No Coração Da Mata Atlântica, Empresa Tratou Mais De 630 Milhões De Litros De Água Contaminada Com Óleo

Há tempos a preservação do meio ambiente - desde a manutenção dos recursos naturais até a não-poluição do planeta - são pautas de extrema importância em todas as esferas governamentais e empresariais, principalmente quando se fala em água ou em petróleo


No Coração Da Mata Atlântica, Empresa Tratou Mais De 630 Milhões De Litros De Água Contaminada Com Óleo

Há tempos a preservação do meio ambiente - desde a manutenção dos recursos naturais até a não-poluição do planeta - são pautas de extrema importância em todas as esferas governamentais e empresariais, principalmente quando se fala em água ou em petróleo e seus derivados.
Focando a relação de consumo e preservação entre água e óleo, sabe-se que um litro de óleo lubrificante pode contaminar um milhão de litros de água. Isso significa que 1.000 litros desse óleo podem destruir uma estação de tratamento de água para 50 mil habitantes.
Diante desse cenário, quando a vertente sócioambiental ainda não era pauta dos assuntos corporativos, o químico David Siqueira de Andrade decidiu empreender de forma inovadora e sustentável criando a Supply Service, empresa de coleta, tratamento e descarte de água e resíduos contaminados com óleo. Há 25 anos tendo sua sede principal instalada no coração da Mata Atlântica, na cidade de Tapiraí/SP, a Supply Service é pioneira no segmento e uma das principais empresas responsáveis por contribuir positivamente com a logística reversa prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos, tendo como principais clientes Indústrias e Postos de Combustíveis.
Os números impressionam e ilustram bem o trabalho realizado. Até final de 2016, 634 milhões de litros de efluentes (água mais óleo) tratados, cerca de 89 milhões de quilos de resíduos sólidos classe I destinados ao coprocessamento em cimenteiras, 40 milhões de litros de óleo lubrificante destinados à reciclagem, mais de 7.200 toneladas de plásticos e metais reciclados.
Com relação a água, para ter uma comparação, se cada metro cúbico tratado pela Supply Service fosse empilhado um em cima do outro poderiam ser erguidas cinco pilhas do tamanho do monte Everest a maior montanha do mundo. 
Fato que passa despercebido pela população diz respeito ao óleo do motor dos automóveis. Embora seja imprescindível para o bom funcionamento do veículo, o óleo lubrificante pode se tornar um grande vilão para o meio ambiente se não for corretamente destinado após a troca.  Considerando que somente a frota da cidade de São Paulo está estimada em mais de 8 milhões de veículos segundo o DETRAN, são cerca de 24 milhões de litros de óleo utilizados, o que daria para encher, praticamente, nove piscinas olímpicas.
Por isso, é importante destacar que a coleta e correta destinação das embalagens plásticas usadas e contaminadas com óleo é prevista em legislação específica e deve ser obedecida por postos de combustíveis, concessionárias, transportadoras, oficinas mecânicas e empresas afins. Afinal, o descarte de óleo diretamente no solo, além de impactar no meio ambiente, pode seguir para o lençol freático e, em seguida, para os lençóis de água, causando o comprometimento desses recursos.
Essa é uma situação de alto risco e que, se não for rápida e largamente disseminada, pode nos conduzir a uma situação caótica e alta vulnerabilidade.
Segundo Andrade, "mesmo antes de todas as leis já existentes em torno desse tema, a Supply já realizava o trabalho de reciclagem. Desde 1992 nos tornamos especialistas no tratamento final de materiais contaminados com óleo e no rerrefino de óleo lubrificante. O trabalho é garantir que um dos principais resíduos de postos de combustíveis - o óleo lubrificante - tenha uma destinação compatível com a necessidade de preservação do meio ambiente. Além disso, ainda existe a destinação correta dos filtros usados, embalagens de óleo, terra contaminada com óleo, panos e estopas usadas contaminadas com o produto, a responsabilidade também recai sobre outro tipo de estabelecimento, como concessionárias e oficinas mecânicas".


No Coração Da Mata Atlântica, Empresa Tratou Mais De 630 Milhões De Litros De Água Contaminada Com Óleo

Mercado: Leis e Ocorrências
Para regulamentar essa questão, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) criou, em 2005, a Resolução 362 que determina como deve ser feito o armazenamento, o recolhimento e o destino do óleo lubrificante usado. De acordo com a norma, todos os estabelecimentos que vendem o produto são obrigados a fazer a troca e encaminhar o óleo usado para rerrefino. Além do benefício ambiental, esse processo também oferece vantagens econômicas, pois quando coletados e corretamente encaminhados à reciclagem, os chamados produtos são transformados novamente em óleo lubrificante, numa proporção de 75% a 80% de aproveitamento. Já a reciclagem do óleo usado é definida pela Resolução 9 do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente), de 1993. Quanto aos filtros de óleo, estopas e panos utilizados nas trocas, que também estão contaminados com óleo, a resolução CONAMA 273/2000 proíbe que o descarte seja feito de forma indiscriminada, seja simplesmente jogando em lixo comum, seja vendendo a sucateiros ou para empresas não autorizadas.
O Presidente da Supply Service alerta que o óleo contido nas embalagens plásticas e a água para sua lavagem são poluentes que precisam ser destinados às empresas que tratam de resíduos oleosos para não haver contaminação dos rios e do solo. Nos postos de gasolina, por exemplo, já existe a obrigatoriedade de terem uma caixa separadora, onde são dissociados óleo e água. Com isso, toda água proveniente da lavagem dos tanques, de veículos, dos resíduos e das caixas separadoras é tratada por empresas como a Supply Service e enviada à Sabesp como água de reúso. "Portanto, a reciclagem e o reúso destes itens são imprescindíveis para a proteção do meio ambiente, pois nenhum deles será incorretamente descartado em lixos comuns ou aterros sanitários", esclarece Andrade. O não cumprimento das normas pode acarretar multa, reclusões ou encerramento das atividades dos postos e empresas que não realizam a correta destinação do material oleoso. A reclusão pode ser de um até cinco anos e a multa pode chegar a R$ 50 milhões.


No Coração Da Mata Atlântica, Empresa Tratou Mais De 630 Milhões De Litros De Água Contaminada Com Óleo

David Andrade destaca: "a redução do descarte incorreto e o incentivo à coleta seletiva e reciclagem das embalagens plásticas usadas trazem uma série de benefícios à sociedade: preservação do meio ambiente, aumento da vida útil dos aterros, geração de empregos, economia de energia e de recursos naturais, entre outros".
No caso das embalagens plásticas, é possível observar que boa parte é descartada no lixo comum ou, até mesmo, vendida para sucateiros e catadores de lixo. Para esse tipo de coleta, a Supply Service disponibiliza o Kit-Posto, que foi desenvolvido para dar mais comodidade e organização para os locais que necessitam separar os objetos que tiveram contato com o óleo, evitando o derramamento de óleo em vias públicas e solo, além de fazer cumprir a lei. 
Para atender essa demanda, a Supply Service conta com uma frota especializada com aproximadamente, 85 caminhões, tendo motoristas e ajudantes treinados e credenciados na ANP (Associação Nacional do Petróleo), oferecendo capacitação, segurança e qualidade ao serviço.
Garantindo a destinação de 100% dos resíduos coletados, a Supply Service está devidamente certificada com as ISO 9001 e ISO 14001, e também conta com unidades estratégicas em Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e São José dos Pinhais (PR). Além dos tanques para armazenamento, separação tratamento de óleo e água, as unidades possuem equipamentos como trituradores de plásticos e estação de tratamento de efluentes industriais.
David Andrade reforça a questão da sustentabilidade: "É preciso que as pessoas ajudem a fiscalizar. Ao trocar o óleo em posto, concessionária ou oficina mecânica, é necessário verificar se existe o descarte correto e, dessa forma, ajudar a diminuir as estatísticas prejudiciais à natureza. É um papel de responsabilidade social e ambiental com o qual todo cidadão deve se comprometer", completa.
E, para não cairmos na cobrança de Dante Alighieri - "as leis existem, mas quem as aplica?" - é necessário que todo cidadão exerça seu papel fiscalizador, deixando a passividade de lado e mantendo a iniciativa de cobrar e exigir das marcas, produtos e serviços que consome uma postura transparente, ética e principalmente responsabilidade social e ambiental. 


No Coração Da Mata Atlântica, Empresa Tratou Mais De 630 Milhões De Litros De Água Contaminada Com Óleo


Supply Service 
Tel.: (15) 3277-4700
Publicidade