Filtrado
Por Meio Filtrante
Edição Nº 85 - Março/Abril de 2017 - Ano 15
O que acontece no mercado de filtros
Abrafiltros destaca ações realizadas em 2016
No ano em que celebrou dez anos de atividade, a Abrafiltros - Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas - Automotivos e Industriais, realizou diversas ações em prol do desenvolvimento do setor de filtração. "Tivemos uma agenda intensa de trabalho, com o propósito de atender os associados e promover avanços para o mercado", afirma João Moura, presidente da entidade.
O Programa Descarte Consciente Abrafiltros de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo cumpriu as metas estabelecidas nos estados onde está implantado - São Paulo, Paraná e Espírito Santo, tendo ainda havido a renovação do Termo de Compromisso no Paraná, que tem vigência de quatro anos. No geral, em 2016 foram reciclados mais de 2,3 milhões de filtros e o resultado contribuiu para alcançar a expressiva marca de filtros reciclados desde o início do programa em 2012, vide abaixo.
Entre as atividades, a Abrafiltros, por meio da equipe e do corpo diretivo, promoveu no ano passado 26 reuniões das Câmaras Setoriais de Filtros Automotivos e Industriais, realizou a comemoração dos 10 anos da entidade, desenvolveu trabalhos jurídicos e tributários acerca da classificação fiscal de filtros de combustível, além de implementação da área comercial da entidade e apoio institucional ao IX Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos e à Pollutec Brasil - Feira Internacional de Tecnologias e Soluções Ambientais e participação em diversas feiras ligadas ao setor, incluindo a Filtech, na Alemanha, para acompanhar as tendências do setor de filtração, gerar novos contatos e informações aos associados.
A entidade também realizou o primeiro workshop da área de filtros industriais e o Ciclo de Palestras Abrafiltros, com temas de interesse como a crise política no Brasil e os reflexos na iniciativa privada; engajar e fidelizar clientes e colaboradores em tempos de crise; a produção de árvores para atender a indústria; e as perspectivas de crescimento para 2017, abordados por especialistas em cada setor. Iniciou ainda ações para desenvolvimento da pesquisa de desempenho do setor e realizou a eleição da nova diretoria para o biênio 2017/2018.
"Registramos nosso agradecimento à Diretoria, associados, prestadores de serviço e a nossa equipe de trabalho. Em um ano difícil e turbulento, conseguimos com o empenho de todos superar as dificuldades e obter resultados significativos, o que demonstra que com união e perseverança, é sempre possível avançar", finaliza Moura.Programa Descarte Consciente Abrafiltros já reciclou mais de 7 milhões de filtros usados do óleo lubrificante automotivo
O programa Descarte Consciente Abrafiltros de logística reversa dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo, terminou o ano de 2016 com o recorde de 7.044.919 filtros reciclados, desde quando foi implantado em São Paulo em julho de 2012.
A estimativa considera o peso médio de 390 gramas por filtro entre veículos leves e pesados, sendo que o volume total dos filtros reciclados chegou a 2.747.518 kg em dezembro de 2016.
A previsão para 2017 é que sejam coletados 1.009.350 kg de filtros usados de óleo lubrificante automotivo em 123 municípios dos três estados, equivalente a reciclagem de 2.588.077 filtros usados do óleo lubrificante automotivo.
Poli-Filtro diversifica linha de produtos e expande mercado de atuação
Como parte da expansão estratégica e diversificação de mercado implatado pela gestão da Poli-Filtro, a empresa iniciou o processo de distribuição de óleos lubrificantes para atender uma necessidade de nossos clientes, o mercado de autocenters e consumidores.
A nova linha de produtos comercializado pela empresa é fabricado pela YPF, considerada a terceira maior pretolífera das Américas, e líder em exploração e produção de hidrocarbonetos na Argentina. Sendo a maior empresa na Argentina, com 40% de market share em lubrificantes, soma mais de 1500 postos de combustível e um faturamento de 17 bilhões de dólares ao ano. Sua planta de lubrificantes, em La Plata, é uma das mais modernas da América Latina, com excelência em qualidade e as certificações ISO 9001, 14001 e TS 16496.
A empresa começa disponibilizar para o mercado uma linha completa de lubrificantes para carros de passeio e veículos pesados e extra pesado, Djalma Baute, gerente geral da empresa, comenta "Fomos atrás de um dos maiores fabricantes do mundo, com produtos de qualidade e preço competitivo, e esta nova linha complementa significativamente nosso portfólio de produtos", finaliza.
A Poli-Filtro é atualmente a maior distribuidora de filtros automotivos para equipamentos pesados do Brasil e a nova linha de produtos e atuação complementa as ações e estratégias da empresa para chegar a outros mercados de atuação e fortalecer ainda mais a sua presença em áreas regionais, que possuí matriz em São Paulo e filiais em Cuiabá, Manaus e Porto Alegre.
Saiba mais: www.polifiltro.com.br