As Novas Gerações Da Internet
Por Meio Filtrante
Edição Nº 30 - Janeiro/Fevereiro de 2008 - Ano 6
TV digital, iPod, YouTube, Orkut, blog, flog, Skype, Voip… Em meio a tantas tecnologias novas, você ou sua empresa estão prontos para esta sopa de letrinhas da tecnologia?
TV digital, iPod, YouTube, Orkut, blog, flog, Skype, Voip… Em meio a tantas tecnologias novas, você ou sua empresa estão prontos para esta sopa de letrinhas da tecnologia? Se ainda não está, ou se ainda está acostumando-se com a internet como uma interface simples, com algumas figuras e texto. Prepare-se, a web 2.0 já chegou e você nem percebeu.
Estamos na era das convergências de mídia, e em breve você acessará a Internet, assistirá ao seu programa favorito (podendo, inclusive, gravá-lo), pagará suas contas de banco, escutará música... tudo isso pela tv. A chegada da TV Digital tornará tudo muito mais acessível. Mais consumidores comprarão sem sair de casa, mais conteúdo será gerado, e você pode não estar pronto para isto.
Além da praticidade em sua sala, já estamos convivendo diariamente com a era interativa. Geradores de planilha, editores de texto e agendas on-line, dicionário participativo, ou simplesmente dividir seus vídeos favoritos com toda uma comunidade antenada de 1 bilhão de pessoas. Esse é o mundo que você manda, você faz. Você escolhe
o que assistir, o que ler, em que formato ficar sabendo de determinada notícia, dar a notícia, debater... não é a toa que você, isso, VOCÊ MESMO, foi escolhido como personalidade do ano de 2006 pela Revista Time. Não há ninguém com maior poder de decisão e com o mundo nas mãos (ou melhor, o mouse e o controle remoto) do que você: Bem-vindo, você chegou à web 2.0.
O que é web 2.0
Este novo conceito, batizado de web 2.0, é baseado no pilar principal de participação e interatividade, de forma extremamente simples. É a comunicação livre e aberta, onde o fator principal é o conteúdo gerado pelos próprios usuários. Ele aproveita-se da inteligência coletiva e a Internet passa a ser uma plataforma única, uma espécie de sistema operacional, leve e rápida, muito diferente dos conceitos atuais de desktop, pesados, lentos e que requerem máquinas mais potentes e processadores mais rápidos. O novo conceito web 2.0 une softwares e sistemas on-line, facilitando a atualização e melhorias do sistema. Melhorias essas geradas na maioria das vezes pelos próprios usuários.
Se você ainda não entendeu o que é a web 2.0 prepare-se, pois a web 3.0 está a caminho
Bernes-Lee, o criador da Internet 1.0 (podemos assim chamá-la), está desenvolvendo um conceito de Internet de terceira geração, nomeada de web 3.0. Este novo conceito tecnológico está embasado em uma Internet mais inteligente, onde o computador adivinharia suas preferências e faria a busca pelo usuário. Uma parcela de estudiosos do assunto identifica a web 3.0 como um sistema que analisa semanticamente as palavras, onde os sistemas compreenderiam os seus significados de acordo com o contexto, executariam as associações e buscas a partir delas, apresentando sempre suas preferências e desejos. Atualmente, o site E-bay realiza alguns testes com esta nova tecnologia.
Diferenças entre web 1.0, 2.0 e 3.0
Web 1.0 – a era dos grandes portais.
É a web convencional, como a conhecemos em sua maioria, onde as páginas são geradas, atualizadas e administradas pelos desenvolvedores e os conteúdos não são participativos. Exemplos: Uol, Terra e Aol
Web 2.0 – A Internet participativa.
É a web atual, onde as páginas e conteúdos são gerados pelo usuário. Existe a participação de multiusuários e os internautas passam de espectadores a atores principais dos conteúdos gerados. Exemplos: Youtube e Wikipedia.
Web 3.0 – A Internet que pensa.
Softwares que interpretam as preferências dos usuários e auxiliam na navegação e tomada de decisões.
O impacto que a web 2.0 promete para o mundo dos negócios é muito significativa. Várias empresas perceberão estas mudanças ao longo dos anos, principalmente com as integrações entre clientes e fornecedores. Você ou seus negócios estão preparados para isto?
Anderson Vicente da Silva Diretor de criação e desenvolvimento web da L3ppm – publicidade, propaganda e marketing Ltda. Atua há mais de 7 anos com tecnologias web. É bacharel em sistemas de informação pela faculdade Fundação Santo André. L3ppm - publicidade, propaganda e marketing Ltda. |