Liderança Com História
Por Meio Filtrante
Edição Nº 27 - Julho/Agosto de 2007 - Ano 6
Considerada a maior fabricante de filtros automotivos da América Latina, a SOFAPE aposta na qualidade dos seus produtos, certificações, melhoria contínua e na agilidade para manter a liderança no mercado brasileiro
Considerada a maior fabricante de filtros automotivos da América Latina, a SOFAPE aposta na qualidade dos seus produtos, certificações, melhoria contínua e na agilidade para manter a liderança no mercado brasileiro
por Tiago Dias
É com grande orgulho que uma empresa,
criada há mais de 50 anos, acompanhou a história da indústria automobilística do Brasil. Após tanto aprendizado e experiência, hoje já detém a liderança de mercado, competindo inclusive com multinacionais.
A Tecfil surgiu como Sociedade Industrial Importadora e Exportadora TECFIL S.A., fundada em 1953, no tradicional bairro do Brás, em São Paulo.
O objetivo era nacionalizar filtros e peças para motores encontrados, na época, somente no mercado externo e com custos muito elevados. "Ao longo dessas cinco décadas de trabalho, a Tecfil dedicou-se com afinco para desenvolver produtos
de qualidade, buscando o que havia de mais moderno em equipamentos e as matérias-primas mais adequadas para fabricar filtros que garantam a confiança de nossos consumidores, montadoras e distribuidores", conta Carlos Mourão, Diretor Industrial.
Construiu-se assim uma base sólida que permitiu
um rápido crescimento, gerando volumes de produção que deram à empresa, de capital nacional, o fôlego necessário para realizar investimentos sucessivos em sua planta, ampliando constantemente sua capacidade produtiva e melhorando seus processos. Assim, ano após ano, manteve-se fiel ao seu propósito de investimentos constantes e tornou-se uma potência do setor.
Com os negócios em crescimento exponencial, a empresa tomou a importante decisão de adquirir instalações próprias na mesma região. Com uma área total de 60.000m2, o novo espaço abriga 20.000m2 de instalações industriais, um moderno Centro de Distribuição de 5.000m2 e 3.000m2 de escritórios. Foi inaugurado em março de 2001, com uma solenidade que contou com a presença não só dos seus clientes nacionais e internacionais, fornecedores e funcionários, mas também com autoridades do
município de Guarulhos e do Estado de São Paulo. "Desde então este passou a ser o maior cartão de
visitas da empresa, exteriorizando a maturidade conquistada em vários anos de profissionalização da
administração e evolução em conceitos gerenciais
e de qualidade", comenta Anapaula Sarmento,
Diretora Comercial.
Parcerias
Nascida com a vocação de atendimento ao mercado de reposição nacional, a empresa é hoje líder nesse segmento. Após uma fase de amadurecimento para atender mercados mais exigentes, iniciou em 1990 o fornecimento para uma grande empresa de autopeças de produtos com marca privada, o que trouxe não só novos negócios, mas principalmente a oportunidade do aprendizado de trabalhar para uma empresa de classe mundial.
Isso gerou uma grande movimentação positiva dentro da empresa, com a implantação de ferramentas de qualidade usadas em grandes corporações. O primeiro grande passo foi a decisão de obter o certificado ISO 9002:1994 em 1998. Desde então, a SOFAPE não parou mais, passou a ser a principal fornecedora de marcas privadas da América Latina, estabelecendo parcerias duradouras com gigantes do setor de autopeças e ganhando acesso a mercados antes inacessíveis.
Logo vieram as montadoras que, reconhecendo o elevado estágio de maturidade da empresa, vislumbraram na SOFAPE uma nova fonte estratégica de fornecimento. Encontraram então
um parceiro ágil e flexível, disposto definitivamente a entrar neste mercado.
Hoje a SOFAPE fornece filtros de ar, óleo e combustível para as principais montadoras do Brasil, tanto para a linha de montagem como para reposição, mercado que mais cresce na SOFAPE. Apesar de já haver vários contratos, dentro de sua visão estratégica é o principal segmento a ser desenvolvido. Com a mesma importância dos negócios que no mercado de reposição independente, é até o momento o menos explorado, reservando à empresa mais oportunidades. "Tivemos ao longo de nossa história várias parcerias importantes e que muito contribuíram com nosso desenvolvimento, mas podemos citar o desenvolvimento conjunto com a Visteon do sistema de filtro de ar do Novo Fiesta", explica Anapaula. Neste projeto a SOFAPE participou da concepção do sistema de filtragem até o design final, inclusive nos testes de performance na matriz da Visteon em Detroit, USA. "O Novo Fiesta era um projeto no qual a Ford depositava muitas expectativas e que deu certo. Para nós é um orgulho termos feito parte disto".
Resultado de sucesso Hoje a SOFAPE, além de fabricar os produtos Tecfil, marca pela qual é reconhecida no mercado, é fornecedora das principais empresas de autopeças do mercado, além de sistemistas e montadoras. Para se ter uma idéia, hoje a SOFAPE produz para estes grandes clientes mais de 30 marcas diferentes. Todo o sucesso obtido nestes anos só veio a confirmar que a filosofia adotada pela SOFAPE sempre apontou o caminho correto: valorizar o canal de distribuição e oferecer ao mercado produtos de qualidade por um preço adequado. "Mesmo com todas as ondas de fusão e aquisição das empresas nacionais ocorridas nos últimos anos em nosso país, a SOFAPE se mantém fiel aos seus princípios, tornando-se uma empresa reconhecida no mercado como merecedora da confiança não só dos nossos clientes diretos como também dos usuários finais. O que poderia ser melhor do que isso?", orgulha-se Julio Cezar Junior, Diretor Financeiro e de Controladoria. |
Negócios ao redor do mundo
Segundo Anapaula, a SOFAPE atua na América Latina há mais de 20 anos. Consequentemente, a
marca Tecfil é exportada diretamente para distribuidores e empresas de autopeças em 5 continentes. "Acreditamos que o mercado de exportação não é só um mercado de oportunidade, mas sim parte integrante do nosso negócio. Além de atender o programa de exportação das marcas próprias de grandes empresas de autopeças no Brasil, fornecemos também para outros fabricantes de filtros nos USA, além de empresas na Europa, Oriente Médio e África", conta.
Diferentemente de algumas empresas multinacionais, onde muitas vezes a área de exportação tem um enfoque mais logístico, na SOFAPE a principal atividade da exportação é a atuação comercial. Toda a equipe tem foco constante no mercado em que já atuam, buscando o desenvolvimento conjunto com a rede de distribuidores, além da prospecção e abertura de novos mercados. "Temos distribuidores em toda a América Latina e nossos principais clientes são visitados frequentemente, além da realização constante de eventos nos países onde atuamos, como palestras, feiras e visitas técnicas. Desenvolvemos campanhas de marketing específicas para estes mercados, sempre atentos aos valores locais e preferências do consumidor", esclarece Anapaula.
Família de produtos
A empresa, calcada com tecnologia e alta capacidade produtiva, oferece uma vasta família de produtos para o mercado, com o diferencial de possuir produção vertical, laboratório completo, parceria com fornecedores estratégicos e expertise na fabricação de private label. Pode-se então dividí-los nos seguintes segmentos:
- Linha Leve: São os filtros de ar, lubrificantes e combustíveis para veículos de passeio e utilitários leves.
- Linha Ar de Cabine: São filtros desenvolvidos para garantir a qualidade do ar que se respira dentro dos veículos.
- Linha Pesada: Filtros desenvolvidos para caminhões e ônibus.
- Linha Agrícola: Filtros para tratores e equipamentos agrícolas.
- Linha Hidráulica: Filtros de precisão para máquinas e equipamentos.
Ferramentas para
Gestão de Qualidade Em 2003 a SOFAPE certificou o seu Sistema de Gestão da Qualidade, conforme a norma ISO 9001:2000 e ISO/TS 16949:2002. No mesmo período iniciamos a implementação da filosofia Lean Manufacturing, nos mesmos moldes do Sistema Toyota de Produção. Estas duas ferramentas constituem o embasamento para que a SOFAPE continue melhorando ainda mais a qualidade de seus produtos, com redução de custos operacionais e melhoria nos índices de satisfação de clientes. Recentemente foi dado mais um passo importante nesta direção, lançando o projeto Lean Six Sigma, com a formação de uma primeira turma de 24 Green-Belts. Entre as suas preocupações, além do permanente cuidado com a qualidade, destacam-se as questões relacionadas ao meio ambiente, segurança do trabalho e saúde ocupacional. "Estes assuntos, por serem considerados importantes ao crescimento e desenvolvimento organizacional, motivaram a SOFAPE a certificar seu Sistema de Gestão Ambiental em Dezembro/2005, conforme o modelo normativo ISO 14001:2004, e a implantar o Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, de acordo com a especificação OHSAS 18001:1999, cuja auditoria de certificação acontece em Junho/2007, quando então seremos a única empresa do ramo a obtê-la", garante Carlos Mourão. |
Apesar de oferecer ao mercado um portifólio completo, a SOFAPE é mais forte na produção de filtros blindados para combustível e lubrificante. "Mas queremos crescer nos mercados com novas tecnologias agregadas, como os filtros metal-free que são a mais forte tendência para filtração de óleo lubrificante e combustível", conta Carlos Mourão.
Os investimentos na qualidade desses produtos são constantes, além da atenção aos novos projetos e lançamentos. Em 2007, a Tecfil já lançou 22 produtos, 13 desses durante a Automec – Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, em abril. Confira abaixo esses lançamentos.
Certificações
A constante preocupação da SOFAPE em ser uma empresa competitiva e adequada ao mercado deu início ao processo de implantação de sistemas de gestão. O primeiro modelo adotado foi o Sistema de Gestão da Qualidade, com a certificação em Março/1998, pela norma ISO 9002:1994 - na época denominada Sistema de Garantia da Qualidade. Ao longo dos anos e com foco no segmento automotivo, a SOFAPE passou a incorporar aos seus processos, as ferramentas de qualidade bastante consagradas pelas montadoras e sua cadeia automotiva (APQP, PPAP, CEP, MSA e FMEA), juntamente com a obtenção da certificação pela
QS 9000:1998.
Talentos humanos
A Tecfil vem ao longo dos últimos anos realizando um intenso trabalho para a valorização dos seus talentos humanos. Hoje cada colaborador vê a empresa como um todo e não mais o "seu departamento". Foram criadas várias formas de envolvimento, culminando com uma mudança da cultura interna onde todos podem expressar suas opiniões e idéias de forma a construir melhorias contínuas em todas as atividades da companhia e para
o seu crescimento pessoal. "Existe uma preocupação muito grande em conhecer a satisfação dos colaboradores e desta forma, realizamos anualmente pesquisas de clima interno para vermos com clareza onde temos que melhorar, gerando assim um bom ambiente de trabalho, pautado no profissionalismo e no respeito mútuo", conta Ricardo Brandão, Diretor Administrativo e Suprimentos.
Entre as diretrizes da empresa, podemos citar:
- Possibilitar que a comunicação seja encarada como veículo propulsor da integração organizacional, baseando a mesma em diálogos francos e diretos;
- Tratar os erros como oportunidade de conhecimento e forma de progresso no desenvolvimento das pessoas;
- Valorizar o elemento humano com enfoque nas relações interpessoais, estímulo à criatividade e iniciativa, despertando e reconhecendo o talento e potencial de cada um;
- Criar sucessores e "backup’s" como processo organizado de aproveitamento e desenvolvimento de pessoal.
Tendências da Tecnologia
Além da preocupação com todos os colaboradores, parceiros e certificações, a SOFAPE fala com propriedade sobre a tendência da tecnologia de filtração, focando na melhoria do meio filtrante e nos formatos geométricos – aproveitando o espaço ocupado pelo filtro e reduzindo seu custo. "Quanto ao meio filtrante, está havendo uma intensa atividade no sentido de substituir a atual fibra de celulose por fibras sintéticas, através da tecnologia Nonwoven", diz Carlos Mourão. Comparada com a celulose a fibra sintética tem maior eficiência de filtragem, resistência química e ao calor.
Também está sendo utilizada uma mistura de celulose com microfibras sintéticas, onde se consegue formar uma tela no poro formado pela fibra de celulose. Outra forma de aplicação é uma composição de um filme de Nonwoven sobre o papel de celulose, que aumenta em até 40% sua capacidade de retenção de contaminantes. Trabalhando no sentido de se obter um filtro menor, porém com maior performance, a tradicional forma de plissagem do meio filtrante está dando lugar a novas tecnologias de mecanização, que buscam ocupar todo espaço livre com o meio filtrante, como Bobinados sintéticos, Plissagem tipo "W" e Pré-embolsados.
Nos últimos anos, a SOFAPE realizou fortes investimentos em aumento de capacidade instalada, para atender a demanda crescente de filtros de todas as marcas fabricadas. Hoje a empresa absorve variações de demanda em até 30% acima dos níveis atuais, portanto, os investimentos são direcionados para o desenvolvimento de novas linhas de produtos, automação, modernização de equipamentos, redução nos impactos ambientais, pesquisa e desenvolvimento.
No meio dessas tendências, a Tecfil diz acreditar no mercado brasileiro: "Entendemos que existe um forte espaço no mercado mundial para a ampliação da participação Brasileira: possuímos uma agricultura forte, nossas indústrias estão preparadas e temos hoje uma opção de combustível alternativo que com certeza aquecerá mais ainda nossa economia", comenta Ricardo Brandão.
Os sinais são ótimos e a empresa diz estar pronta para atender a demanda constante por produtos e serviços fabricados dentro dos mais modernos conceitos de qualidade. Enquanto houver veículos que necessitem de filtros de qualidade, aí estará a Tecfil.
SOFAPE S/A Atendimento ao Cliente: 0800-11-6964 E-mail: sac@tecfil.com.br Fax: (11) 2145-5901 |