A Marca Que Mais Cresce No Mercado De Filtros
Por Meio Filtrante
Edição Nº 29 - Novembro/Dezembro de 2007 - Ano 6
Moderna e 100% brasileira, a Vox se posiciona como a quarta maior marca de filtros automotivos no Brasil
Em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, pede-se de qualquer empresa, que tenha objetivos de crescimento, saber entender o mercado em que atua e criar contínuas ações de melhorias de qualidade. Torna-se fundamental saber planejar, programar e controlar as ações e estratégias de vendas da empresa.
Criada em 2000, a Filtros Vox é voltada para uma estratégia mercadológica, visando posicionar sua marca no mercado de reposição de filtros automotivos. "No início, os gestores da empresa identificaram a oportunidade de ocupar um nicho de mercado alternativo", explica Ricardo
Pessoa, Diretor Comercial da empresa.
Hoje, a Vox é uma empresa moderna, 100% brasileira, que vem crescendo continuamente desde sua criação. Não é a toa que, com menos de 10 anos de vida, já é a quarta maior marca de filtro automotivo do País, segundo Pessoa.
Estrutura
"A Filtros Vox foi estruturada e
apoiada em conceitos qualitativos, baseados na formação de uma rede de distribuição própria", comenta Pessoa. Com essa rede montada, a empresa oferece ao mercado qualidade de produtos e diferenciação de
serviços, como apoio de assistência técnica, promotoras de vendas, representantes comerciais em todo Brasil e, primordialmente, como ele próprio afirma: "uma política comercial séria e comprometida com os resultados da nossa Rede de Distribuidores".
A qualidade dos filtros Vox está apoiada em uma operação industrial eficiente, que dispõe de equipamentos modernos, profissionais qualificados e constantemente treinados, somados ao atendimento ágil e eficaz, com assistência técnica personalizada, laboratórios e bases móveis, que atendem em todo território nacional. "Esses são os nossos diferenciais, oferecer um produto de alta qualidade a um preço competitivo e disponibilizar ao mercado estrutura técnico/comercial que alcance todo o Brasil", comenta Pessoa.
Com esses diferenciais, a Vox avança no mercado, firmando
um compromisso de confiança com seus clientes e desenvolvendo contínuas relações de parcerias. Para isso, a empresa vem buscando aperfeiçoar, cada vez mais, seus procedimentos internos. O rigor técnico com
os fornecedores e a certificação ISO 9001:2000 proporcionam totais garantias quanto à durabilidade e qualidade de sua linha de produtos. "Isso nos dá uma maior credibilidade e assegura
a qualidade dos nossos produtos", explica.
Reposição
Com um market share de aproximadamente 8% no segmento de filtros automotivos, a Vox vem focando seus negócios para o mercado de reposição nacional, uma área competitiva e em ascensão, o que, segundo seus diretores, combina com o espírito empreendedor da empresa.
Em todo o Brasil, o comércio de autopeças, no atacado e no varejo, está em franco crescimento, faturando cada vez mais, acompanhando o aumento de pontos de vendas e distribuidores de peças e acessórios. E é justamente para esse crescimento que a Vox volta seus olhos. "Acreditamos em um forte e sólido crescimento no mercado nacional de reposição de autopeças para os próximos anos, pois a indústria automobilística vem obtendo recordes de produção, com excelentes perspectivas de novos investimentos, combinado a uma grande oferta de créditos de financiamento, o que é fundamental para esse cenário de crescimento. O segmento de reposição será diretamente influenciado por esse contexto", explica Pessoa.
Marketing
Para isso, a Vox planeja dar continuidade ao processo de crescimento da participação no mercado, investindo, entre outros pontos, em ações de marketing, que a empresa considera como ferramenta de extrema importância e que a possibilita ter uma comunicação direta com o mercado, proporcionando assim maior visibilidade da marca.
"Priorizamos, em nossos planos de ações de marketing, a veiculação da marca em mídia segmentada e divulgação em nosso site. Estamos desenvolvendo também o nosso jornal interno,
que tem como objetivo formar um canal de comunicação direta com os nossos distribuidores e clientes", conta.
Treinamento Técnico
A conscientização do consumidor quanto à importância das manutenções preventivas acompanha o dia-a-dia na empresa e já faz parte de sua filosofia. A Vox oferece treinamento para todos os profissionais envolvidos em pontos de venda, principalmente os aplicadores, que tem o papel principal de repassar ao consumidor todos os procedimentos corretos quanto à troca de filtros.
Modernização
Paralelamente a isso, os motores e mecanismos dos veículos estão se modernizando. Consequentemente, a tecnologia do segmento de filtros e seus sistemas determinará os próximos passos desse mercado. Serão construídos mecanismos e sistemas de filtragem cada vez mais desenvolvidos, o que facilita a ampliação de um trabalho na reposição, como confirma Pessoa: "Estamos nos aperfeiçoando para acompanhar essa tendência de crescimento do mercado, através da contínua melhoria dos nossos processos, tanto na parte de produtos, quanto na área de logística e vendas".
Manter a rede de distribuidores sempre motivada e saudável economicamente é um dos pontos-chaves para alcançar bons resultados.
ISO 9001:2000 Certificada com a ISO 9001:2000, a Vox preocupa-se em oferecer produtos de qualidade a partir de processos igualmente controlados. Os papéis utilizados no interior dos filtros, bem como toda a matéria-prima, são aprovados pela ABNT e atendem aos rigorosos padrões de qualidade exigidos pelas montadoras. "Dessa forma, você pode ter a certeza de que está instalando no seu automóvel os melhores mecanismos de filtragem e proteção", diz Pedro Verpa, Gerente da Assistência Técnica. |
Distribuição
A atenção aos distribuidores e aos pontos de vendas são ingredientes fundamentais para produzir uma boa parceria. A empresa, inclusive, considera fundamental a integração da cadeia comercial. "Para isso estabelecemos uma intensa parceria de gestão com os distribuidores, disponibilizando ferramentas e ações estratégicas, direcionados exclusivamente aos pontos de vendas, valorizando e motivando o profissional de vendas do varejo", esclarece Pessoa.
Para a Vox, essa área é considerada o principal definidor da
marca no mercado. Por isso, a
agilidade e eficiência são os motes na logística de distribuição e vendas dos produtos, como explica Pessoa: "A nossa logística está apoiada em um eficiente processo, que se inicia no nosso CD - Centro de Distribuição, com uma logística de
expedição extremamente ágil,
e que proporciona ao nosso
distribuidor ganhos com racionalização de estoques e eficiência no atendimento aos seus
clientes. Temos um índice de atendimento de pedido em torno de 97%".
Unidade Móvel |
Tecnologia e Meio Ambiente
O cuidado com a logística e os procedimentos internos acompanham a qualidade dos produtos Vox. A empresa possui uma linha completa para veículos de passeio, tanto nacionais como
os importados, utilitários, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas, além de filtros para linha hidráulica e cabine (ar-condicionado). "Estamos em constante desenvolvimento de novos produtos para atender a grande gama de novos veículos leves e pesados, lançados todos os meses no mercado", conta o Gerente da Assistência Técnica, Pedro Verpa. O mercado pede flexibilidade e capacidade de inovação, o que a Vox faz com alta tecnologia no lançamento de novos produtos, aprimorando sua sintonia com a evolução no mercado de filtros.
Segundo Verpa, a tendência da tecnologia está na preservação do meio ambiente. "Estamos em constante desenvolvimento de novas matérias-primas junto aos nossos fornecedores. Há muito tempo as montadoras de automóveis vem equipando seus veículos com motores elétricos, o que também está acontecendo com as montadoras de caminhões, ônibus e máquinas agrícolas", explica.
Essa nova visão de desenvolvimento sustentável pede mudanças nos sistemas de filtragem de combustíveis e lubrificantes, que estão, cada vez mais, passando a ser ecológicos. Visando toda essa tendência e contribuindo para o meio ambiente, a Vox está lançando a linha de filtros ecológicos para linha leve e pesada. "A caneca de chapa, que protege o elemento, não é mais jogada fora. Ela é lavada e volta a ser utilizada, sendo substituído somente o elemento interno, que é de papel plissado. Esse
elemento pode ser enviado para locais de incineração, evitando ser jogado no meio ambiente", conclui Verpa.
Aumentando a vida útil Todos os produtos da linha Vox possuem garantia contra defeitos de fabricação e matéria-prima. Os equipamentos e motores também são garantidos, caso seja comprovado algum dano causado pelo filtro. Porém, alguns cuidados são básicos para aumentar a vida útil do filtro utilizado no seu veículo e do próprio carro em si. O automóvel, assim como o corpo humano, necessita de eficientes mecanismos de filtragem. Dessa forma, há filtros para retirar as impurezas dos elementos que circulam em seu interior, como os que removem os resíduos do ar, do óleo e do combustível. "Em nosso organismo, o aparelho respiratório filtra o ar que inspiramos e o rins removem as substâncias tóxicas do sangue. Fazer a troca regular dos filtros é o jeito mais eficiente e econômico de prevenir o aparecimento de problemas e garantir a saúde do seu automóvel", compara Pedro Verpa. Recomenda-se utilizar o manual do fabricante de cada veículo, no caso da inexistência do manual, a troca de filtro de óleo deve ser feita entre 5.000 a 10.000km rodados ou a cada troca de óleo do motor. |
A Vox vem focando seus serviços sempre pensando na preservação e no desenvolvimento sustentável. O procedimento minucioso vai da matéria-prima utilizada na fabricação dos filtros até a escolha dos colaboradores. "Procuramos parceiros e fornecedores que compactuem do mesmo pensamento. Como o
nosso negócio é filtragem, temos
como filosofia e princípio melhorarmos nossos produtos para que, com qualidade, ajudem na preservação dos recursos naturais ou impeçam a sua contaminação", diz Verpa.
Preocupada com a vida útil dos
motores e equipamentos, mas também consciente
de sua responsabilidade social, a Vox adota o modelo de empresa cidadã, dando ampla contribuição para a preservação do meio ambiente através
de soluções inovadoras que previnem a poluição,
respeitando a comunidade e o ecossistema.
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Talentos humanos
Com uma boa estrutura de atendimento comercial,
a Filtros Vox consegue unir os representantes regionais, gerentes e assistentes para dar apoio e soluções rápidas. "Consideramos o capital humano como o principal patrimônio da empresa, e para manter esse patrimônio permanentemente valorizado, tomamos cuidado em relação a preservação do bom ambiente de trabalho, estabelecendo autonomias de decisões nas diversas funções do organograma da empresa. Promovemos também programas de treinamentos e cursos periódicos, que resultam em aperfeiçoamento profissional para os nossos funcionários", conta Pessoa.
Próximos passos
Como toda excelência no atendimento ao cliente e nos procedimentos internos, a Vox quer continuar buscando se adequar às exigências do mercado, preservando sua vocação de gerar desenvolvimento, como explica Pessoa: "A Vox tem como premissa investir em desenvolvimento de novos produtos. Temos também, como prioridade, aumentar a visibilidade da nossa marca, através de contínuas ações de marketing. Com objetivos planejados, a Vox quer continuar conquistando, de forma sólida, o reconhecimento no mercado".