Europa Inaugura Novo Portal Na Internet
Por Meio Filtrante
Edição Nº 25 - Março/Abril de 2007 - Ano 5
Novidades incluem sistema inteligente para escolha de purificador e parcelamento em até dez vezes
por João B. Moura
Em 1º de fevereiro, o Grupo Europa inaugurou seu novo portal na Internet: www.europa.com.br, com uma série de novidades que têm por objetivo ampliar as transações por e-commerce e fortalecer os canais de venda do mundo físico, como lojas, quiosques, telemarketing e o sistema de vendas porta-a-porta, entre os principais utilizados pela marca, que em 14 de março completou 23 anos como líder nacional em purificadores de água de uso residencial e comercial no país.
A elaboração do projeto foi iniciada em 2006 e contou com a colaboração de diversos setores do Grupo, como a participação integral da Eurocom, house agency do Europa, representantes da Direção, área de TI, SAC Europa, departamentos de Vendas e Assistência Técnica. "Nosso objetivo é que o portal realce atributos característicos à marca Europa como liderança de mercado, a busca constante por inovações tecnológicas e qualidade, visando sempre a satisfação do consumidor", explica Dácio Múcio de Souza, Diretor-Presidente do Grupo Europa.
Novidades
O primeiro destaque está na navegação facilitada, com visual moderno, leve e menus de fácil acesso para que
o internauta encontre rapidamente as informações
mais relevantes do portal já na página de entrada, como Loja Virtual, Linha de Produtos, Tecnologias, Institucional, Certificações de Qualidade, Notícias, Onde Comprar e Assistência Técnica, as duas últimas seções trazendo os representantes autorizados em todo o país. Outra novidade é a Seção Encontre Seu Purificador, sistema inteligente idealizado pelo Europa que terá o papel de um "consultor virtual", facilitando a escolha entre os 21 modelos de purificador da marca, que atendem a todos os perfis de consumidor e padrões de orçamento. Na seção, o internauta responde a três perguntas e rapidamente recebe indicações dos purificadores Europa mais adequados à sua necessidade, com links diretos para a compra dos produtos, todos certificados com o Selo INMETRO/IFBQ – Certificação Aparelhos Para Melhoria da Água, aprovados com classificação máxima em Retenção de Cloro (C-I). Os produtos elétricos ainda apresentam o Selo INMETRO/BVQI, de segurança elétrica e qualidade construtiva dos materiais, e a linha Noblesse também recebeu o Selo CE – Comunidade Européia, aprovada segundo os rígidos padrões de qualidade do mercado comum europeu.
Na comercialização, o Europa expandiu o parcelamento em até dez vezes no cartão de crédito, trabalhando com todas as principais administradoras do país, além de possibilitar o pagamento em cheques ou boleto bancário, em condições diferenciadas. Além da venda, o consumidor tem a opção de solicitar informações sobre o aluguel de produtos para residências e empresas, opção exclusiva para a Grande São Paulo em prosseguimento a estratégia iniciada pelo Europa em outubro de 2001.
Para realização do novo portal, os trabalhos foram divididos entre duas empresas: Escalena, parceira de longa data com know how avançado em e-commerce; e PictureWeb, a cargo do novo layout e funcionalidades. O portal foi produzido com base
em estrutura de banco de dados, conferindo dinamismo também à atualização das principais informações, que serão alteradas diretamente pelo próprio Europa e entrarão no ar de forma imediata.
"Esses são apenas os primeiros passos do projeto. A Internet está em constante evolução e vamos prosseguir trazendo sempre novidades", diz Marco Antônio Simon, Assessor de Comunicação do Europa e responsável pela implantação do projeto em conjunto com Messias Neves, da Eurocom, que cuidará da administração dos dados. "Com o portal, inauguramos uma nova fase da nossa marca no mundo virtual, aprimorando o mix de iniciativas que contribuem para a percepção da imagem corporativa do Europa e fortalecem nossa liderança de mercado", finaliza Dácio Múcio de Souza.
Grupo Europa |