Filtrado

O que acontece no mercado de filtros


Fica preso no trânsito? Então verifique os filtros do carro
Mesmo parado no trânsito o motor está em funcionamento. Fique atento aos sinais para troca dos filtros
Quem vive em grandes cidades e metrópoles e utiliza o carro como meio de transporte tem pleno conhecimento de uma ação que ocorre diariamente nas vias: o congestionamento. Apesar da movimentação do veículo ser lenta, a atenção com a sua manutenção deve ser redobrada, principalmente com os filtros presentes no automóvel. Segundo André Causs, responsável pelo desenvolvimento de produtos WIX FILTERS no Brasil, se a manutenção dos filtros não for realizada no período correto, os problemas podem ir além da mecânica do veículo. 
"Não trocar o filtro de cabine (ar-condicionado) pode intensificar problemas respiratórios, causados por ácaros e fungos, dos passageiros ou não trocar o filtro do combustível pode ocasionar a queima da Bomba de combustível, o que pode causar parada repentina do veiculo aumentando risco de acidente".
Com isso, Causs lista abaixo os cuidados necessários com cada filtro para quem está sempre preso em congestionamentos. Veja:

Filtro de cabine
Sua principal função é reter grandes concentrações de fuligem, poeiras e gases tóxicos. Em congestionamentos, o número de poluentes concentrado que são emitidos pelos motores ligados e parados, é enorme. A falta de manutenção dos filtros de cabine pode causar acúmulo de microrganismos e partículas, que podem atrapalhar o fluxo de ar no interior do veículo e potencializar doenças respiratórias aos seus ocupantes. Caso não seja feito o acompanhamento, o ar respirado pode estar contaminado. O correto é trocar a cada 15.000 km ou conforme a indicação do fabricante do veículo

Filtro do ar
O filtro do ar tem a função de reter as partículas, garantindo que apenas ar limpo entre na câmara de combustão. Em uma situação que o motorista fica parado atrás de um veículo de linha pesada, o filtro trabalha mais para evitar a passagem de partículas suspensas no ar como, pó e fuligem, entrem nas partes móveis do motor, que se desgastam mais rapidamente. Outro diagnóstico é a perda de potência, que pode prejudicar o motorista na hora da aceleração. Indicamos seguir a instrução da montadora para a troca do filtro.

Filtro do óleo

O óleo do motor é muito mais exigido em situações de trânsito parado. André explica que a temperatura do motor aumenta devido à baixa circulação do ar. Com a função de reter a entrada de impurezas no sistema de lubrificação do motor, é recomendado realizar a troca do filtro sempre que trocar o óleo. Caso a manutenção não seja feita, o novo óleo colocado tem sua durabilidade reduzida, já que há uma mistura com o óleo velho e contaminado contido no filtro não trocado, prejudicando o motor e causando seu desgaste prematuro. Sobre o período de troca recomendamos seguir as instruções da montadora e sempre que trocar o óleo.

Filtro do combustível
A recomendação para troca do filtro do combustível é que seja feita de acordo com as instruções do fabricante do veículo, e se isto não for respeitado pelo motorista, pode ocasionar problemas nos bicos injetores e a queima da bomba de combustível. Outro problema que pode ocorrer pela falta da troca do filtro é a perda de potência do veículo. Sobre o período de troca recomendamos seguir as instruções da montadora.


Filtrado


Umicore destaca cuidados com o filtro de partículas em motores a diesel
Responsável por eliminar completamente a fumaça preta proveniente da fuligem formada pelo material particulado, o filtro de partículas é uma peça fundamental para reduzir o nível de emissão de poluentes nos veículos equipados com motor a diesel. Sua função é converter gases poluentes e reter os particulados para transformá-los através de um processo de combustão fria em gases inofensivos, garantindo, assim, a qualidade do ar e a saúde da população. De acordo com os técnicos da Umicore, fabricante do produto desde 1995, filtros desgastados, entupidos ou em mau funcionamento podem afetar o desempenho do veículo, aumentar o consumo de combustível e causar perda da potência do motor.
Para evitar o desgaste precoce da peça, alguns cuidados devem ser observados no dia a dia. Um deles refere-se à troca do óleo lubrificante, que deve ser feita sempre no período indicado, utilizando a especificação correta. "Se isso não for feito, o motor irá consumir mais óleo do que o recomendado e o sistema de pós-tratamento será prejudicado, uma vez que são formadas cinzas pela queima de resíduos dentro do filtro, entupindo seus poros", explica o gerente de aplicação do produto, Miguel Zoca.
O abastecimento também requer atenção dos motoristas. Os veículos equipados com motores de última geração devem receber diesel S10, que contém uma quantidade menor de enxofre em sua composição. "Optar por outro tipo de combustível pode levar ao entupimento do filtro de partículas e, consequentemente, a perda de eficiência da peça", alerta o executivo.
Troca: O motorista deve estar sempre atento às condições do filtro de partículas. A peça deve ser substituída se for observado algum dano físico provocado pela avaria no motor ou nos sensores que danifique a peça. De acordo com Zoca, o componente com entupimento, por exemplo, pode elevar sensivelmente o consumo de diesel, além de provocar a quebra de outros componentes por excesso de contrapressão. "O combustível é um dos itens que mais geram custos em uma frota de veículos comerciais. Por isso, é importante realizar as manutenções preventivas previstas pelo fabricante do veículo para economizá-lo e prolongar a vida útil do filtro", explica.


Filtrado


Fram amplia a linha de filtros para motos com lançamentos nas principais categorias
Referência mundial em filtros automotivos, a Fram reforça o seu pioneirismo no mercado de reposição brasileiro com uma série de novidades para o setor de duas rodas. Alinhada com a evolução da frota nacional, a marca passa a contar com 29 produtos inéditos para os sistemas de filtragem de máquinas com os mais diferentes portes e motores entre 100 e 1.100 cc.
Qualidade Original: Todos os itens são fabricados no Brasil e foram desenvolvidos para atender aos mais exigentes padrões de desempenho do grupo Sogefi. São vinte novos filtros do ar, seis do óleo e três do combustível, inclusive para as versões flex. Com a ampliação, a Fram passará a equipar os principais modelos de motos e scooters da Dafra, Honda, Kasinski, Kawasaki, Suzuki e Yamaha.
De Ponta a Ponta: Além desses últimos lançamentos, os profissionais da reposição e proprietários de veículos de duas rodas encontram outras dezenas de opções na família de produtos Fram. Com uma das mais completas linhas do mercado, a marca tem filtros de alta eficiência para todas as categorias, seja uma pequena urbana ou uma edição especial da BMW, Ducati ou Harley-Davidson.
Na Palma da Mão: Localizar os filtros corretos também é muito fácil. A Fram disponibiliza desde catálogos impressos e sistemas de busca na internet (em www.fram.com.br e www.filtrosfram.totalmobi.net) até os novos aplicativos para celulares e tablets (com iOS, Android ou Windows Phone). Em minutos, é possível encontrar os códigos necessários para fazer uma manutenção perfeita.


Filtrado
Publicidade