Perspectivas De Eventos Na Área De Filtros Em 2018
Por Meio Filtrante
Edição Nº 89 - Nov/Dezembro de 2017 - Ano 16
O ano de 2017 termina repleto de aprendizados. Aliás, isso não foi exclusividade somente deste ano, mas também dos demais que o antecederam nesta década. A impressão de que vivemos a cada ano no limite fica mais evidente, quando olhamos para trás
E o ano de 2017 termina repleto de aprendizados. Aliás, isso não foi exclusividade somente deste ano, mas também dos demais que o antecederam nesta década. A impressão de que vivemos a cada ano no limite fica mais evidente, quando olhamos para trás e percebemos o quanto nós e nossas empresas evoluímos. Porém, diante de um cenário de incertezas diárias, o povo brasileiro precisa acreditar que se planejar e investir em ferramentas que lhe façam aparecer e ganhar destaque no mercado, continuará sendo um grande diferencial. Sim, estamos falando de comunicação.
Nunca a máxima "quem não é visto, não é lembrado", foi tão bem inserida no contexto e na realidade das empresas brasileiras. É certo que a criatividade de encontrar alternativas para tudo, sempre foi nossa marca. Porém, nem todas as empresas somam nessa evidência, a necessidade de investir em uma comunicação eficaz, que permita direcionar ações e atingir de forma direta seus stakeholders.
É preciso pensar na comunicação como um investimento e não como custo. E isso me parece, pelo menos na área de filtros, ter sido absorvido por algumas empresas. A prova está na crescente presença em eventos, além da melhoria e qualificação das ferramentas de comunicação corporativa, principalmente aquelas ligadas à área de marketing digital.
O destaque fica para a participação em feiras setoriais, que ano após ano, trazem melhores resultados e sugerem que este seja um caminho a ser trilhado em 2018. As feiras AUTOMEC – Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços e FENASAN – Feira Nacional do Saneamento Ambiental, por exemplo, trouxeram não só a visibilidade esperada, mas também diversas oportunidades de negócios.
Os números apontam o crescimento não só da participação de visitantes, mas sim de expositores, tanto nacionais como internacionais. Para o expositor, participar de uma feira favorece a oportunidade do B2B, ou seja, estar mais próximo e interagindo diretamente com seu público alvo. A eficácia fica ainda mais evidente, quando analisamos que os participantes destas feiras são aqueles que em suas empresas, têm o poder de decisão. Sem dúvidas, um ótimo momento de aproximação e relacionamento.
E essas oportunidades não se restringem somente a expositores. Visitar feiras do segmento é de fundamental importância para ter acesso a novos conhecimentos, novidades de mercado e, principalmente, networking.
Na visão da ABRAFILTROS – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, as perspectivas para 2018 são de melhora gradativa e isso impactará em ações positivas para o setor. Por este motivo é que a associação continuará apoiando e promovendo feiras e eventos setoriais, além de oferecer a associados e não associados, cursos técnicos de capacitação profissional e eventos como seminários, palestras e rodadas de negócios. Também em 2018, a ABRAFILTROS irá participar pela primeira vez como expositora oficial da FILTECH, a maior feira do segmento de filtros do mundo, que acontecerá entre os dias 13 e 15 de março de 2018, em Colônia na Alemanha.
Seja expondo, visitando ou informando, de alguma forma você precisa se comunicar. Então, não deixe de inserir no budget do próximo ano, os investimentos em comunicação. Avalie períodos anteriores, organize as prioridades e o resultado, com certeza, será alcançado.
Tudo indica que as melhorias da economia seguirão no mesmo patamar de evolução de 2017, o que projeta um 2018 ainda mais movimentado para a área de eventos e comunicação. Isso é o que esperamos.
A Abrafiltros divulga no site www.abrafiltros.org.br, os principais eventos do setor. Não deixe de acessar e participar. Nos vemos por aí e bons negócios!
|