Filtros De Banda E Suas Aplicações
Por Suzana Sakai
Edição Nº 89 - Nov/Dezembro de 2017 - Ano 16
A capacidade de processar grandes vazões de sólidos, impossíveis de serem filtrados em outros tipos de sistemas, é o principal diferencial do filtro de banda. Também conhecido como filtro esteira ou prensa reguladora
A capacidade de processar grandes vazões de sólidos, impossíveis de serem filtrados em outros tipos de sistemas, é o principal diferencial do filtro de banda. Também conhecido como filtro esteira ou prensa reguladora, o equipamento é utilizado para a separação de diferentes tipos de lama, incluindo materiais fibrosos, sólidos grosseiros granulados, tais como fosfatos, minérios de ferro, sólidos de sedimentação rápida e em processos na qual há a necessidade de contra lavagem.
Com esse importante diferencial, os filtros de banda são largamente utilizados na indústria de papel-celulose, na indústria sucroalcooleira, no tratamento de resíduos industriais e municipais, nas estações de tratamento de água de lavagem de cinzas de caldeiras, na indústria de mineração e siderúrgica, entre outras aplicações.
O equipamento consiste, principalmente, em um quadro rígido, um conjunto de rolos a partir do qual são transferidas duas bandas de filtros independentes e infinitas, entre as quais se desidrata a lama aproveitando vários princípios físicos, gravidade e pressão, entre outros. Além disso, o equipamento possui sistemas sofisticados necessários para a operação, como a tensão da correia, a guia da correia e os raspadores de descarga pneumática. "A designação de filtro de banda é utilizada normalmente para filtros nos quais o elemento filtrante (banda ou esteira) possui um movimento linear desde o momento quando recebe a mistura sólido-líquido a ser filtrada, até o ponto do descarte da torta (sólidos já separados do líquido)", afirma o engenheiro e gerente comercial da Mausa, Egon Scheiber.
O filtro de banda é construído basicamente de: uma estrutura metálica, tambor motor e tambor movido, correia especial com ranhuras transversais e furos para saída do filtrado podendo ser fabricada de borracha reforçada ou PVC (dependendo da aplicação), tecido filtrante, rolos de apoio da correia e tecido, caixa de alimentação, caixa de vácuo, sistema de lavagem da torta, raspador de descarga da torta e moto redutor para acionamento do filtro. "A princípio, foi utilizada tecnologia Delkor e, atualmente, aperfeiçoada pela equipe técnica da VLC" - explica o consultor da VLC, Norio Kota.
O elemento filtrante varia de acordo com os produtos a serem filtrados, suas características químicas, sua distribuição granulométrica e a taxa de filtração desejada. "Normalmente são telas de material sintético" - indica Egon. Já a parte estrutural é feita de aço carbono, com determinados componentes em aços inoxidáveis para os casos de aplicação com produtos corrosivos ou muito agressivos.
Funcionamento
Nestes equipamentos, o elemento filtrante (banda ou esteira) quando recebe o produto a ser filtrado está na posição horizontal.
O produto é alimentado pela caixa que possui bocais devidamente projetados para descarregar o produto sobre a tela filtrante, de modo que forme uma camada homogênea na superfície da mesma.
Em seguida passa pela zona de vácuo onde, efetivamente, o produto é filtrado, esta zona pode ser dividida em seções que permitam obter o filtrado com diferentes porcentagens de diluição que podem realizar lavagem da torta em contracorrente ou não, dependendo da necessidade do processo. "O líquido irá transpor o elemento filtrante devido à ação da gravidade e os sólidos permanecerão retidos em sua parte superior, pois sua dimensão será superior à abertura entre as malhas do elemento. Na maioria das vezes utiliza-se uma bomba de vácuo que exerce uma depressão na parte inferior da esteira, auxiliando o processo" - relata Egon.
Após a zona de vácuo, dar-se-á a descarga da torta, que pode ser para algum sistema de transporte. "Existem receptores de filtrado que retiram o filtrado em diversas fases de filtração e um retentor de umidade e/ou condensador colocado antes da bomba de vácuo, dependendo da temperatura do filtrado" - afirma Norio.
Confira na figura abaixo a demonstração de um fluxograma esquemático de instalação de filtro de esteira horizontal, com contra lavagem.
Os filtros de banda são vantajosos, principalmente, para produtos com boa disposição de sedimentação, alta eficiência de extração, baixa umidade na torta, aumento de produção e redução de custo de operação e utilização máxima da área de filtração em comparação com outros tipos de filtros. Entretanto, a grande desvantagem do equipamento está na dificuldade para substituição da correia.
Mercado
Os filtros de banda atendem, principalmente, os mercados de mineração e fertilizantes, mas as empresas do setor oferecem soluções diversificadas.
A Mausa, por exemplo, produz diversos tipos de filtros de banda e esteira como: filtros rotativos a vácuo tipo Belt que são aplicados na produção de glúten de milho e na produção de pectina; os filtros tipo prensa desaguadora, utilizados na indústria de papel-celulose, setor sucroalcooleiro e em tratamento de águas residuais; e os filtros de esteira horizontal, que são aplicados na indústria mineradora, no tratamento de águas de lavagem de gases de caldeira, no setor sucroalcooleiro e no tratamento de lama de aciaria.
A VLC inovou no mercado desenvolvendo novas aplicações para filtros de banda para sistema de tratamento de água de lavagem da fumaça da caldeira de fuligem, com denominação ASF e para filtragem do lodo de cana denominado de SCF. "Ambos os filtros possuem inovações introduzidas no filtro de esteira tradicional, oriunda de anos de pesquisa da VLC, para que possam operar com estes novos tipos de produto" - revela Norio.
Entre os produtos do portfólio da VLC estão o Filtro de Lodo SCF e o Filtro Esteira ASF.
O Filtro de Lodo SCF oferece vantagens como: operação com maior pressão de vácuo sem travamento do tecido filtrante, baixo investimento em alvenaria e estruturas de sustentação, menor custo de instrumentação, pois só há apenas um tecido filtrante, baixo consumo de energia, entre outros. Já o Filtro Esteira ASF conta como vantagem o fato de requerer uma menor área de filtração em comparação com outros tipos de filtros e o baixo investimento em obras civil e em estruturas de sustentação. O equipamento ainda possui benefícios como: alta disponibilidade operacional, baixo consumo de energia, maior vida útil da tela filtrante, consumo reduzido de água de lavagem nos processos convencionais ou contra corrente, entre outros.
Contato das empresas:
Mausa: www.mausa.com.br
VLC: www.vlc.com.br