Fenasan e Encontro Técnico da AESabesp debatem o futuro do saneamento e do meio ambiente
Aconteceram simultaneamente nos dias 7, 8 e 9 de agosto, em São Paulo, dois eventos de grande importância para o segmento de saneamento: o XVIII Encontro Técnico da AESabesp - Associação dos Engenheiros da Sabesp e a Fenasan 2007 - Feira Nacional de Materiais e Equipamentos para Saneamento. A abertura do Encontro Técnico contou com as presenças do Secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Sérgio Antônio Gonçalves; do presidente da Sabesp, Gesner Oliveira; do Secretário Adjunto de Saneamento e Energia, Ricardo Toledo Silva; dos deputados Rodolfo Costa e Silva, Samuel
Moreira e de outros representantes do setor. No total foram 8 Fóruns de Novas Tecnologias, 5 Mesas Redondas, 1 Curso e 72 Trabalhos Técnicos, com participação de cerca de 3.000 congressistas nas palestras do Encontro.
O evento, que aconteceu no Expo Center Norte, abriu espaço para discussões sobre as abordagens às questões ambientais, especialmente as integradas ao saneamento. Firmou-se também o compromisso de corresponder, com consciência ecológica, a todo o consumo de energia gerado pelo evento, através do restauro florestal promovido pela ONG “Iniciativa Verde”, concedendo à AESabesp o selo “Carbon Free”.
A Fenasan reuniu 103 empresas participantes, em sua grande maioria, fabricantes de equipamentos, prestadoras de serviços, elaboradoras de softwares e de projetos para o setor de saneamento ambiental. No total foram quase 12 mil visitantes.
Entre os expositores, a GE Fanuc, fornecedora de soluções de automação industrial, participou do evento pela primeira vez. “Nossa participação foi ótima, a Fenasan rendeu ótimas oportunidades de negócios para a empresa”, conta o Gerente de Vendas Paulo Pironti. A GE destacou em seu estande o PAC (Programable Automation Controller), aplicado nas estações de tratamento de água e esgoto.
Ao lado da membrana 100% nacional, fabricada pela Pam membranas, Ronaldo Nóbrega comemorou a participação da empresa na Fenasan: “Conseguimos realmente o que queríamos, apresentar nossos serviços. Muitas pessoas ficaram interessadas”.
A tecnologia era assunto principal na maioria dos expositores. O Engenheiro da Sabesp, Amir Gabriel Chadi, dá uma amostra desse foco. No estande da maior empresa de saneamento no país, haviam computadores que demonstravam o sistema de monitoramento à distância. “As operações são assistidas on-line. Esse projeto estará completo até o fim desse ano”, comenta Chadi. Aproveitando o tema, a empresa Ambiental Bag mostrou seu sistema de contenção e desaguamento de lodo - mostrando que a Fenasan trouxe o melhor para o segmento de saneamento em mais uma edição do evento.