Publicidade

Automec Movimenta Indústria De Veículos Leves E Pesados

A indústria automotiva passa por um período de rupturas e transformações. Os clientes estão mudando e buscando cada vez mais pela qualidade dos serviços e pelas manutenções preventivas. Esse cenário é extremamente favorável para o setor


Automec Movimenta Indústria De Veículos Leves E Pesados

A indústria automotiva passa por um período de rupturas e transformações. Os clientes estão mudando e buscando cada vez mais pela qualidade dos serviços e pelas manutenções preventivas. Esse cenário é extremamente favorável para o setor. Dados de mercado apontam que o valor gasto pelo consumidor em reposição pode chegar até R$ 124 bilhões até 2020. Além disso, a expectativa é que a reposição para veículos leves cresça 4,8% ao ano e a de veículos pesados tenha um crescimento de 4,4% ao ano.  
Neste contexto, a 13ª edição da Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviço – Automec - promete movimentar ainda mais o setor, apresentando novidades e estreitando o relacionamento entre as empresas e consumidores. A feira, que acontecerá em São Paulo, de 25 a 29 abril de 2017, é considerada como o maior evento de equipamentos de reposição da América Latina. 
A perspectiva para a 13ª Automec é que estejam presentes na feira mais de 1.500 marcas nacionais e internacionais e cerca de 70 mil visitantes. Diversas empresas renomadas no setor já confirmaram presença, reforçando ainda mais a importância do evento. A revista Meio Filtrante conversou com alguns dos expositores confirmados e adianta com exclusividade algumas novidades do evento. 
Nesta edição, a feira, que é realizada há mais de duas décadas, voltará ao seu formato original e reunirá os setores da indústria de veículos pesados, leves e comerciais – as feiras eram realizadas separadamente desde 2007. 
A KSPG, que participa da Automec desde as primeiras edições, avalia esse formato de forma positiva. "Desde o início estamos presentes na Automec porque reconhecemos a relevância deste evento para o mercado de reposição não só Brasil, mas mundialmente. As expectativas são positivas, pois a feira voltou ao modelo original com a integração das linhas leve e pesada. Isso não acontecia desde 2008, portanto esta edição estará bem completa, o que agrada visitantes e expositores. Além disso, o novo local (Expo São Paulo) também reúne uma série de benefícios, como climatização, estrutura moderna e estacionamento amplo, oferecendo melhores condições para a realização do evento", afirma a gerente de marketing da KSPG, Talita Peres.    
A Fram/Sogefi é outra empresa que participa da Automec desde o início da feira e que tem boas perspectivas para essa edição. "A Automec é um dos principais eventos do setor e temos como essencial a nossa participação. Temos a oportunidade de mostrar ao público visitante (formadores de opiniões, montadoras, distribuidores, representantes, varejistas, aplicadores e consumidores) as mais novas tecnologias e os últimos lançamentos, sem contar com a troca de experiência e relacionamento, essenciais para a evolução das parceiras de sucesso", ressalta Marcelo Silva, diretor de vendas IAM Brasil e exportação da Fram/Sogefi. 
Desde 2001 a Wega Motors apoia e participa da Automec. O diretor de vendas e marketing da empresa, César Costa, acredita no potencial do evento e promete apresentar os principais lançamentos da Wega Motors durante a Automec. "Por se tratar da maior feira de autopeças da América Latina, é muito importante participar e apresentar as novidades da Wega. Nossa expectativa é muito grande, esperamos fazer muitos negócios durante a feira", comenta César. 
Já a Freudenberg participa da feira desde 2009. A empresa sempre opta por participar da Automec pelo fato do evento ser uma ótima oportunidade de negócios e de relacionamentos para toda a cadeia de reposição automotiva e acredita no potencial dessa edição. "A nossa expectativa para esta edição é que ela seja positiva para os nossos negócios e que contribua, de forma geral, para dar um novo ânimo para os próximos meses, levando em consideração o contexto atual do mercado", diz Marcela Cristina Branco Rodrigues Diniz, executiva de vendas after-
market Brasil da Freudenberg. 
A Seineca participa junto com os fabricantes chineses desde 2011 e com estande próprio desde 2013. A empresa reconhece a importância do evento e tem boas expectativas para a nova edição. "A Automec permite uma atualização de informações sobre as linhas de produtos com novidades tecnológicas e lançamentos. Contribui com a movimentação do setor com novos clientes que vem em busca de oportunidades de novos fornecedores, permitindo construir novas parcerias e ter melhores condições de fidelização", destaca Sergio Gazarini,  diretor comercial da Seineca.

 

Serviço
13ª edição da Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviço – Automec
Data: 25 a 29 abril de 2017
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5, Água Funda - São Paulo
Site: www.automecfeira.com.br


Novidades
A Automec é considerada como uma vitrine do mercado de reposição da indústria de veículos leves e pesados. Com tamanha importância, as empresas encontram na feira o momento ideal para apresentar os lançamentos e reforçar o posicionamento de seus produtos. 
A Filtros Brasil, que irá participar da Automec pela primeira vez, apresentará na feira os lançamentos da empresa. "A Filtros Brasil é a maior fabricante exclusiva de filtro de cabine da América Latina, o nosso produto é o filtro de cabine e vamos apresentar seu portfólio de aplicação em linhas e modelos de produtos, como também as duas variações de matéria-prima: meio filtrante e carvão ativado, nossa linha de lançamento de 2017. Iremos nos apresentar ao distribuidor como uma oportunidade de negócio, já que o mercado de reposição ganhou destaque neste período de crise nas montadoras, onde a venda de veículos zero teve uma significativa queda e a manutenção da frota de veículos circulantes necessita de revisão", contam Raquel F. B. Galli, diretora comercial, e Nelma Tinello, supervisora de marketing da Filtros Brasil. 
Já a Wega Motors irá apresentar a linha de filtros de Carvão Ativado e todos os lançamentos que efetuados nos últimos 12 meses. "Vamos reforçar o conceito de troca do filtro do Ar Condicionado, o mais importante para a saúde. O público pode esperar um atendimento personalizado a todos os visitantes, nosso conceito é ter um stand aberto ao público. Vamos apresentar nossos lançamentos e novidades no nosso catálogo de produtos. A Wega quer ficar mais próxima do aplicador, levar mais informações a todos", ressalta César. 
Na Automec, a KSPG seguirá uma linha mundial de exposições em feiras, buscando fortalecer cada vez mais a identidade corporativa da empresa em qualquer parte do mundo. "Procuramos sempre apresentar as mais novas tecnologias em peças de motor e, claro, com a preocupação de alinhar tecnologia com sustentabilidade do motor, maior potência e conforto. Através da nossa divisão de aftermarket, a Motorservice, que pertence ao grupo Rheimentall Automotive participaremos da Automec apresentando a nossa linha de componentes de motor que incluem anéis, pistões, válvulas, camisas, kits de motor, bielas, bronzinas, filtros, bombas de água e bombas de óleo. Esses itens são essenciais na reparação do motor de veículos das linhas leve e pesada", explica Talita. 


Automec Movimenta Indústria De Veículos Leves E Pesados

A Seineca busca ser a mais nova opção do mercado, sendo a primeira empresa chinesa com investimentos em solo brasileiro, possui no estado do Rio de Janeiro ampla infraestrutura para atender seus distribuidores, com Centro de Distribuição próprio e estrutura administrativa completa. Como parte da estratégia de expansão e  investimentos previstos para os próximos anos, ela estará presente na Automec apresentando suas linhas de filtros automotivos. "A Seineca vem dar ao mercado mais uma opção de consumo, com uma linha completa para atender a frotas de veículos de menor tamanho, além dos modelos tradicionais fabricados no Brasil", explica Sérgio. 


Automec Movimenta Indústria De Veículos Leves E Pesados

A Freudenberg e a micronAir irão apresentar, durante a Automec 2017, o que se chama de a ‘evolução’ dos Filtros de Cabine, tendo como linhas principais, os Filtros de Partículas, os Filtros de Carvão Ativado e Filtros Anti-Alérgenos. "O Filtro de Partícula micronAir® fornece uma das melhores filtragens atualmente disponíveis para partículas respiráveis, como fuligem e pó industrial, por exemplo, e está de acordo com os principais requisitos exigidos pela indústria automotiva. O Filtro de Carvão Ativado micronAir®, por sua vez, fornece um benefício duplo em termos de qualidade do ar, com a máxima proteção e conforto dentro do veículo. E, por último, o Filtro Anti-Alérgeno é três vezes mais potente contra o ar de má qualidade, garantindo a neutralização de alergênicos de forma mais duradoura e mais confiável", indica Marcela Cristina. 


Automec Movimenta Indústria De Veículos Leves E Pesados

A Fram/Sogefi levará para a Automec 2017 os últimos lançamentos para o mercado do Aftermarket. "Por sermos fornecedores de produtos originais para as principais montadoras do país, temos em linha os últimos lançamentos para o mercado de reposição; e nosso departamento de R&D está sempre buscando inovações para melhor atender ao mercado da indústria automotiva e suas necessidades. Somos reconhecidos em todo o mundo pela alta qualidade e tecnologia, tanto que nossa marca está presente em fabricantes como Aston Martin, Ferrari e Maserati", destaca Marcelo. 



Números da Automec
• Mais de 2 décadas de existência;
• Mais de 1500 marcas participantes;
• Aproximadamente 70 mil visitantes;
• 90 mil m² de exposição;
• 62 países presentes;
• Mais de 12 milhões de impactos de mídia.

 

Mercado
A 13ª edição da Automec acontece em um momento propício para a indústria de veículos leves e pesados. O Brasil é hoje o sétimo maior mercado e o sexto maior produto de veículos. O mercado total de reposição foi estimado em R$23,1 bilhões em 2014, incluindo peças e fluidos. Ele deve crescer 4,6% ao ano, podendo chegar a R$ 104 bilhões até 2020. Além disso, estima-se que a frota brasileira de veículos leves e pesados crescerá 3,1% ao ano até 2020 e o valor gasto pelo consumidor em reposição pode chegar até R$ 124 bilhões até 2020. "As condições são favoráveis porque o mercado de reposição atende a frota em circulação que cresceu nos últimos anos. São 42,5 milhões de veículos. Além disso, as pessoas estão optando em fazer manutenção do usado a trocar pelo novo", analisa Talita. 
Acredita-se que 2017 será o ano do Aftermarket, para o qual estima-se um crescimento de 22,1%, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas Automotivos e Industriais (Abrafiltros). Esta previsão traz um pouco mais de otimismo e pode gerar grandes oportunidades. 
"O maior desafio no momento está na grande competitividade, de produtos similares, por preços e qualidades tão desiguais. É por isso que mantemos o foco na qualidade e confiabilidade dos produtos originais Freudenberg", afirma Marcela Cristina. 
Diante desse cenário favorável, a Automec promete movimentar ainda mais o setor. "Essa feira permite uma atualização de informações sobre as linhas de produtos com novidades tecnológicas e lançamentos. Contribui com a movimentação do setor com novos clientes que vem em busca de oportunidades de novos fornecedores, permitindo construir novas parcerias e ter melhores condições de fidelização", ressalta Sergio. 
Na visão de grande parte dos expositores, as dificuldades econômicas do Brasil não representam grandes barreiras para o segmento e a Automec será o momento ideal para fomentar novos negócios. "Para o mercado num contexto geral é uma grande oportunidade de novos negócios, criar possibilidades de investimentos em novos produtos e novas parceiras. E a Filtros Brasil segue nesta proposta, com a política comercial firmada em atuar em duas frentes de negócio, Rede de Distribuição para o mercado de reposição  e Private Label atendendo as principais industrias do mercado automotivo, temos como objetivo oferecer um produto de qualidade de forma atrativa e rentável, já que para o mercado de filtro de cabine a crise econômica foi superada,  trabalhamos com números positivos de crescimento que nos fazem acreditar e investir neste produto, por tudo isso, estaremos presentes na Automec", explicam Raquel e Nelma. "Apesar do momento que vivemos no mercado brasileiro, acreditamos no sucesso, uma vez que a frota circulante nos últimos anos vem evoluindo significantemente, nos trazendo oportunidades diárias de novos negócios. Temos a recente mudança da planta da Sogefi da cidade de São Bernardo do Campo para a região de Atibaia. E, este grande investimento do grupo no Brasil, nos garante acreditar em resultados positivos e na confiança que a companhia possui em nosso mercado", complementa Marcelo. 
Para César, as perspectivas para 2017 são boas, uma vez que em 2016 o setor já driblou a crise e conseguiu crescer. "Em 2017 com a volta da  confiança na economia esperamos um ótimo ano para o setor. Uma feira tão grande e com grandes fábricas como a Automec mostra o quanto o mercado está confiante no crescimento do setor. Distribuidores do Brasil inteiro vão visitar a feira, então é uma grande oportunidade de fortalecer a nossa marca", afirma. 


Contato das empresas:
Filtros Brasil: www.filtrosbrasil.com.br
Fram/Sogefi: www.fram.com.br

Publicidade