10 Anos De Brasil
Por Meio Filtrante
Edição Nº 25 - Março/Abril de 2007 - Ano 5
Hydac Tecnologia completa uma década de sucesso no país.
por Tiago Dias
Em função da abrangência de sua linha de produtos, aliada à alta qualificação de seus colaboradores, a Hydac já tem seu próprio lugar no mercado. Aqui no Brasil, a empresa está em ritmo de comemoração. Não é para menos, são 10 anos de atividades, edificados com seriedade e respeito ao cliente. Com todo seu perfil e foco, a empresa mantém
a conduta de trabalho da diretriz recebida de
sua matriz alemã. Sua marca já está consolidada no país.
Um dos grandes escritores dessa história é Helmut Zschieschang, Diretor Geral da Hydac no Brasil. Zschieschang é um homem conhecido e respeitado no segmento, conhecendo a
fundo o mercado de controle de fluidos e filtração. A seguir, ele conta mais sobre a empresa em entrevista exclusiva à Revista Meio Filtrante.
- A Hydac veio de atividades bem sucedidas na Alemanha e outros 40 países. Conte um pouco sobre a história da empresa lá fora.
- A Hydac Tecnologia Ltda. é uma empresa do grupo Hydac, presente em mais de 40 países, cuja matriz HYDAC INTERNATIONAL GmbH situa-se na Alemanha com suas 12 fábricas. Além dessas, a Hydac possui fábricas nos Estados Unidos, Inglaterra, Suíça, China, República Tcheca, Índia e Itália. Contando com 4.500 colaboradores a nível mundial.
- Como começou os negócios da Hydac no Brasil?
- No Brasil, presente desde 1997, a Hydac atua com a finalidade de atender todo o mercado industrial, distribuindo produtos da linha Hydac, que englobam acessórios e equipamentos hidráulicos, além de prestar assistência técnica a seus clientes, consultoria para projetos hidráulicos, serviços de filtração e análise de fluidos.
Com dez anos de existência, a
Hydac Tecnologia Ltda. conta com uma equipe de 73 colaboradores, divididos entre os departamentos de vendas e engenharia,
desenvolvimento, departamento móbil, unidades hidráulicas,
montagem, assistência técnica, financeiro, importação/exportação, compras e administrativo.
Também conta com as seguintes
filiais: Campinas/SP, Vitória/ES,
Curitiba/PR, Belo Horizonte/MG,
e com engenheiros residentes em: Vale do Aço/MG, Zona da Mata/MG, Rio de Janeiro/RJ, Vale do Paraíba/SP e Ribeirão Preto/SP.
Há ainda 12 distribuidores espalhados no país.
- Antes da Hydac chegar aqui no país, como era o mercado brasileiro de sistemas hidráulicos e filtros?
- O mercado de sistemas hidráulicos era atendido por três multinacionais. O mercado de filtros por empresas nacionais e multinacionais. Após a Hydac entrar no mercado brasileiro de
filtros, tenho a certeza que houve
movimento neste mercado relativamente acomodado. O mesmo deve acontecer com a atual entrada da Hydac no mercado de sistemas e unidades hidráulicas.
- Como começou sua história profissional? Qual foi o caminho percorrido até à Hydac?
- Nasci em Buenos Aires – Argentina, com estudos neste país e na Alemanha. Após trabalhar numa empresa de hidráulica na
Alemanha, aceitei o desafio de
trabalhar nesta empresa na engenharia de vendas hidráulicas no Brasil. Foram 26 anos de hidráulica com atuação em vendas e
projetos, gerenciamento do departamento de unidades hidráulicas e cilindros, culminando com
a gerência geral de vendas desta multinacional. E agora, 10 anos de Diretor Geral da Hydac.
- O que a empresa significa hoje para o Sr.?
- Eu vejo a Hydac como uma empresa séria, consolidada no mercado, graças ao trabalho profissional de alta tecnologia de todos os seus colaboradores. O desafio foi começar a empresa do
nada com 60 anos de idade. Foi o início de uma
nova etapa profissional. Hoje, após 10 anos no mercado, a Hydac Tecnologia Ltda. é uma das líderes do mercado brasileiro.
- Para o senhor, como se desenvolve hoje o mercado de filtros e sistemas hidráulicos?
- O mercado de filtros está extremamente competitivo, apesar de algumas empresas trabalharem com argumentos distorcidos, ou seja, omitem certos fatos técnicos e com práticas comerciais, como o dumping, para mais tarde cobrar a diferença. Na minha experiência este tipo de tática não é duradoura e o cliente logo percebe.
Ainda neste ano pretendemos abrir filiais no Vale do Paraíba e no Rio de Janeiro, as duas áreas atualmente são atendidas por engenheiros residentes (Home Office). Pretendemos também transformar o do Vale do Aço (Ipatinga) em filial.
- Quem são os talentos humanos que fazem parte da Hydac?
- Temos uma equipe jovem e dinâmica que,
quando necessário, tem o suporte de profissionais de muitos anos de experiência no ramo da hidráulica. Também formamos os futuros profissionais através de estagiários dos cursos de engenharia, mecatrônica, eletrônica e química. Atualmente temos 5 em fase de formação.
Como podemos ver, na Engenharia temos colaboradores com experiência de muitos anos (média 53 anos). Já em Vendas temos colaboradores mais jovens (idade média 34 anos), que possuem o suporte do colaborador mais experiente da Engenharia. Na montagem de filtros, unidades hidráulicas, etc.,
temos novamente colaboradores com mais experiência (idade média 50 anos). Cuidamos assim da transferência de conhecimentos da geração mais experiente para os mais novos.
idade média 53 anos
idade média 34 anos
idade média 30 anos
idade média 50 anos
idade média 41 anos
Há empresas que se desfizeram totalmente do profissional experiente e apostaram no profissional jovem. A meu ver, trata-se de um conceito no qual tem embutidos riscos e custos não mensuráveis.
- Hoje, após 10 anos, quais são os números da Hydac?
- Temos 73 colaboradores, 4 filiais, 4 home offices e 12 distribuidores. Nosso estoque está planejado para 3 meses de consumo, com 2.560 itens diferentes, num total de 27.000 peças.
Formamos, ou melhor, treinamos nestes 10 anos, em média, 2.700 profissionais/ano, através de cursos internos e in company.
- Como são montadas as filiais?
- Sempre usamos o mesmo procedimento. Procuramos um profissional do ramo com experiência para início de atendimento aos nossos clientes na área pretendida, como engenheiro residente (home office). Após termos conquistado uma fatia deste mercado, contratamos um segundo profissional,
dando assim com mais um estagiário de engenharia
a base para a filial.
- Quais os fatos mais marcantes desses 10 anos?
- Eu diria que são dois. O primeiro seria o início com a locação de um galpão e escritório adequados. O segundo é a compra do galpão próprio, com terreno de 4.000 m2, e construção de 1.500 m2 e 400 m2 de escritório.
- A que se atribui as conquistas da Hydac nesta década de vida?
- Eu atribuo a um trabalho sério, profissional; tecnologia de ponta com a melhor qualidade, trabalho dos colaboradores com os melhores conhecimentos, treinados por engenheiros de nossa matriz vindos da Alemanha, como a atualização técnica dos mesmos na Alemanha.
Nossos clientes têm alto conhecimento técnico e não aceitam falta de conhecimento ou até charlatanismo.
- Quais são as certificações da empresa?
- Todos os nossos produtos são certificados
pela nossa matriz através da norma ISO, pela
aviação, naval, offshore, mineração, etc. Aqui no
Brasil estamos em fase de certificação da norma ISO 9001:2000.
– Como a Hydac consegue atingir o alto nível de tecnologia e qualidade?
- A Hydac investe anualmente 8% do
faturamento em desenvolvimento e pesquisa. Temos nossos próprios centros de pesquisa, detentores de inúmeras patentes. Não adquirimos produtos fabricados por outras empresas e colocamos a nossa marca.
Nossos desenvolvimentos e patentes sempre consi
deram em primeiro lugar a economia de nossos
clientes. Um exemplo: a Hydac fabrica filtros há
40 anos. Os elementos filtrantes obviamente evoluíram para melhor, já estamos na geração 4, ou
seja, sigla BN 4 HC, mas mesmo assim o elemento geração 4 pode ser montado até na carcaça de um
filtro de 40 anos atrás. O que significa isto? O
cliente pode adquirir a nova tecnologia de ponta para elemento filtrante sem ter que trocar a carcaça do
filtro. Mais ainda, apesar de não recomendável por
grandes diferenças de performance, comprar elemento filtrante no mercado paralelo (pirata). Claro
que a Hydac não é a única a desenvolver tecnologia nova, existem outros. O problema, porém, é que
para se ter a nova tecnologia de outros fabricantes é necessário trocar o filtro por completo, modificar a tubulação e, não por último, poder adquirir o elemento exclusivamente no fabricante do filtro.
- Como a questão da nacionalização dos produtos é tratada pela Hydac?
- Desde o início cuidamos da nacionalização, preferencialmente dos itens que sejam economicamente viáveis e atendam o padrão de qualidade da Hydac a nível mundial. Todos os sistemas de filtragem fornecidos pela Hydac Brasil são desenvolvidos
e fabricados no país, desde o menor até o mais completo, incluindo o projeto, montagem, colocação
em funcionamento, como também toda a lógica eletrônica de comando, se tiver.
Fornecedores nacionais, que desde o início nos acompanharam na nacionalização de itens, têm crescido em parceria com a Hydac, sendo que esses parceiros também tiveram que mudar para prédios maiores para atender a demanda. Outros parceiros exportam diretamente para nossa matriz, além de nos abastecerem com elementos filtrantes. Muitos dos componentes fabricados pelos nossos parceiros nacionais, montados e completados pela Hydac já estão funcionando a algum tempo em várias partes do mundo, como Espanha, França, Eslováquia, Estados Unidos, China, Turquia e México.
- Como funciona a importação e a exportação da empresa, diante à essa nacionalização?
- Em função da nacionalização conseguimos reduzir as importações. Exportamos diretamente para a América Latina ou via nossos clientes a outros países, como já citado.
- Comente sobre a linha de produtos Hydac.
- Gostaria de corrigir a imagem da Hydac relacionada somente a filtros. Realmente é um produto importante e de relevância em nossas empresas, porém, somos um dos maiores fabricantes a nível mundial de acumuladores hidráulicos, seja de bexiga, membrana ou pistão de pressão de 20 até 1.000 bar ou mais, como todos seus acessórios.
|
Somos fabricantes de uma linha completa de válvulas de embutir e seus respectivos comandos. Fabricamos de registros esféricos de 16 bar até 600 bar em aço carbono, aço inox, com rosca, com flange, para fluidos e para gases até filtros de ar, indicadores de nível visual e eletrônico. Fabricamos componentes eletrônicos, como pressostatos, termostatos, transdutores de pressão, indicador elétrico de nível, contadores eletrônicos de partículas, HYDAC-Lab para medir contaminação sólida, líquida, temperatura, conteúdo de água e viscosidade. Dispomos de uma linha completa de braçadeiras,
em plástico, alumínio, inox, como braçadeiras tipo cinta para prender todo tipo de recipiente, inclusive balão de gás para carros. Nossa empresa ainda possui um departamento pós-venda
apto a atender prestação de serviço, seja de filtragem para retirada de sólidos ou líquidos
(água). Fazemos flushing de instalação novas ou reformadas. Prestamos serviços de manutenção temporária ou permanente de instalações hidráulicas. Além de prestarmos serviços
de laboratório de análises de fluidos in loco ou em nossa empresa. Dispomos de laboratório móvel para treinamento
dos profissionais de nossos clientes, como também profissionais para treinamento in company.
Fica evidente para os leitores que
atrás da palavra HYDAC Tecnologia existe muito mais que filtros, existe um programa completo de hidráulica e todos os serviços correlatos.
Um diferencial fundamental para os outros fornecedores.
- Em quais segmentos a Hydac atua?
- Nossos principais clientes estão na área siderúrgica, papel
e celulose; fabricantes de máquinas agrícolas e da construção; fabricantes de equipamentos e unidades hidráulicas; fabricantes de prensas, máquinas injetoras, máquinas ferramenta; energia eólica, hidro-elétrica e térmica, entre outros; como também os usuários de equipamentos hidráulicos.
- Que tipo de suporte a
Hydac oferece aos clientes?
- Uma das nossas preocupações, desde o início de nossas
atividades, é a de transmitir conhecimento e experiência aos nossos clientes. Isto é feito através de cursos e treinamentos aos colaboradores desses clientes. Todos nossos engenheiros, técnicos de vendas e assistência técnica estão capacitados a
dar treinamentos e cursos, sejam eles técnicos ou práticos. Nestes 10 anos, como já dito,
treinamos um total de 2.700
profissionais/ano. Abrimos as portas de nossa empresa em
São Paulo, e também de todas empresas distribuídas no mundo, para nossos clientes.
- A Hydac fará lançamentos de produtos em 2007?
- Sim, já que o desenvolvimento e a pesquisa de nossa
engenharia não param. Apresentaremos os lançamentos na
próxima edição da Revista
Meio Filtrante.
- E para os próximos 10 anos? Quais são os planos?
- Dobrar nossa participação no mercado e conquistar posição de destaque como fabricante de unidades hidráulicas, comandos e como prestador de serviços.