Uma Trajetória De Sucesso
Por João B. Moura
Edição Nº 38 - Maio/Junho de 2009 - Ano 8
Empresário relembra início de carreira e mostra como a experiência no segmento de filtração pode ser fundamental para desenvolver uma empresa
Fundada no final da década de 80, a Asstefil Sistemas de Filtragem teve sua história no segmento de filtração marcada por uma longa trajetória, possível dadas às inúmeras experiências de Nelson Isao Watanabe, que em 1989 se desligou das atividades exercidas como funcionário de empresas de filtração para se tornar diretor de sua própria companhia.
Watanabe iniciou sua carreira como vendedor autônomo de embalagens cartográficas, no ano de 1972, mas não tardou a ingressar no setor de filtração pela porta da frente. No mesmo ano, o profissional atuou como representante de vendas de filtros automotivos e industriais na renomada Met Por Engenharia de Filtração – a empresa fundada em 1959 e sediada na Argentina, tinha acabado de inaugurar uma fábrica no Brasil, no início da década de 1970.
Após três anos de atuação, Watanabe teve sua experiência consolidada com a compra da Met Por pela AMF do Brasil S/A Máquinas Automáticas, no ano de 1975. Neste período, o mercado clamava por uma oferta maior de produtos e a AMF, encontrando a oportunidade perfeita de expandir seus negócios, rapidamente coordenou a ampliação da fábrica, passando a produzir também filtros residenciais e industriais. "Fui efetivado na AMF e passei a integrar a equipe de vendas até o ano de 1980", conta.
Foi a partir da década de 80, no entanto, que Watanabe se preparou para dar um salto em sua carreira. Em 1981, com as modificações nas equipes de vendas decorrentes do repasse de produtos aos distribuidores, o até então representante de vendas foi convidado para trabalhar na equipe da Filtração Ind. e Com. de Filtros Ltda, localizada no Cambuci, em São Paulo. "Nosso contato foi facilitado, pois os proprietários da empresa, Rubens Hernandes e Renato Hernandes, eram ex-gerentes de vendas da AMF."
A ascensão profissional, entretanto, não parou por aí. Já em 1984, uma nova resolução na política de vendas e distribuição de produtos da CUNO abriu as portas para a contratação de mais profissionais especializados no segmento. "Com isso, fui chamado para integrar o quadro de vendas diretas da empresa, a princípio sob o convite do Paulo Barros, gerente de vendas da AMF do Brasil, no período sob gerência de Paul Gaston."
A experiência na área de marketing, no entanto, só viria dois anos mais tarde, em 1986, com a aquisição da CUNO pela Commercial Intertech. Foi neste período que Watanabe iniciou vôos mais altos, que mais tarde resultariam em uma carreira solo, com a criação de sua própria consultoria de filtragem, a Asstefil - destinada ao atendimento de empresas de engenharia e montadoras.
Otimismo à parte - comum em aberturas de empresa - o período não se mostrou tão favorável aos negócios como o esperado, já que nesta época o Plano Collor balançou o mercado em função da abertura de capital para produtos importados. "Tivemos dificuldades, pois a maioria das montadoras optaram por plantas prontas adquiridas no exterior, deixando de comprar do mercado nacional", relembra o presidente da Asstefil.
A fase foi ainda mais agravada com o fechamento de empresas de peso, como a Enco Zolkzack, Aletron, Flata, Nordon, Ultratec e Setal, e forçaram a Asstefil a tomar um novo rumo, tornando-se revendedor dos produtos Aqualar e CUNO Industrial. Tal atitude, necessária para a sobrevivência da Asstefil no mercado em meio à crise da época, fez com que focos de tensões entre a CUNO e seus distribuidores se dissipassem com o passar dos anos, obrigando um novo redirecionamento de negócios por parte da Asstefil. "Em 1998 passamos a trabalhar com a linha de produtos voltada ao tratamento de água, bem como com a comercialização de equipamentos como desferrizadores, abrandadores, desminerizadores, desinfecção e filtragem." A fase, mais propícia aos negócios, possibilitou a ampliação de conhecimentos na área técnica junto aos fornecedores nacionais e internacionais da companhia. A partir disso uma nova filosofia foi implantada, a de parceria com fabricantes e fornecedores de meios filtrantes.
Atualmente a ASSTEFIL além de comercializar equipamentos para tratamento de água e filtragem de produtos para processos industriais, desenvolve projetos especiais a partir das necessidades de seus clientes, como exemplo o projeto para produção, distribuição, desinfecção e armazenagem de água desmineralizada com baixa condutividade utilizada pela empresa SIN - Sistema de Implante Nacional, referência no mercado de implantodontia brasileiro. "Nesta empresa desenvolvemos o projeto hidráulico e elétrico do sistema, a montagem de todo o circuito de recirculação da água desmineralizada e, é claro, o fornecimento de todos os equipamentos envolvidos: a parte de filtração primária, o equipamento de osmose reversa, o tanque de armazenagem com controle automático de nível, o sistema de filtração de segurança e o sistema de desinfecção por raios ultravioleta. Todos confeccionados em aço inox 316L com polimento sanitário.", conta Fábio de Oliveira Pinto, responsável de projetos da ASSTEFIL, a 16 anos na empresa. "Hoje posso afirmar que o sucesso de um negócio depende do volume de estoque para pronta entrega, bem como da competitividade de mercado, alcançada com a venda de produtos qualificados com preços satisfatórios aos clientes", encerra Sr Watanabe.
Watanabe iniciou sua carreira como vendedor autônomo de embalagens cartográficas, no ano de 1972, mas não tardou a ingressar no setor de filtração pela porta da frente. No mesmo ano, o profissional atuou como representante de vendas de filtros automotivos e industriais na renomada Met Por Engenharia de Filtração – a empresa fundada em 1959 e sediada na Argentina, tinha acabado de inaugurar uma fábrica no Brasil, no início da década de 1970.
Após três anos de atuação, Watanabe teve sua experiência consolidada com a compra da Met Por pela AMF do Brasil S/A Máquinas Automáticas, no ano de 1975. Neste período, o mercado clamava por uma oferta maior de produtos e a AMF, encontrando a oportunidade perfeita de expandir seus negócios, rapidamente coordenou a ampliação da fábrica, passando a produzir também filtros residenciais e industriais. "Fui efetivado na AMF e passei a integrar a equipe de vendas até o ano de 1980", conta.
Foi a partir da década de 80, no entanto, que Watanabe se preparou para dar um salto em sua carreira. Em 1981, com as modificações nas equipes de vendas decorrentes do repasse de produtos aos distribuidores, o até então representante de vendas foi convidado para trabalhar na equipe da Filtração Ind. e Com. de Filtros Ltda, localizada no Cambuci, em São Paulo. "Nosso contato foi facilitado, pois os proprietários da empresa, Rubens Hernandes e Renato Hernandes, eram ex-gerentes de vendas da AMF."
A ascensão profissional, entretanto, não parou por aí. Já em 1984, uma nova resolução na política de vendas e distribuição de produtos da CUNO abriu as portas para a contratação de mais profissionais especializados no segmento. "Com isso, fui chamado para integrar o quadro de vendas diretas da empresa, a princípio sob o convite do Paulo Barros, gerente de vendas da AMF do Brasil, no período sob gerência de Paul Gaston."
A experiência na área de marketing, no entanto, só viria dois anos mais tarde, em 1986, com a aquisição da CUNO pela Commercial Intertech. Foi neste período que Watanabe iniciou vôos mais altos, que mais tarde resultariam em uma carreira solo, com a criação de sua própria consultoria de filtragem, a Asstefil - destinada ao atendimento de empresas de engenharia e montadoras.
Otimismo à parte - comum em aberturas de empresa - o período não se mostrou tão favorável aos negócios como o esperado, já que nesta época o Plano Collor balançou o mercado em função da abertura de capital para produtos importados. "Tivemos dificuldades, pois a maioria das montadoras optaram por plantas prontas adquiridas no exterior, deixando de comprar do mercado nacional", relembra o presidente da Asstefil.
A fase foi ainda mais agravada com o fechamento de empresas de peso, como a Enco Zolkzack, Aletron, Flata, Nordon, Ultratec e Setal, e forçaram a Asstefil a tomar um novo rumo, tornando-se revendedor dos produtos Aqualar e CUNO Industrial. Tal atitude, necessária para a sobrevivência da Asstefil no mercado em meio à crise da época, fez com que focos de tensões entre a CUNO e seus distribuidores se dissipassem com o passar dos anos, obrigando um novo redirecionamento de negócios por parte da Asstefil. "Em 1998 passamos a trabalhar com a linha de produtos voltada ao tratamento de água, bem como com a comercialização de equipamentos como desferrizadores, abrandadores, desminerizadores, desinfecção e filtragem." A fase, mais propícia aos negócios, possibilitou a ampliação de conhecimentos na área técnica junto aos fornecedores nacionais e internacionais da companhia. A partir disso uma nova filosofia foi implantada, a de parceria com fabricantes e fornecedores de meios filtrantes.
Atualmente a ASSTEFIL além de comercializar equipamentos para tratamento de água e filtragem de produtos para processos industriais, desenvolve projetos especiais a partir das necessidades de seus clientes, como exemplo o projeto para produção, distribuição, desinfecção e armazenagem de água desmineralizada com baixa condutividade utilizada pela empresa SIN - Sistema de Implante Nacional, referência no mercado de implantodontia brasileiro. "Nesta empresa desenvolvemos o projeto hidráulico e elétrico do sistema, a montagem de todo o circuito de recirculação da água desmineralizada e, é claro, o fornecimento de todos os equipamentos envolvidos: a parte de filtração primária, o equipamento de osmose reversa, o tanque de armazenagem com controle automático de nível, o sistema de filtração de segurança e o sistema de desinfecção por raios ultravioleta. Todos confeccionados em aço inox 316L com polimento sanitário.", conta Fábio de Oliveira Pinto, responsável de projetos da ASSTEFIL, a 16 anos na empresa. "Hoje posso afirmar que o sucesso de um negócio depende do volume de estoque para pronta entrega, bem como da competitividade de mercado, alcançada com a venda de produtos qualificados com preços satisfatórios aos clientes", encerra Sr Watanabe.