Imagem. Como Você Usa A Sua?

Você já parou para pensar qual a imagem que transmite às pessoas? Como elas o(a) percebem? E quanto a sua auto-imagem, como você se percebe? Também já pensou qual imagem você gostaria de transmitir?


por Lúcia Korkes

Você já parou para pensar qual a imagem que transmite às pessoas? Como elas o(a) percebem? E quanto a sua auto-imagem, como você se percebe? Também já pensou qual imagem você gostaria de transmitir? Será que elas coincidem? Há algum ruído prejudicando sua imagem nas suas relações pessoais e profissionais?
Este questionamento vem intrigando um número cada vez maior de pessoas que atuam nos mais diferentes mercados de trabalho e em diferentes estágios de carreira – profissionais de vendas, diretores, gerentes, trainees, profissionais liberais, empresários, representantes comerciais, enfim, um número maior de pessoas que precisam passar credibilidade e fazer diferença nas suas relações, para serem lembrados de forma positiva, manter-se atuantes e em um movimento crescente de carreira.
Formação e capacitação técnica são fundamentais, mas precisam estar coerentemente ligados a outros aspectos do indivíduo, para que harmonia seja transmitida naquilo que se expressa através de atitudes, comportamento e aparência. É nesta habilidade que nasce a diferenciação que destaca algumas pessoas, fazendo que sejam percebidas sua credibilidade e autenticidade.
Cada ser humano reúne um conjunto de características e aspectos que o torna único. A formação e experiência profissional entre dois candidatos que concorrem a um cargo podem ser do mesmo nível, mas certamente, cada um tem origem, personalidade, valores, habilidades, talentos, características emocionais diferentes do outro. Identificar e entender todos estes aspectos traz a consciência da auto-imagem.
A partir disso, é importante saber seus objetivos a curto e longo prazo para administrar de forma estratégica a sua imagem pessoal. Com base nos seus objetivos, você poderá avaliar os recursos existentes e aqueles que terão que desenvolver para começar a planejar como quer ser visto e qual o impacto da sua imagem. A sua essência e sua individualidade serão, a partir de então, expressas na forma como fala, como age, na sua aparência, no seu comportamento social e profissional, na sua conduta e atitudes. Não pode haver ruído entre o ser e o agir.
Resumindo, uma pessoa passará uma imagem autêntica, diferenciada e com credibilidade quando predominar a harmonia entre o que se falar, como se fala, linguagem corporal, comportamento e aparência. A cada dia nos relacionamos com pessoas diferentes e em situações muito distintas. A cada dia, vamos a lugares variados. Nos vestimos e nos arrumamos para sair de casa a cada manhã. Mandamos e-mails, fazemos e atendemos telefonemas entre tantas outras coisas. Todas estas são oportunidade para estarmos passando a mensagem que queremos sobre nós mesmos. Podemos estar vestidos, com cabelo e maquiagem adequados ao ambiente. Podemos estar agindo com elegância, consideração e respeito. Em cada local e com cada pessoa podemos fazer diferença.
Pude perceber com vários clientes, que muitas dúvidas surgem quando passamos a pensar em cada detalhe do dia-a-dia. Estas dúvidas se intensificam com o tempo, à medida que os detalhes tornam-se mais impactantes nas relações de um executivo, tornando-se muitas vezes angústias que atrapalham seu desempenho.
Questões como saber se comportar num almoço de negócios, como agir quando for o convidado, como agir quando convidar alguém, como apresentar pessoas, etiqueta social e etiqueta empresarial se encontrando, roupa adequada à ocasião, diferenciar o formal e o informal, vestir-se corretamente no casual day, combinação de roupas, cores e estampas, código de elegância masculina no vestir... Enfim, estas e muitas outras dúvidas deixam até o mais importante e competente executivo sentindo-se inseguro onde deveria estar totalmente à vontade.
A boa notícia é que tudo isso pode ser aprendido e desenvolvido por qualquer pessoa que considere importante e que esteja aberta a dedicar algum tempo para adquirir novos conhecimentos e habilidades.
Seja sincero com você e boa reflexão sobre a sua imagem!

Imagem. Como Você Usa A Sua?Lúcia Korkes é formada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista, pós-graduada em Comunicação de Mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, com especialização em marketing pela Fundação Getulio Vargas. Membro da AICI - Association of Image Consultants International, Lúcia tem experiência na vivência corporativa desde 1994, atuando em empresas de diversos segmentos em projetos de marketing, comunicação e imagem corporativa, onde iniciou o desenvolvimento de executivos, alinhando a imagem pessoal e imagem corporativa.

Lúcia Korkes Consultoria de Imagem
Tel.: (11) 3885-4264
www.luciakorkes.com.br

Publicidade