Editorial

A Revista Meio Filtrante está em festa. Completamos cinco anos de existência, o que é um grande motivo para comemorar num país em que 49,4% das empresas fecham em dois anos e 59,9% não passam do quarto ano de vida, segundo dados do Sebrae.


A Revista Meio Filtrante está em festa. Completamos cinco anos de existência, o que é um grande motivo para comemorar num país em que 49,4% das empresas fecham em dois anos e 59,9% não passam do quarto ano de vida, segundo dados do Sebrae. O que era só uma idéia cresceu com o apoio e contribuição das empresas de filtros e seus sistemas. Além de muito planejamento e uma criteriosa avaliação do mercado, que já chega a mais 1 bilhão de dólares no Brasil e tem potencial de crescimento constante. Não é a toa que todo esse mercado é nossa matéria de capa.
E não foi só a Meio Filtrante que cresceu. Nesses cinco anos, vimos os empresários do setor unirem-se em associações como a ABRAFIPA e ABRAFILTROS; grandes marcas se estabelecerem no Brasil; os fabricantes nacionais evoluírem em tecnologia e se adequaram a novas normas técnicas; enfim, o mercado se profissionalizou e o país tem o orgulho de produzir peças e equipamentos de amplitude global, pela qualidade que vence barreiras e ultrapassa fronteiras, fruto de um ingrediente reconhecidamente brasileiro: a garra dos nossos empresários, que seguem em frente independente das dificuldades impostas pela carga tributária e pela política econômica do país.

Nessa edição especial, trabalhamos com afinco para trazer aos leitores muitas informações sobre o mercado de filtros automotivos e industriais, impulsionados por eventos como a Automec e a Feimafe; a importância dos filtros no mercado de laticínios e também nos sistemas hidráulicos; o papel fundamental da água purificada em procedimentos laboratoriais; os cuidados de manutenção dos reservatórios hidráulicos, componente altamente sujeito a contaminações; um enfoque especial sobre filtros coalescentes na remoção de partículas; métodos de diagnose de filtros de mangas; os 23 anos do Grupo Europa; a definição do INMETRO quanto a certificação compulsória de filtros, purificadores e bebedouros; e a aposta da MANN+HUMMEL em produtos para o mercado de baixo preço, com kits inovadores e linha ecologicamente correta, recém-lançados na Automec.

Comemore conosco, já que você, leitor, é parte integrante e convidado de honra da Meio Filtrante para seguir conosco rumo a um futuro cada vez mais próspero, para todos.

Boa leitura!

Rogéria Sene Cortez Moura
Editora


EditorialCapa
O mercado de 1 bilhão de dólares (Crédito da ilustração do Globo: Dreamstime)

Criação e Desenvolvimento
L3ppm - publicidade, propaganda e marketing Ltda.







Colaboraram nesta edição:

Dácio Múcio de Souza, Antonio Carlos Camargo, Marco Antonio Simon (Grupo Europa); Eng. André Luis Moura, Valdir Montagnoli (DBD Filtros); Helmut Zschieschang, Marlene Dorigon, Carlos Augusto de Souza, Alex Peixoto (Hydac Tecnologia); Moacyr J. Domingues, Dr. Helio Cavicchio e diretoria Abrafipa); Cláudio Chaves, Márcio Zago (Hidro Filtros); Eng. Carlos H. Filártiga, Márcia A. Costa (Spirax Sarco); Eng. Edson Ricco Júnior (Apexfil); Gustavo Branco (Cerâmica Stéfani); Eng. Edevaldo Bonfim Junior, Reginaldo Sanches (Parker); Tito A. Pacheco (Renner Têxtil); Ruy Salles (Eaton Filtration); João Carlos Mucciacito (Cetesb); Francisco Gomes Neto, Fábio Teramoto, Tathyana Prezotti (MANN+HUMMEL); Marcelo de Almeida Braga (M.Air); José Eduardo Bonici (Fluicom); Rafael R. Cardoso (Techfilter); Jayme M. Bydlowski (HB Domnick-Hunter); Dr. Roberto Hermínio Moretti (UNICAMP); Cláudio Oguko Higa (Engefiltro); Cláudia Militz da Costa (Grupo Avipal); Lourival Alves Ferreira (Grupo Vigor); Luiz Antonio Rodrigues Guimarães (Lacticínio Scala); Liliane Cavalcante, Yuri Wyatt (Fala); Cledson Lino Burlin, Fernando Albertão, Christie (Millipore); Mauricio Sanches Graça (MSG Consultores); Jair Appolinário (EATON|Vickers); Carlos Thomsem Junior (Polytec); Eng. Rinaldo Antonio Santos Estima (Açoplast); Aldenir C. Montesso (POLI-FILTRO); Edgard Luiz Cortez (Iteb); Mario Brotto e Juraci Luciano (Filtros Mil).

Os artigos e matérias não refletem a opinião desta revista, assim como declarações emitidas por entrevistados e através de anúncios, sendo de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e anunciantes.

A reprodução total ou parcial das matérias só é permitida mediante autorização prévia da Revista Meio Filtrante, e desde que citada a fonte.

Publicidade