizada por meio da venda de ativos, emissão de capital e dívida e também pela redução previamente anunciada nos dividendos da Dow para preservação de caixa.
Em 23 de janeiro de 2009, a Dow chegou a um acordo com a Comissão Federal de Comércio (FTC) norte-americana que permitiu a conclusão da aquisição, desde que certas ações, voltadas à possíveis efeitos anticoncorrenciais, fossem implementadas no prazo de 240 dias a partir da conclusão da negociação. Mais especificamente, segundo os termos desse acordo, a Dow terá de vender os seguintes negócios:
Fábrica de ácido acrílico e ésteres em Clear Lake, no Texas, e os negócios relacionados de ácido acrílico glacial, acrilato de butila e acrilato de etila nas Américas do Norte, Central e do Sul;
Negócios de látex de especialidades de Sistemas de Emulsão UCAR na América do Norte;
Negócios de pigmentos plásticos promotores de opacidade na América do Norte (também conhecido como negócios de pigmentos plásticos opacificantes).
O acordo também inclui uma Ordem para Hold Separate ("Aguardar em Separado"), que exige que a Dow mantenha a competitividade de seus negócios até que eles sejam vendidos e para assegurar que informações confidenciais não sejam passadas entre esses negócios e outros negócios da Dow.
A Dow já deu início aos procedimentos para atender à decisão da FTC e está buscando ativamente compradores para os negócios impactados. O processo de aquisição já havia recebido a liberação regulatória da Comissão Européia em 08 de janeiro de 2009.
As ações ordinárias da Rohm and Haas deixam de ser negociadas em Bolsa.
Na contramão do mercado, ainda receoso com os rumos da economia e mais propenso a suspender investimentos neste ano, há empresas que preferem continuar apostando na melhoria de seus equipamentos e estudar a possibilidade de lançamentos para o setor de tratamento de água e efluentes.
É o caso da WasserLink, empresa paulistana voltada a tecnologias para o meio ambiente, que atua há 13 anos tanto na área de projetos de estações de tratamento de água e efluentes quanto na fabricação de equipamentos. "A empresa duplicou o faturamento nos últimos dois anos justamente porque investiu em inovação tecnológica", garante Antonio Celso Rossini, diretor técnico da WasserLink.
Um dos produtos responsáveis pelo bom resultado é o modelo Wasser Track de removedor de lodo do tipo submerso, que faz parte de um conjunto de ações oferecidas pela empresa como alternativa de melhoria operacional e aumento da capacidade em ETAs. Segundo Rossini, trata-se de uma solução "exclusiva no mercado brasileiro". Empresas como Sabesp e Cosamp já adquiriram o equipamento.
O Wasser Track funciona por aspiração, com sifões coletores dispostos horizontalmente próximos ao fundo do tanque, movimentando-se num percurso de vai e vem contínuo, apoiado em guias tubulares. A capacidade de retirada de lodo atinge aproximadamente
60 L/min por metro de largura do decantador. Seu sistema de acionamento é composto de motor e redutor de velocidade e de um painel elétrico que abriga um CLP, o qual faz ajustes de vazão e concentração do lodo durante sua remoção. "Isso evita o desperdício de água", afirma.
Também se mostra promissora, para aplicação em ETAS e ETEs, segundo Rossini, a linha de misturadores estáticos Inline. Introduzido no mercado há dois anos, o equipamento foi desenvolvido para ser instalado diretamente em tubulações de 20 a 1800 mm, contribuindo com a mistura e homogenização de floculantes e cloro em ETAs, por exemplo - aditivos podem ser introduzidos na corrente do fluxo através de conexões rosqueadas ou flangeadas do misturador.
Por dispensar a instalação de tanques e de agitadores mecânicos, o consumo de energia é reduzido em torno de 90%. "A própria corrente do fluxo fornece energia necessária à mistura", diz. Sem partes móveis, o Inline é produzido com aço inox, fiberglass e PVC, nos tamanhos de 19 a 750 mm.
Outro produto com potencial de mercado, na avaliação do diretor da WasserLink, são os modelos TC de estação compacta para tratamento de chorume, disponíveis com vazões de até 300 m3/dia. Totalmente automatizadas, as estações são formadas por etapas distintas (tanque de equalização, tratamento físico-químico por batelada e biológico), o que facilita a remoção de metais pesados, carga orgânica e nitrogênio do chorume, tornando-o adequado para lançamento em corpo receptor. A WasserLink implantou duas estações do tipo TC, uma na cidade de Itaquá, SP, com vazão de 300 m3/dia, e outra em Vila Velha, ES, com capacidade de 200 m3/dia.
A micronAir, marca da Freudenberg Nãotecidos e maior fornecedora de filtros de cabine no
Brasil, lança filtros flexíveis na maior feira de autopeças, equipamentos e serviços da América Latina.
A Freudenberg Nãotecidos, empresa multinacional de origem alemã ligada ao Grupo Freudenberg,
anuncia o lançamento de filtros flexíveis da
micronAir, marca de filtros de cabine para ar condicionado automotivo, na Automec 2009, a 9ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços. O evento, além de ser importante gerador de negócios, é conhecido na indústria como o maior mostruário dos mais recentes avanços tecnológicos e novos serviços da América Latina, sendo excelente vitrine para as novidades do mercado automotivo.
A micronAir, marca de filtros anti-pólen, também conhecidos como filtros de cabine, da Freudenberg Nãotecidos, é fornecedora exclusiva de todas as montadoras em operação no País. "Os filtros flexíveis são uma inovação da Freudenberg Nãotecidos, já que têm as laterais flexíveis para facilitar a aplicação no ar condicionado automotivo. Somos os únicos fornecedores desta tecnologia e procuramos inovar sempre para melhor atender nossos clientes", destaca Enrique Schwarck, diretor da empresa.
Além dos produtos da linha micronAir, o executivo informa a exposição de filtros da marca Viledon para instalações industriais em geral e cabines de pinturas, também da Freudenberg Nãotecidos.
"A Automec é uma ótima oportunidade para apresentar nossos produtos para potenciais clientes nacionais e da América Latina", complementa Schwarck.