Visão Empresarial
Por Meio Filtrante
Edição Nº 33 - Julho/Agosto de 2008 - Ano 7
Propaganda influencia na sua empresa?
Propaganda influencia na sua empresa?
por Loiana Cortez Moura
Há quem diga que a propaganda surgiu na Idade Média. Mesmo não possuindo este nome, os próprios historiadores acreditam que foi nesta época o surgimento do grande meio influenciador desta ação planejada e racional, desenvolvida através de mensagens faladas ou escritas utilizando veículos normais de comunicação.
Naquela época, a “propaganda” tinha como principal objetivo trazer benefícios para os comerciantes e funcionava basicamente assim: através do escambo, os comerciantes trocavam seus alimentos e utensílios para benefício próprio ou para seus familiares e consumidores. Basicamente era desta maneira, já que naquele tempo a moeda (dinheiro) ainda não existia, e foi através do escambo que surgiram os primeiros indícios de propaganda, já que todos os comerciantes queriam trocar alimentos e utensílios, e aquele que possuísse o melhor alimento e o melhor material teria mais benefícios na hora da troca, por ser mais disputado. Com isso, os comerciantes se vangloriavam fazendo propaganda de seus próprios produtos, aquele que tivesse o melhor merchandising (termo utilizado hoje em dia para a exposição de produtos ou ações que tragam benefícios para a marca), ou seja, a melhor propaganda e campanha de si mesmo, sairia com a melhor troca. E através desta disputa, que evoluiu com o decorrer do tempo, as empresas buscam inovar e surpreender o consumidor.
O porquê de propaganda?
A técnica da propaganda é criar opinião pública favorável a um determinado serviço, este sendo produto, marca ou idéias. É um objetivo principal a longo prazo, visto que precisa de aceitação dos públicos-alvo, é que todas e demais atividades de negócio com o intuito de incrementar os lucros de uma empresa, num potencial maior do que poderia ser atingido por ela, utilizam a propaganda. Quando um produto é lançado no mercado, as ações de comunicação já são colocadas no planejamento estratégico visto que qualquer empresa que lance algo novo espera que sua idéia seja vendável e atinja o maior público possível.
Atualmente, a propaganda virou alvo de curiosos e consumistas que sempre esperam sair novidades, virou também competição entre agências de propaganda que buscam inovar sempre com idéias extraordinárias e inovadoras.
O porquê de usar propaganda na sua empresa?
Muitas empresas que são antigas e que já atingiram
alta participação em mercados de crescimento lento são tipicamente vacas leiteiras, segundo análise de SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunitie, Threats), que mensura as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa. Com esta análise, o produto ou serviço denominado de vaca leiteira é aquele que proporciona fortes fluxos de caixa para uma organização e que pagam as contas dos demais serviços em que há perda de dinheiro. Porém, por determinados produtos estarem com alto índice de aprovação, muitas empresas esquecem de dar assistência na comunicação, causando assim uma futura queda por exemplo, visto que uma marca, produto ou serviço que não é lembrada, é esquecida. Com isso, muitas empresas que têm um excelente produto ou serviço acham que, por estar em ótimas condições no mercado, não necessitam mais de nenhuma ação, ou seja, não dão mais assistência fazendo com que assim novas marcas, serviços e produtos entrem em destaque, gerando novos concorrentes que aproveitam dessas falhas para se promoverem cada vez mais. Através destas falhas, e os concorrentes se promovendo, a empresa recorre novamente a uma agência de propaganda para reestruturar e reformular a sua marca para não perder mercado. Porém, se a empresa não tomar as devidas precauções, acaba perdendo credibilidade perante os consumidores.
A propaganda está hoje em dia em qualquer lugar, qualquer um faz propaganda, porém propaganda eficiente mesmo, que mexa com a imaginação e tenha duplas interpretações, é para poucos, para aqueles que realmente entendem, que ousam e sabem
desenvolver campanhas através de brainstorm (reunião que estimula a produção de idéias livremente e objetiva atingir resultados por meio de discussões. É dividida em duas etapas – criativa e avaliativa). O mais importante de tudo isso é sempre estar atento
a novas idéias, saber atender o que o mercado pede
no momento, não cair no modismo e sempre surpreender com aquilo que nunca ninguém pensou.
Loiana Cortez Moura, 20 anos, estudante de Comunicação Mercadológica na Universidade Metodista - SP, com 2 anos de experiência em criação publicitária pela AGCEM (Agência de Comunicação e Marketing da Metodista). Participou da ONG CISV (Children‘s International Summer Village), visitando países como EUA, Alemanha,
Suécia e Dinamarca. Tem como
hobby viajar, aprender sobre novas culturas e tendências na comunicação. Atua na L3ppm –
Publicidade, Propaganda e Marketing – desde 2006. |