Segurança e economia devem ser consideradas na hora da escolha
A água é uma substância vital para a sobrevivência humana. Entretanto, ao mesmo tempo em que o líquido pode ser uma fonte de saúde, ele também pode ser, quando não tratado ou manuseado adequadamente, o agente causador de doenças e infecções. Devido a isso, é comum a preocupação com a qualidade da água destinada para o consumo humano. Nessa procura é comum o consumidor questionar:
O que é melhor? A água filtrada ou a mineral?
Para ser considerada potável, a água deve apresentar quatro características: ser insípida (não ter gosto), inodora (não ter cheiro), incolor (não ter cor) e ser desprovida de microrganismos como os termotolerantes que causam doenças. Com base nessas características é correto afirmar que tanto a água filtrada ou purificada, quanto a mineral, quando tratadas e manuseadas de formas corretas, são adequadas ao consumo humano.
Por isso, na hora da escolha entre uma das opções é importante analisar questões como segurança, comodidade e economia.
Como saber se o filtro é de confiança?
Veja se a empresa tem a certificação do Inmetro. Esse selo qualifica o produto, mostrando se ele é de média ou total confiança. Existem alguns filtros no mercado que eliminam apenas 50% do cloro, do barro etc., e essas informações devem estar relatadas no produto na hora da compra. Além disso, é preciso escolher um produto que:
– Tenha um bom custo benefício, ou seja, um valor compatível com a concorrência;
– Seja de uma marca conhecida no mercado;
– Ofereça assistência técnica acessível;
– Traga explicações sobre a manutenção;
– Caiba no seu orçamento durante um ano.
|
Filtros residenciais
Existem duas categorias de filtros residenciais disponíveis no mercado: os por pressão, que funcionam conectados à rede hídrica, ou por gravidade, que passam a água de um recipiente para o outro, como é o caso dos filtros de barros. "Os filtros de pressão podem ser divididos em dois tipos: ponto de uso (POU), aplicados no local de consumo da água, filtrando impurezas solidas e, normalmente, também o cloro e outras partículas, ou ponto de entrada (POE), que aplicados na entrada da residência, filtrando impurezas sólidas", explica o gerente de marketing da empresa Filtros Planeta Água, Juliano Frizzo.
A maioria dos filtros disponíveis no mercado tem como objetivo a remoção do material particulado. Em alguns casos, os equipamentos também eliminam o cloro residual e há ainda aqueles que possuem a Eficiência Bacteriológica e garantem uma água livre de bactérias. Os filtros que possuem a Eficiência Bacteriológica estão devidamente identificados com o selo do Inmetro. "Não é uma obrigação que todos os filtros tenham o selo de eficiência bacteriológica, uma vez que essa função de eliminar bactérias também é cumprida pelo uso de cloro nas estações de tratamento de água", indica Juliano.
De acordo com Alexandre Tambasco, gerente de marketing da Lorenzetti, o mercado de filtros e purificadores conta com tecnologias confiáveis para o controle de bactérias, garantindo uma água segura para o consumo humano.
"A Lorenzetti investe em inovação para produzir soluções com tecnologia e qualidade. Tratam-se de filtros e purificadores que, por meio de diversas etapas, retiram elementos físicos e/ou químicos da água, tornando-a saudável para consumo. São aparelhos que realizam o controle do nível microbiológico, ou seja, evita a proliferação de bactérias, tornando-a água pura e confiável", afirma Alexandre.
As principais informações que o consumidor precisa conferir na hora da compra de um filtro residencial são: tipo do produto (POU ou POE), selo do Inmetro, as capacidades de filtragem de partículas, a vida útil e vazão do filtro. "É fundamental que o consumidor entenda quais são as suas necessidades e adquira um filtro compatível com isso. Outro ponto muito importante é a marca, se a marca não parecer confiável ou oferecer muito sem provar nada, é necessário uma pesquisa mais aprofundada antes da compra", recomenda Juliano.
Facilidade de instalação e manuseio, bem como a manutenção do filtro também são pontos que devem ser observados na hora da compra do equipamento. "Todo aparelho necessita de manutenção correta e dentro dos prazos sugeridos pelo fabricante. Os produtos da Lorenzetti se destacam pela facilidade na troca do refil, que pode ser efetuada pelo consumidor, sem a necessidade da presença de um técnico", diz Alexandre.
O design e a praticidade do produto podem ser importantes diferenciais na hora da escolha do filtro. "Purificadores de água gelada com indicador de troca de refil e que tenha eficiência bacteriológica são adicionais em um purificador que podem trazer mais facilidades para o usuário e mais segurança ao beber água", comenta o analista de marketing de produto da Pentair, Adilson Junior.
Doenças
A ingestão de água contaminada com microrganismos presentes na urina, fezes humanas ou de animais, pode transmitir uma série de doenças infecciosas. Confira algumas delas:
- Cólera;
- Febre tifoide;
- Amebíase;
- Leptospirose;
- Giardíase;
- Hepatite infecciosa;
- Diarréia.
|
Água mineral
Para a água ser considerada mineral, deve conter minérios em sua composição como, cálcio, ferro, magnésio, zinco, entre outros, provenientes de formação subterrânea. O líquido é obtido a partir das nascentes naturais ou de profundos lençóis através de tubulação de aço inoxidável.
Por ser extraída de fontes naturais e conter minerais importantes para a saúde, a água mineral é tida como um líquido seguro e até saudável para o organismo. Entretanto, os riscos da bebida se encontram no armazenamento, transporte e manuseio.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz em 2011, descobriu-se um alto índice de contaminação pela bactéria Pseudomonas aeruginosa em galões e garrafas de água vendidos no Brasil. Essa bactéria, vulgarmente conhecida como bactéria de nadador, causa infecções urinárias, sanguíneas e respiratórias e pode levar à morte, principalmente em pessoas com imunidade baixa. Atualmente, ela é a terceira maior responsável por infecções hospitalares no Brasil.
A pesquisa liderada pela nutricionista Samara Custódio Bernardo analisou 100 galões retornáveis de 20 litros, 50 garrafas de 1,5 litro e 50 de 500 ml de água mineral. Entre os galões, 40% estavam contaminados contra apenas 2% das amostras das garrafas. Samara explica que essa discrepância se deve ao fato de os galões serem mal higienizados antes de receberem a água mineral nas distribuidoras e fábricas e alerta que as bactérias P. aeruginosa têm alta capacidade de se unirem umas às outras e formarem uma espécie de lodo, chamado biofilme. "Essa película protege as bactérias e as ajuda a crescer e aderir à superfície dos galões, quando estes não são limpos", explica.
Se o galão não é higienizado corretamente antes de receber a água, o biofilme permanece e contamina a nova água. Normalmente, essa película não é visível a olho nu; somente em casos graves de contaminação é possível enxergá-la.
A pesquisadora explica que a presença deste tipo de bactéria na água é comum, pois esse é o seu meio natural. O problema é que as amostras analisadas apresentaram quantidades de até 24 vezes acima da quantidade limite considerada aceitável pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de duas bactérias por mililitro.
De acordo com o decreto-lei 7.841, de 8 de agosto de 1945, da Presidência da República, que dispõe as normas para a extração e o comércio de água mineral, depois de ser retirada da fonte, a água mineral deve ser diretamente engarrafada e armazenada em local fresco e arejado para se manter segura para o consumo. A água mineral não possui um prazo de validade, entretanto, erros no armazenamento podem fazer com que o líquido seja contaminado e se deteriore. "Os galões de água mineral são uma incógnita. Não posso dizer que são livres de bactérias, pois na exposição excessiva ao sol as garrafas podem liberar toxinas do plástico, é difícil saber se há algum cuidado sobre isso. O que posso dizer é que não consideramos água engarrafada a opção mais segura para consumo, muito menos se esses galões são reutilizáveis", afirma Juliano.
A economia e a comodidade também são diferenciais positivos dos filtros e purificadores em relação á água mineral. "Um fator importante é o custo-benefício do purificador quando comparado ao galão de água, uma vez que alguns dos modelos oferecem a capacidade de purificar seis mil litros, o equivalente a 300 galões de água. Outro fator é o desconforto de levar o galão de água até a residência e colocá-lo no suporte, atividade que também pode implicar na qualidade da água", ressalta Alexandre. "Os filtros de água são mais econômicos, pois reduzem em muito o preço por litro de água consumido, são ecológicos já que reduzem a quantidade de garrafas produzidas e lançadas no meio ambiente e são práticos por possuírem trocas fáceis dos refis. Gosto de prever situação, então imagine que você acorda no meio da noite com sede e vai buscar água na cozinha e o galão está vazio. Se você não tem um filtro de água, pode se arriscar consumindo a água não filtrada ou ficar com sede. Se você tem um filtro de água, esse problema nem seria notado", complementa Juliano.
A certificação do Inmetro é uma ferramenta que garante a confiabilidade dos filtros. "Outra vantagem de optar pelo filtro ou purificador de água é a vasta gama de opções no mercado que pode se adequar às necessidades específicas. Existem filtros para torneira, para chuveiro, portáteis, com água gelada, etc. Portanto, o filtro doméstico leva vantagem no quesito facilidade de instalação e uso, economia, segurança e acessibilidade, gama de opções", destaca Adilson.
Assim como os sistemas de filtragem os sistemas de armazenamento de água mineral ou galões, geralmente de 10 ou 20 litros devem seguir algumas normas e especificações técnicas previstas na portaria 387 de 2008, que disciplina o uso das embalagens retornáveis destinadas ao envazamento e o processo de fabricação dos recipientes deve atender integralmente os requisitos da norma ABNT NBR 14.222/2005 que estabelece requisitos mínimos de qualidade e os métodos de ensaios.
Mercado
O mercado de filtros e purificadores conta com produtos de alta qualidade e tecnologia de ponta que, com a manutenção adequada, garantem uma água segura para o consumo humano.
A Filtros Planeta Água é especialista em filtros, purificadores e refil para melhoria da qualidade de água. Os principais diferenciais da empresa é que ela trabalha com refis para diversas marcas de filtros do mercado, sendo a melhor opção para os consumidores que querem ter alta qualidade de água, com baixo custo na manutenção de seus filtros e, também, a transparência e o auxílio aos consumidores e aos revendedores no treinamento com informação de qualidade, materiais de auxílio e confiabilidade da marca que é, ademais, certificada ISO 9001, garantindo a padronização dos processos e da melhoria contínua. "Nossos produtos têm diferenciais na qualidade, com o uso das melhores tecnologias e matérias-primas para a fabricação dos produtos, como o melhor carvão ativado e plásticos de alta qualidade analisados e aprimorados em suas engenharias. Firmados sob certificações no Inmetro (em aparelhos) e por certificação voluntária (em refil) que somos pioneiros juntos com apenas outra marca do mercado; produzimos e atestamos nossa qualidade conduzindo processos padronizados que melhoram de forma contínua proporcionando segurança para o revendedor e, principalmente, para todas as famílias e demais consumidores que merecem água da melhor qualidade", garante Juliano.
A Lorenzetti oferece produtos com preços competitivos, que vão em média de R$ 65 a R$ 250, o que contribui para a empresa atingir todas as classes sociais. O purificador Vitale, por exemplo, um dos últimos lançamentos da Lorenzetti, tem o preço aproximado de R$ 100. "Ideal para quem busca água pura e tratada com total economia. Compacto e com design arrojado, o produto oferece ao consumidor duas possibilidades de instalação: sobre a pia ou na parede, contando também com bica móvel, característica que o torna totalmente versátil. O produto oferece três etapas de purificação, dentre elas a passagem pelo carvão ativado com prata coloidal, responsável por eliminar o excesso de cloro, gostos e odores desagradáveis da água e evitar a proliferação de bactérias", enfatiza Alexandre.
A Pentair conta com um portfólio amplo, com aplicações diversificadas. Entre os produtos da empresa está o purificador Jarra, que conta com um filtro eficiente na eliminação de 99,9% das bactérias." Produto portátil, fácil de usar e pode ser levado a geladeira. Em seu compartimento oferece capacidade para 1,75 litros e tem base antiderrapante", explica Adilson. Outro equipamento disponibilizado pela Pentair é o Purificador de água gelada Logic. "O produto pode ser instalado tanto sobre a bancada, quanto na parede. O grande diferencial deste produto está na água gelada e água com temperatura natural num mesmo produto e através de um monocomando exclusivo, o cliente pode mesclar na temperatura em que desejar beber água filtrada. Este purificador possui 5 etapas de filtração que vão de reter sedimentos e adsorver o cloro até minerais ricos para auxiliar na saúde do consumidor", garante Adilson Júnior analista de marketing de produto da Pentair.
Contato das empresas: