Meio Ambiente

Atualidades e notícias sobre o ambiente


Projeto recompensa preservação ambiental

Tramita na Câmara um projeto que denomina a expressão “serviços ambientais” e prevê transferência de recursos aos que ajudam ou implementam esses tipos de serviço, como compensação.
O projeto de Lei 792/07, do deputado Anselmo de Jesus (PT-RO), considera serviços ambientais aqueles que se apresentam como fluxos de matéria, energia e informação de estoque de capital natural, que, combinados com serviços do capital construído e humano, produzem benefícios aos seres humanos e ao meio ambiente. Exemplificando:

- Bens produzidos e proporcionados pelos ecossistemas, incluindo alimentos, água, combustíveis, fibras, recursos genéticos, medicinas naturais;

- Serviços obtidos da regulação dos processos ecossistêmicos, como a qualidade do ar, regulação do clima, regulação da água, purificação da água, controle de erosão, regulação de enfermidades humanas, controle biológico e mitigação de riscos;

- Benefícios não-materiais que enriquecem a qualidade de vida, tais como a diversidade cultural, os valores religiosos e espirituais, conhecimento (tradicional e formal), inspirações, valores estéticos, relações sociais, sentido de lugar, valor de patrimônio cultural, recreação e ecoturismo;

- Serviços necessários para produzir todos os outros serviços, incluindo a produção primária, a formação do solo, a produção de oxigênio, retenção de solos, polinização, provisão de habitat e reciclagem de nutrientes.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Finanças e Tributação; e de Constituição, Justiça e de Cidadania.

Fonte: www.camara.gov.br / www.aguaonline.com.br


Meio AmbienteMotos poluem seis vezes mais que carros, afirma Cetesb

Segundo informações da Cetesb, agência ambiental paulista, motos novas poluem pelo menos seis vezes mais que os carros novos. As mais antigas, porém, podem poluir ainda mais.
Uma moto nova emite em média 2,3 gramas de monóxido de carbono por km rodado, enquanto um carro novo emite 0,34 gramas.
Tanto a Cetesb quanto a Abraciclo - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, afirmam que os carros têm tecnologia mais evoluída e emitem menos poluentes porque o Proconve - Programa Federal de Controle da Poluição por Veículos - existe há 20 anos, enquanto o Promot - Programa de Controle da Poluição por Motos - foi criado apenas em 2003.
Para reduzir as emissões, é necessário instalar catalisadores nas motos, já que atualmente, as de baixa cilindrada normalmente não possuem esse item. Outro passo será trocar os carburadores por injeção eletrônica. Segundo a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, as motos também deveriam passar por uma inspeção para medir o quanto poluem. A inspeção começará neste ano na cidade para veículos pesados e, em 2009, entram os carros. Até agora, as motos estão fora do processo.

Fonte: Folha de S.Paulo / Cetesb


Meio AmbienteSabesp e Pólo Petroquímico: parceria para reúso de água

A Sabesp e as empresas do Pólo Petroquímico de Capuava assinaram protocolo de intenções que dá início à criação do maior projeto de fornecimento de água de reúso do Brasil.
O Projeto Aquapolo Ambiental vai captar parte do esgoto tratado pela Sabesp na Estação de Tratamento de Esgotos do ABC (ETE-ABC), e, por meio de um duto, transportá-lo até o Pólo Petroquímico do Grande ABC para a produção de água industrial a ser utilizada nos processos fabris.
O projeto contempla, na ETE-ABC, uma estação elevatória e uma Unidade de Nitrificação para remoção de amônia com capacidade para 600 l/s, e infra-estrutura para ampliar a captação e tratamento para 1.000 l/s.
As atuais estações de tratamento de água (ETAs) serão ampliadas e modernizadas, com a colocação de filtros adicionais, a fim de adequar sua capacidade hidráulica e de tratamento para a produção de toda a água industrial necessária para as dez empresas do consórcio. A água industrial será distribuída às empresas do Pólo por meio da rede interna já existente e será utilizada nos processos das plantas petroquímicas, como torres de resfriamento, sistemas de produção de água de caldeiras, etc. O lodo gerado no tratamento será redirecionado à ETE-ABC, por intermédio de um coletor-tronco.
Publicidade