Novidades No Mercado De Filtração Residencial
Por Carla Legner
Edição Nº 89 - Nov/Dezembro de 2017 - Ano 16
O cuidado com a qualidade da água para beber e para a preparação de alimentos vem desde a Antiguidade e por toda a classe de consumidores, tanto é verdade que desde a época dos nossos avós, sempre vimos na cozinha um filtro de barro por mais simples
O cuidado com a qualidade da água para beber e para a preparação de alimentos vem desde a Antiguidade e por toda a classe de consumidores, tanto é verdade que desde a época dos nossos avós, sempre vimos na cozinha um filtro de barro por mais simples que fosse. Hoje, embora a evolução dos sistemas de saneamento seja eficiente para fornecer água tratada e de qualidade para a população, a água pode sofrer contaminação em caixa d’água ou tubulações por onde passa, até chegar à torneira, sendo de total importância o uso de um filtro ou purificador de água.
O mercado de filtros residências engloba desde os mais simples filtros acoplados na torneira ou os tradicionais filtros de barro até os mais sofisticados purificadores de água elétricos que oferecem água gelada. De acordo com a ABRAFIPA – Associação Brasileira das Empresas de Filtros, Purificadores, Bebedouros e Equipamento para Tratamento de Água, os aparelhos são certificados pelo Inmetro e o setor conta, hoje, com 162 empresas que somam 1085 modelos de produtos certificados pelo órgão.
Além disso, o mercado também oferece aparelhos de variadas eficiências, desde os que apenas retiram partículas indesejáveis da água ou reduzem o excesso de cloro até os mais sofisticados com eficiência bacteriológica, portanto, o mercado é bem diversificado de modo a oferecer produtos que se encaixam no bolso e de acordo com as necessidades de cada consumidor.
Fábio de Oliveira Pinto, representante da Asstefil, explica que os filtros destinados ao segmento residencial podem ser divididos, basicamente, em dois tipos: os de ponto central e os de filtros para consumo imediato. Basicamente, os filtros centrais são recomendados para redução de impurezas como óxido de ferro, barro ou outros contaminantes físicos que são carregados pela tubulação da rede pública e que ficam depositados no interior de reservatórios e de caixas d’água.
Os de consumo imediato possuem algumas variações, particularidade de cada consumidor, o mais comum é o filtro para redução de gosto, odor e cloro. "Existe uma particularidade emcada consumidor, alguns notam uma forte presença de cloro na água, por isso necessitam retirá-lo para sua ingestão, para outros é apenas uma forma de proteção da caixa d’água de eventuais sujidades e outros ainda desejam uma água mais saudável do que a ofertada pelas empresas de distribuição" - destaca Oliveira.
Cada filtro possui uma utilidade e uma importância distinta. Juliano F. Frizzo, representante da Filtros Planeta Água, cita alguns exemplos: os filtros para caixa d’água e cavalete (ponto de entrada) filtram a água para toda a casa, retirando partículas de sujeira como barro e ferrugem, auxiliam na vida útil de purificadores de água e outros equipamentos de água como chuveiros e máquinas de lavar.
Os filtros para máquinas de lavar evitam manchas de ferrugem nas roupas e auxiliam na limpeza das roupas e louças, bem como na vida útil do equipamento. Já os que ficam em geladeiras permitem praticidade no dia-a-dia do consumidor, ainda que estas geladeiras sejam muito caras no Brasil. Os filtros de torneira oferecem água pura e cristalina de forma fácil e com excelente custo/benefício. Por fim, os filtros instalados em baixo da pia, mantém o design da cozinha como a dona de casa escolher, sem alterações incômodas.
"Os filtros residenciais são, hoje, mais do que filtros de barro ou filtros de torneira, mas também aparelhos refrigerados exclusivos para purificação de água e, ainda, geladeiras com filtros que auxiliam no dia-a-dia do consumidor e os filtros ponto de entrada para toda a casa, bem como filtros para máquinas de lavar, que retém partículas de sujeira" - ressalta Frizzo.
Novidades do mercado
Apesar da crise que assola o país, de acordo com Moacyr J. Domingues, presidente da ABRAFIPA, o mercado está estável e na expectativa de aquecimento das vendas por conta do verão que se aproxima. É um mercado que continua em crescimento, pois conforme o consumidor fica mais informado sobre os benefícios do produto, como saúde e economia, os filtros são cada vez mais procurado nas lojas e sites de e-commerce.
"É um mercado ainda explorado por produtos com tecnologias bastante similares entre si, seja para redução de impurezas (filtro de areia ou cartucho) ou para decloração (filtro de carvão ou purificadores/bebedouros) devido ao baixo poder aquisitivo do grande público. As tecnologias mais avançadas para este segmento ainda possuem valores mais elevados e por isso, o acesso a eles ainda está restrito" - completa Oliveira.
A Asstefil está investindo em tecnologias de ultrafiltração e osmose reversa. Este ano fecharam contrato de distribuição nível Brasil dos produtos Pentair/Everpure que possuem produtos específicos para o seguimento residencial. Além desta família de produtos, a empresa está disponibilizando também a linha comercial/foodservice que também pode ser utilizada em filtros residenciais.
Oliveira explica ainda que o contrato de distribuição foi fechado visando não só atender o nosso mercado principal de atuação que é o segmento industrial e foodservice, mas tornar disponível também, para o público em geral, equipamentos com as mais modernas tecnologias com o menor custo possível, não só na aquisição do equipamento mas, principalmente, em sua manutenção.
De acordo com Anderson Alves, representante da Hidro Filtros, os filtros que eliminam bactérias como o purificador jarra que tem eficiência acima de 99,9% e o Abrandador Residencial que retém da água outros compostos como cálcio, ferro e magnésio são produtos que ganham cada vez mais a preferência dos usuários devido aos seus benefícios.
O Abrandador, ao eliminar o ferro presente na água, evita a oxidação da tubulação e o cálcio que entope a tubulação (em alguns casos conseguimos perceber na tubulação do chuveiro) e também "encrusta" nos cristais, dando o aspecto de "fumaça" e garantindo uma durabilidade muito maior às instalações e utensílios domésticos. Alves destaca que a empresa terá grandes novidades nos próximos meses, mas que ainda não pode divulgá-las.
A Lorenzetti conta com uma linha de filtros completa para atender diversas finalidades. Alexandre Tambasco, gerente de marketing da empresa, explica que os modelos Loren Acqua 5" e Loren Acqua 9" ¾, por exemplo, reduzem o excesso de cloro da água e retêm partículas como barro, limo e ferrugem, proporcionando água pura para beber, fazer sucos, gelo, cozinhar e lavar os alimentos.
A linha é complementada com produtos para a instalação em máquinas de lavar roupas como o Loren Acqua 7", caixa d´água e cavalete, e o Loren Acqua 9"3/4 ponto de entrada. Para condomínios e piscinas, os filtros Loren Acqua 10" e 20" são opções que preservam aparelhos como chuveiros elétricos, válvulas de descarga, máquinas de lavar roupas, aquecedores elétricos e a qualidade da água da piscina.
"O mercado de filtros residenciais se mantém positivo, uma vez que as pessoas, cada vez mais, entendem a importância do consumo de água pura e tratada, levando em consideração alternativas eficientes, econômicas e sustentáveis. Neste contexto, em vez de comprar água engarrafada em PET, que causa danos ao meio ambiente no descarte, os consumidores têm optado em maior escala pelos filtros residenciais" - completa Tambasco.
Certificação e legislação
De acordo com Alves, filtros de uso residenciais, são classificados pela norma NBR 16098:2012, os chamados Filtros POE – Ponto de Entrada, para retenção de partículas como barro e areia, sendo sua principal aplicação em cavaletes junto ao hidrômetro ou antes da caixa dágua, e os chamados Filtros POU – Ponto de Uso, para retenção de partículas e cloro. Sua aplicação pode ser por meio de filtros de gravidade como o purificador jarra, de pressão sob a pia como os filtros de 5", 7" e 9.3/4" de carvão ativado, os filtros para torneira, entre outros.
A portaria 2914 do Ministério da Saúde regulamenta a qualidade da água que deve chegar às residências, porém, por problemas de tubulações antigas e a falta de manutenção, existem partículas de barro, areia, entre outras na água. "Isso pode ser percebido com o uso do filtro POE, que após 6 meses de uso, nota-se o acúmulo de toda a sujeira presente na água e que antes iria para o nosso consumo. Além disso, como a melhor forma de evitar proliferação de bactérias na água é o cloro e este se consumirmos é prejudicial a nossa saúde, os filtros POE por meio do carvão ativado retém acima de 75% do cloro, deixando a água na qualidade ideal para o consumo" - destaca Alves.
As certificações e portarias do Inmetro, nº344/2014 e nº394/2014, envolvem apenas os aparelhos, de modo que os elementos filtrantes, conhecidos como dispositivos de melhoria e também de câmara, refil, vela, cartucho, etc., usados na reposição não são avaliados pelo processo de certificação, embora o fabricante tenha a obrigação de que os dispositivos atendam a Norma da ABNT.
Diante desse cenário, a ABRAFIPA desenvolveu um procedimento de avaliação do dispositivo de melhoria, pelo qual o equipamento passa por rigorosos ensaios e os mesmos a que são submetidos o aparelho, de modo que se possa atestar que o dispositivo de reposição tenha a mesma qualidade e eficiência do mesmo que foi acoplado no aparelho. Atestada a mesma eficiência do dispositivo, a entidade autoriza o uso de um selo para que o consumidor final tenha a garantia mantendo a qualidade nas reposições do produto.
A entidade aposta que o uso do selo será um novo marco para o setor, na medida em que valorizará a qualidade dos dispositivos de reposição e o maior benefício será para o consumidor que saberá a real procedência e qualidade do produto. Além disso, outra novidade é a inclusão do QR Code para atestar a sua autenticidade evitando, assim, sua falsificação ou uso indevido. Ao acessar o QR Code o aplicativo remete ao Certificado emitido pelo Organismo de Avaliação da Conformidade, constante do site da ABRAFIPA.
De acordo com a associação, em 2018, o setor deverá passar por uma readequação normativa na medida em que os fabricantes dos dispositivos devem buscar impor mais qualidade nos seus produtos e conquistar o selo. "Vamos intensificar ações de propaganda e marketing de modo que o consumidor em geral receba informação adequada e clara sobre a procedência e qualidade dos aparelhos e dispositivos colocados no mercado, além do que, intensificará a fiscalização para inibir a prática de informações inadequadas e falsas, apurando denúncias e encaminhando às autoridades casos de comprovação de ilícitos" - conta Domingues.
Perspectivas para 2018
Além da melhoria econômica do país, a busca de alguns consumidores na qualidade de vida e saúde por intermédio de consumo de água de alta qualidade e segurança e um dos fatores que poderá influenciar diretamente o mercado. Oliveira acredita que, para os próximos anos, terá uma tendência na busca de novas soluções no tratamento de água para consumo humano saindo um pouco do convencional conhecido, tendo em vista o aumento na procura do tratamento de água de poços artesianos devido a constantes desabastecimentos públicos, trazendo como consequência a necessidade de tecnologias mais avançadas.
"Ainda assim, somos bem realistas, devido à crise econômica e a instabilidade política deste pais, é difícil traçar metas para os próximos anos. Nossa expectativa é que tenhamos pelos menos um aumento entre 5% e 10% na venda apenas destes produtos mais especializados como ultrafiltração e Osmose Reversa por exemplo, apenas no segmento residencial" - completa Oliveira.
De maneira geral, as tendências do mercado para 2018 são: melhor design dos produtos e consumidores mais exigentes, além disso, há uma expectativa no aumento do número de equipamentos multifuncionais que agregam a capacidade de filtrar água como, por exemplo, geladeiras. Frizzo explica que a Filtros Planeta tem muita expectativa acerca do crescimento do setor, impulsionado pela melhora na economia brasileira. Eles estão planejando um crescimento de 20 a 25% assim como nos anos anteriores.
A Lorenzetti, por sua vez, destaca tendências que lofts, studios e varandas gourmet fizeram da cozinha um espaço de destaque na composição do projeto residencial. Pensando nessa realidade, todos os elementos que compõem este ambiente são estudados, cuidadosamente, com objetivo de ampliar o conforto e a praticidade.
O diferencial do filtro de água Loren Acqua 5" da Lorenzetti, por exemplo, está em suas dimensões compactas, ideais para instalação em cozinhas menores que tenham armários acima da pia. Com design que resgata a simplicidade do desenho levemente arredondado, a peça se destaca na composição da cozinha. Outro produto recomendado para este ambiente é o filtro de água Loren Acqua 9"3/4 POU, que deve ser instalado embaixo da pia, não comprometendo o projeto e economizando espaço na bancada.
"A aplicação de cores que se encaixam em ambientes modernos e ousados é outra tendência mundial em arquitetura e em design de interiores. A Lorenzetti possui em seu portfólio produtos que vão além da cor preta, disponíveis também em azul transparente e cromado, valorizando a decoração dos espaços" - completa Tambasco.
Contato das empresas:
Abrafipa: www.abrafipa.org.br
Asstefil: www.asstefil.com.br
Filtros Planeta Água: www.planetaagua.ind.br
Hidro Filtros: www.pentairhidrofiltros.com.br
Lorenzetti: www.lorenzetti.com.br