O setor de máquinas-ferramenta e automação industrial tem um novo ponto de encontro para a fomentação de negócios e divulgação de lançamentos e tendências, a Expomafe. A feira, iniciativa da ABIMAQ e entidades apoiadoras
O setor de máquinas-ferramenta e automação industrial tem um novo ponto de encontro para a fomentação de negócios e divulgação de lançamentos e tendências, a Expomafe. A feira, iniciativa da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e entidades apoiadoras, surge como evento oficial do segmento, desde sua primeira edição, já passou a fazer parte do calendário mundial do setor de máquinas-ferramenta.
O intuito do encontro é reunir as principais marcas de máquinas-ferramenta e apresentar as mais recentes novidades tecnológicas em centros de usinagem, tornos, retificadoras, prensas, serras, mandrilhadoras e outros equipamentos, além de oferecer um ambiente propulsor de negócios, parcerias e relacionamentos.
A Expomafe será realizada de 9 a 13 de maio de 2017 no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center e terá uma ampla programação de conteúdo avançado com palestras e eventos paralelos sobre interação de produção, Indústria 4.0 e muitas informações técnicas sobre o setor para a atualização dos visitantes: profissionais, representantes comerciais e estudantes das áreas de Engenharia, Industrial, Manutenção, Produção, Qualidade, Manufatura e outras.
"As feiras de negócios ganharam grande peso no mercado brasileiro e estar presente não significa apenas expor nossos produtos, mas também conhecer a concorrência, acompanhar as novidades e tendências do setor, além de relacionar a nossa marca com o tipo de tecnologia que está sendo exposta", destaca Valéria Marques Lopes, representante da SMC Pneumáticos do Brasil.
O evento também contará com um estande temático com o objetivo de mostrar aos visitantes da feira, sejam eles especialistas ou não da área da manufatura, a importância das máquinas-ferramenta. Quase todos os produtos que fazem parte do cotidiano das pessoas, como canetas e lápis, veículos, equipamentos médicos, aparelhos etc, tiveram em sua produção o uso de pelo menos uma máquinas-ferramenta, o que faz desse setor peça fundamental da indústria.
Tradicional nos eventos coordenados pela Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura (CSMF) da ABIMAQ o estande passa a integrar também a Expomafe. Uma das principais características do espaço é a escolha de um segmento da indústria a cada edição. Em anos anteriores, por exemplo, os temas foram meios de transporte, aeronáutica, qualidade de vida, educação profissional, entre outros.
Cenário atual
A Economia, e consequentemente o mercado industrial, continua bastante instável, porém já é possível notar uma retomada de investimento em alguns setores. Em 2016 a produção industrial começou a dar sinais de recuperação, de acordo com o IBGE, em dezembro houve um crescimento de 2,3%. Dez estados, dos 14 pesquisados tiveram aumento, com destaque para o Ceará com crescimento de 12,4%, em seguida Rio Grande do Sul com 6,3%. Espirito Santo cresceu 5,1%, região nordeste 4,9% e Santa Catarina com 3,6%.
Para Fabio Narahara, diretor de marketing para a América Latina de Tecnologias e Serviços de Compressão da Ingersoll Rand, o ano de 2016 foi desafiador e serviu para prepararmos a empresa para acompanhar a retomada. Segundo a CNI – Confederação Nacional da Indústria, o índice de confiança do empresariado industrial alcançou o maior nível desde janeiro de 2014. Os indicadores da indústria deixaram de cair, mas para ele isso ainda não significa uma recuperação sustentada. A empresa está trabalhando em metas para crescer de forma significativa nesse ano e estar devidamente estruturados para que isso aconteça.
"Acreditamos que a Expomafe é a feira mais relevante para o setor industrial e não poderíamos deixar de aproveitar essa oportunidade para promovermos nossa marca, lançarmos novos produtos e criar oportunidades de negócios. Esse é um evento que utilizamos para reforçar a presença da Ingersoll Rand no Brasil e de estreitar relacionamento com todos os clientes que nos visitam ao longo desses cinco dias de evento", ressalta Fabio.
Valéria destaca ainda que o mercado está em constante crescimento e a empresa acredita que a busca por inovações e tecnologia se mantem, mesmo em meio à situação econômica, que não está favorável. "Hoje a busca de todas as indústrias é aumento da produtividade e diminuição dos custos, o que levaremos para a feira, vai muito de encontro a esta demanda, alinhada a situação atual da economia, pois vamos mostrar na prática as soluções SMC voltadas para economia de energia", completa.
Diante de um cenário positivo e embora essa melhora não deva ser momentânea, as empresas precisam ter um cuidado especial para recuperar o folego estrutural e financeiro, pensando no que pode ainda acontecer no decorrer do ano, principalmente o aumento da demanda de serviço, mas sempre lembrando que o processo será feito de forma gradativa.
"Mesmo com a atual situação política/econômica do país, as vendas este ano estão melhores se comparadas ao ano passado, mesmo período, e acreditamos que faremos mais uma vez uma boa feira e grandes expectativas após a mesma. Apesar da instabilidade do mercado, estamos acreditando que no segundo semestre teremos uma melhora expressiva, como um todo", completa Luciana Ornelas, representante da Kaeser.
Novidades
Atenta à necessidade de cada vez se fazer mais com menos, a SMC apresentará na feira as Soluções Energy Saving, que visam à eliminação de desperdícios e redução do custo com energia elétrica. Esses processos são de cunho global, e contribuem também para o aumento da vida útil dos equipamentos, redução dos índices de manutenção corretiva e, consequentemente, maior disponibilidade dos equipamentos, ampliando a produtividade com menor investimento.
De acordo com Valéria, as soluções Energy Saving permeiam todas as atividades da SMC. É a base, por exemplo, do desenvolvimento de novos produtos, cada vez mais eficientes e econômicos. A empresa também conta com uma equipe de especialistas para avaliar o sistema de ar comprimido dos clientes, incluindo geração, distribuição e ponto de uso, para garantir a máxima eficiência do sistema.
A SMC leva este conceito também para as instituições de ensino, como uma iniciativa para colaborar com a mudança de cultura e trazer aos futuros profissionais, antes que ingresse no mercado, a preocupação com desperdícios e eficiência. "Todos os nossos profissionais estão comprometidos em utilizar as soluções Energy Saving no dia a dia, junto aos clientes, reforçando, dessa forma, a parceria da SMC em contribuir para que alcancem os melhores resultados, ao mesmo tempo em que preservamos o meio ambiente", explica Valéria.
Fabio da Ingersoll Rand conta que para essa edição da Expomafe, a empresa fará o pré-lançamento para a América Latina do novo compressor Série RS 200-250kW Nova Geração, o produto já foi lançado oficialmente na Feira de Hannover, na Alemanha no mês passado e trouxe bons resultados. O diferencial do novo compressor é maior eficiência e melhor qualidade no desempenho.
"Acreditamos que a Expomafe é a feira mais relevante para o setor industrial e não poderíamos deixar de aproveitar essa oportunidade para promovermos nossa marca, lançarmos novos produtos e criar oportunidades de negócios. Esse é um evento que utilizamos para reforçar a presença da Ingersoll Rand no Brasil e de estreitar relacionamento com todos os clientes que nos visitam ao longo desses cinco dias de evento", destaca o diretor.
Responsável pela divisão de bombas da Ingersoll Rand para a América Latina, a ARO irá apresentar na feira um veículo elétrico, uma espécie de controlador equipado com algumas bombas da linha de produtos já existentes.
O mesmo pode ser utilizado como uma unidade móvel de lubrificação e/ou transferência de fluidos em grandes plantas.
Na Bomba de diafragma de 2’’ é utilizado para transferência de sólidos. Cristian Drewes, diretor de vendas da ARO, explica que para a Bomba sanitária ‘FDA’ é utilizado como acionamento eletrônico. Isso permite conexão da bomba ao controlador ARO ou a um PLC, gerando o controle e a eficiência em plantas alimentícias, farmacêuticas ou cosméticas.
Nos Diafragmas ‘one piece’, diafragmas de teflon e back up unidos numa peça só, acabou a necessidade do prato, parafusos e vedações do lado do fluido, com isso foram eliminados vários pontos que exigiam limpeza frequente, portanto aumentado o tempo entre as limpezas. Neste caso, o novo produto foi especialmente projetado para reduzir o tempo e facilitar a limpeza da bomba, principalmente em aplicações sanitárias. Por fim, no Diafragma de teflon de longa vida, permite praticamente o dobro de vida em relação ao diafragma de teflon convencional.
As bombas de diafragma e de pistão têm uma enorme flexibilidade e podem ser utilizadas em inúmeros segmentos industriais e em diversas aplicações tais como: transferência, pintura, extrusão, dosagem, lubrificação, entre outros. Vale ressaltar ainda que o novo controlador pode ser acionando, simultaneamente, em duas bombas eletrônicas.
Além de expor ao mercado as principais novidades e lançamentos de bombas e componentes de automação pneumática. A ARO fará a exposição de produtos e serviços no stand da Ingersoll Rand e apresentações diárias, em uma área reservada do pavilhão, com diversos temas relacionados à tecnologia de bombeamento e automação industrial. De acordo com Cristian essa é uma maneira de atrair bastante o interesse do público.
"Devido a nossa possibilidade de atuar em diversos setores industriais, temos a possibilidade de equilibrar melhor a sazonalidade desses diferentes setores e, por esse motivo, seguimos acreditando em um crescimento moderado para a nossa linha de produtos", completa o diretor.
A Kaeser, empresa especializada no segmento de fornecimento de ar, seja ele de alta ou baixa pressão, fornece produtos e serviços para todos os segmentos que se beneficiam do ar comprimido, como indústrias, estações de tratamento de água e esgoto, locadores de equipamentos para a construção civil, etc. Para essa edição da feira, além de divulgar a marca da empresa, pretende levar ao público visitante a tecnologia e a qualidade de seus produtos.
Uma das novidades apresentada pela empresa será um produto para controle inteligente.
O Sigma Air Manager 4.0 (SAM 4.0) oferece monitoramento e controle eficiente de todos os componentes do sistema de sopradores. O novo equipamento forma o núcleo de um sistema de sopradores, sendo a tecnologia chave para acessar os serviços que a Indústria 4.0 tem a oferecer. Por ser o cérebro central, ele controla várias máquinas com a máxima eficiência e corresponde precisamente com o perfil de vazão de ar necessário. Em poucos segundos o controle analisa os dados operacionais, simula as respostas possíveis e seleciona a alternativa mais eficiente, resultando em um novo nível de eficiência energética.
O SAM 4.0 pode se comunicar em 30 idiomas, sua tela tátil de 12 polegadas mostra se o sistema está operando dentro da perspectiva de gerenciamento de energia. Com ele é possível exibir e analisar dados de pressão, vazão de ar, desempenho, mensagens de manutenção e quaisquer mensagens de falha, passadas ou presentes com a maior facilidade e não apenas no sistema de sopradores. A rede de Internet oferece a comodidade de trabalhar com os dados num PC em seu escritório ou onde você desejar.
Contato das empresas: