Meio Ambiente

Veja as novidades do Meio Ambiente


Moto Honda utilizará papel de reflorestamento em Manual do Proprietário
Atitude da empresa prioriza compromisso com a preservação do meio ambiente e contribui com a conservação das florestas nativas. A partir de agora, todos os Manuais do Proprietário das motocicletas Honda serão fabricados em papel de reflorestamento. O primeiro modelo que virá acompanhado pelo material é o recém-lançado scooter Lead 110 e, gradativamente, os manuais de todo o line up de motocicletas da empresa passarão a ser produzidos em papel de reflorestamento. Desde o início dos anos 90, a Honda utiliza papel reciclado na fabricação dos Manuais do Proprietário. Embora ecologicamente correto, ele ainda necessita de cerca de 40% de papel virgem para sua produção e seu reaproveitamento é possível apenas seis vezes. Além disso, a tinta utilizada para impressão gera resíduos não aproveitáveis e, quando comparado ao papel de reflorestamento, há perdas na qualidade. O papel de reflorestamento que será utilizado pela Honda possui a certificação FSC (Forest Stewardship Council). Isso significa que um conselho de manejo florestal verifica o cumprimento de questões ambientais, econômicas e sociais dos fornecedores. Dessa forma, contribui-se para a manutenção e conservação das florestas nativas existentes no planeta. A idéia de optar por um material ainda mais ecologicamente correto na produção dos manuais partiu de um colaborador da Honda, que sugeriu a mudança em um programa interno da empresa que estimula a criatividade de seus funcionários para o desenvolvimento de projetos de melhoria.


Meio Ambiente


Volvo S40 recebe prêmio Carro Verde do Ano em LondresMeio Ambiente
O Volvo S40 1.6D DRIVe recebeu em Londres o prêmio Carro Verde do Ano 2009, concedido anualmente pela revista britânica What Car, principal guia de compras de carros do Reino Unido. Além de vencer na categoria de carros de passeio pequenos, superando concorrentes como BMW 118 e Ranault Megane, o sedã da Volvo ficou com a primeira colocação na classificação geral, à frente de modelos como o Audi A8 e o Mini Cooper S. Com nível de emissões de CO2 de apenas 104g/km2 e relação de consumo de 25 quilômetros por litro, o S40 1.6D DRIVe foi apontado pela comissão julgadora como o carro com a melhor combinação de aspectos como baixas emissões, praticidade, segurança e prazer ao dirigir.
Tecnologia Start/Stop
Uma das inovações implementadas pela Volvo na linha DRIVe para reduzir ao máximo as emissões de CO2 é a função Start/Stop. Quando o motorista para o carro e coloca o câmbio na posição Neutro, o motor é automaticamente desligado. Ao acionar a embreagem, o motor é religado. A função Start/Stop monitora também o nível de conforto dentro da cabine, acionando o ar condicionado, por exemplo, quando a temperatura sobe no interior do veículo.


Meio Ambiente


Umicore investe no desenvolvimento sustentável com soluções contra a poluição
O respeito ao meio ambiente é um dos pilares da Umicore, principal fabricante da tecnologia do catalisador automotivo. Desde que chegou ao Brasil, a empresa vem desenvolvendo soluções visando a redução da emissão de poluentes na atmosfera pelos automóveis e comerciais leves. Em maio deste ano, para atender à nova legislação para Caminhões e Ônibus, a Umicore inaugurou o seu novo Centro de Tecnologia de Emissões Veiculares para motores Diesel, na unidade da empresa em Americana (SP), que demandou um investimento de R$ 10 milhões. Este novo centro conta com os melhores recursos disponíveis no mundo para atender às montadoras no desenvolvimento de sistemas de pós-tratamento para caminhões e ônibus. O laboratório está de acordo com a legislação Euro V, incluindo o maior dinamômetro transiente da América do Sul, com capacidade para motores diesel de até 14 litros. "O Centro de Tecnologia de Emissões Veiculares tem o objetivo de atender aos requisitos dos modelos específicos de veículos produzidos na América do Sul, levando em consideração também as características dos combustíveis locais. Com todo o nosso know-how, estamos aptos a oferecer alternativas com custos e tecnologia sob medida para a nossa região", ressalta Stephan Blumrich, diretor da unidade de Catalisadores Automotivos da Umicore. Os esforços da Umicore também se estendem ao mercado de veículos de passeio. Projetadas para ter a mesma vida útil do automóvel, as peças podem eventualmente ter a sua carcaça danificada por impactos, afetando a sua estrutura física, o que leva à perda total. Em casos como este, o catalisador deve ser substituído por outro novo. A empresa fornece catalisadores para as principais montadoras do País, além de oferecer, por meio das marcas Mastra, Scapex, OG e Sicap, catalisadores para o mercado de reposição. "Mesmo não existindo uma legislação específica, a Umicore, com base em sua consciência ambiental, desenvolve catalisadores adequados ao mercado de reposição, facilitando a troca do catalisador inoperante, para manter níveis aceitáveis de emissão dos veículos durante toda sua vida útil", ressalta Blumrich. Um levantamento realizado em parceria com a CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), identificou que cerca de 4 milhões dos automóveis do Brasil circulam com catalisadores falsificados, adulterados ou com sua eficiência comprometida. Para a adulteração, a cerâmica interna do catalisador é retirada e substituída por um pedaço de tubo de escapamento perfurado, que é soldado ao corpo da cápsula metálica do catalisador. Isso proporciona aparência semelhante à da peça verdadeira. Um catalisador falsificado, além de poluir o meio ambiente, pode comprometer o desempenho do motor, provocando a desregulagem do sistema de injeção, a alteração da contrapressão do sistema de escapamento e o aumento de até 20% no consumo de combustível.
Publicidade