Manutenção Dos Filtros Do Carro De Forma Planejada, Econômica, Prática E Confiável
Por Cristiane Rubim
Edição Nº 88 - Setembro/Outubro de 2017 - Ano 16
O consumidor está criando maior consciência sobre a troca dos filtros de seu carro e vendo que não é tão complicado assim fazer a manutenção. A falta de informação do consumidor está sendo suprida pelo entendimento de como fazer e por que fazer a troca do
O consumidor está criando maior consciência sobre a troca dos filtros de seu carro e vendo que não é tão complicado assim fazer a manutenção. A falta de informação do consumidor está sendo suprida pelo entendimento de como fazer e por que fazer a troca dos filtros. O que parecia complicado está descomplicando, independentemente da crise econômica ou não. Seguindo as dicas e informações dos especialistas, o consumidor estará fazendo a manutenção de forma planejada, econômica, prática e confiável. "Antes fazer uma manutenção preventiva do que uma corretiva, ou seja, melhor prevenir do que remediar", ressalta João Bezerra de Lucena Filho, técnico da Assistência Técnica da Tecfil.
Com o hábito, fica mais fácil
O consumidor precisa criar o hábito de fazer a manutenção dos filtros. Depois que acostumar, ficará mais fácil a cada troca. O hábito de manutenção deve ser inserido no calendário do consumidor desde o momento que ele adquiriu o carro. "Estar atento às manutenções programadas pela montadora, as últimas indicações do profissional reparador que fez a manutenção e sempre ler sobre o seu veículo. O aprendizado nunca é demais; quanto mais tiver informações sobre o automóvel, mais atento estará sobre suas especificações e cuidados", explica André Gonçalves, engenheiro técnico da Mann-Filter Brasil.
Mesmo assim, há muitos motivos pelo quais o consumidor acaba deixando passar do tempo ou esquecendo de fazer sua manutenção. "O ideal é ele buscar oficinas ou autocentros que hoje oferecem um serviço informatizado de troca. Quando está chegando o período de fazer novamente a manutenção, eles avisam o cliente por meio de um SMS. Isso evita o esquecimento e cria o hábito seguro para o cliente e a manutenção do seu veículo", aconselha Lucena Filho.
Neste caso, o consumidor tem que pesquisar os locais que fazem este tipo de serviço para fazer a escolha. "A dica é procurar uma empresa responsável e de sua confiança, que ofereça produtos e serviços com as especificações de fábrica e garantia", recomenda Paulo Roberto Giancolli, diretor proprietário do Rei do Óleo Grande ABC. Uma forma de criar o hábito do consumidor é com um atendimento técnico. "Ele fornece informações antes, durante e após a manutenção do veículo", posiciona.
O consumidor não habituado à manutenção de veículos deve procurar orientação de um profissional da área. "Os inúmeros postos de serviços especializados em troca de óleo e filtros poderão identificar corretamente o modelo adequado para cada veículo", indica João Paulo Moreira Magalhães, coordenador de produto da Notria.
"Filtros como de óleo, ar e combustível, quando não são trocados da forma e no prazo corretos, podem acarretar problemas maiores para o consumidor", diz Daniel Ruy, supervisor de marketing da Wega. Já os filtros de cabine, para ar condicionado, a troca pode ser realizada de maneira rápida e simples pelo usuário porque é para sua saúde e de sua família. "Dependendo da saturação do filtro, os passageiros podem estar respirando um ar seis vezes mais poluído dentro do carro do que o ar externo", aponta.
Para o caso de realizar a troca dos filtros do veículo em casa, o popular "faça você mesmo", Ronilso Toledo, supervisor de assistência técnica da Sogefi, diz que, primeiramente, deve-se ter algum tipo de aptidão e conhecimento para este trabalho. "Se unir esse preparo ao gosto pela mecânica, melhor ainda, é possível economizar e transformar a tarefa num hobby", ressalta. É preciso levar em conta o tipo de filtro que se deseja trocar. Os mais fáceis de substituir são os elementos filtrantes do ar e do ar-condicionado. Outro facilitador é possuir algumas ferramentas básicas, como chaves de fenda e Philips, usadas na troca de quase todos os filtros de ar e cabine.
Informações disponíveis
"O que ocorre, na maioria das vezes, é a falta de informação do proprietário sobre a tecnologia embarcada no veículo. Por receio ou mesmo medo, ele acaba seguindo as orientações de seu mecânico para não ter ou não criar problema", avalia Lucena Filho. Segundo ele, os manutentores que buscam especialização ou formação adequada têm conseguido sanar as dúvidas dos clientes. "Porém, existem muitos profissionais tradicionalistas que ainda não buscaram se especializar ou se atualizar quanto às novas tecnologias", aponta. Hoje o consumidor tem informações por todos os lados, o acesso por meio dos veículos de comunicação impressos e Internet. "O trabalho de pós-vendas das montadoras, assim como as informações na entrega dos carros no momento da compra, também ajuda na manutenção mais frequente. As fabricantes de autopeças estão desenvolvendo trabalhos de comunicação que cercam o cliente de informações sobre a importância da troca correta de peças", ressalta Gonçalves.
A Mann-Filter tem feito um trabalho de comunicação sobre a importância da manutenção de filtros e tem conseguido bons resultados que se refletem na procura no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da companhia. "Tanto a manutenção de carros usados quanto dos mais novos está deixando o proprietário mais atento. Hoje o consumidor quer um produto duradouro, com vida útil longa e que tenha baixa manutenção. Por isso, o público está buscando mais informação para entender como realizar uma manutenção adequada", avalia Gonçalves.
Os consumidores estão ampliando os seus conhecimentos sobre o automóvel e sua manutenção. Para Toledo, atualmente, qualquer pessoa consegue todas as informações que necessita em vídeos na Internet, sites especializados, páginas dos fabricantes, fóruns de proprietários, blogs, redes sociais, aplicativos etc. "Com todo esse suporte técnico à disposição, muitos proprietários estão se animando a realizar as manutenções mais básicas que não requerem tanta prática ou ferramentas específicas", diz.
E isso é verdade. Hoje, com a facilidade da Internet, segundo Ruy, muitos consumidores estão se "aventurando" na manutenção dos próprios carros. Isso é mais frequente com o filtro de cabine, para ar condicionado, que é de fácil manutenção. "Poucos aplicadores focam nele, por não resultar em problemas maiores ao carro, mas não realizar a manutenção dele tem como consequências severas à saúde. Se for feita uma pesquisa no YouTube, serão encontrados muitos vídeos explicativos da maioria dos modelos", indica.
Toledo cita o caso do dono de um veículo que entrou em contato com o SAC da Fram, uma das linhas de filtros automotivos com a qual a Sogefi trabalha, pedindo orientação sobre como fazer a troca do filtro de ar. "No carro dele, a tampa era fixada com presilhas e o procedimento era muito simples. Explicamos em detalhes o que deveria ser feito e os cuidados a serem tomados. O cliente realizou a manutenção sem qualquer problema", conta.
É preciso lembrar que, antes da Internet, a dificuldade era maior. De acordo com Toledo, o proprietário precisava procurar o código no filtro usado ou ter acesso a um catálogo impresso, o que nem sempre era fácil, apenas para conseguir comprar o produto certo para o seu veículo. "Hoje, no caso da Fram, é possível fazer essa busca em segundos, a partir de um aplicativo instalado no celular. Cada vez mais, os fabricantes vão oferecer essas praticidades aos seus clientes", destaca.
Na opinião de Magalhães, tanto as montadoras quanto os fabricantes de filtros sempre ressaltaram a necessidade da correta manutenção nos veículos. Porém, o grande marco da mudança do hábito do consumidor foi a obrigatoriedade da inspeção veicular. "A partir disso, o consumidor passou a entender que, além dos benefícios de economia de combustível, preservação do veículo, valorização na revenda etc., existe outro fator muito importante, que é a preservação do meio ambiente", relaciona.
"A informação dita essa postura. Hoje o consumidor está mais consciente e tem em mãos formas variadas de acesso às necessidades de seu veículo, assim como produtos, compatibilidade, marcas e preços", ressalta Giancolli. Ao longo desses anos, ele também adquiriu conhecimento sobre os procedimentos necessários para a troca de óleo. "O técnico-trocador do óleo deve instruí-lo sobre a função do óleo, especificações, validade e função do filtro", salienta.
"Por isso, não acreditamos que o cliente esteja desinformado. As montadoras, por meio dos manuais, oferecem as instruções necessárias para a manutenção do veículo. Nossos clientes são informados da validade e necessidade da troca dos filtros quando comparecem à nossa loja", analisa Giancolli. Segundo ele, a cada troca, a loja registra em sistema os componentes trocados e a manutenção realizada, ficando relacionados todos os serviços executados e o cliente fica a par de quando precisará fazer a manutenção de novo. "O cliente leva uma cópia da Ordem de Serviço (O.S.), além de informações anotadas sobre a validade dos componentes e a quilometragem ou tempo de substituição dos filtros e fluidos", explica.
Com a crise econômica, o consumidor não trocou o carro antigo por um novo e agora precisa fazer a manutenção do veículo. "Independentemente da crise, a necessidade da troca de óleo, filtros e manutenções existe, o cliente tem ciência disso e não pode fugir dessa responsabilidade", afirma Giancolli.
Planejar e fazer a manutenção
Os especialistas explicam como fazer a correta manutenção dos filtros nos carros de passeio de uma maneira planejada, econômica, prática e confiável. Com a diversidade de veículos e rápida evolução tecnológica dos motores, a dica inicial é sempre procurar informações no manual do veículo porque nele estão as principais recomendações da montadora para a manutenção correta do automóvel. Além disso, é preciso fazer as trocas dentro da periodicidade apontada no manual e conforme as especificações das montadoras, porque cada componente tem um tempo de uso.
É preciso seguir os intervalos de troca indicados nos manuais dos veículos. "Esses prazos são estabelecidos com grande rigor técnico. Quem os ignora acaba tendo uma série de problemas, desde um aumento no consumo do veículo ou uma alergia respiratória até grandes prejuízos com um motor completamente danificado", aconselha Toledo.
É necessário ter algum conhecimento técnico e as ferramentas corretas. "Caso contrário, poderá fazer algum procedimento incorreto e causar uma série de problemas ou quebras de componentes", diz Toledo. O consumidor pode encontrar informações em outras fontes como foi dito acima. "Revistas especializadas, catálogos e sites dos fabricantes de filtros e vídeos na Internet, tendo cuidado em ser de fonte confiável", orienta Magalhães.
Para evitar qualquer prejuízo no futuro, o dono do veículo deve sempre verificar se a peça é original. "Utilizar produtos de qualidade, de preferência, fabricados por empresas que fornecem peças originais para as montadoras", alerta Toledo.
"É importante identificar corretamente o filtro que será trocado. Filtro ‘parecido’ ou ‘do mesmo tamanho’ não significa que pode substituir o correto", adverte Magalhães. Ele explica que existem detalhes imperceptíveis entre eles, como diferenças milimétricas de dimensão, meio filtrante e área filtrante, tipo de rosca, posição das vedações, existência ou não de válvulas internas e pressão de abertura dessas válvulas diferente.
Fazer o exame minucioso do filtro que está sendo substituído, por exemplo, se houver rasgos no filtro de ar ou manchas de óleo, vazamentos ou borras no filtro de óleo podem indicar que já existem problemas no motor com contaminação das partes móveis. "Nesse caso, somente a troca do óleo e dos filtros pode não ser suficiente para retornar o motor às condições ideais de operação, sendo necessária uma revisão por um mecânico de confiança", recomenda Magalhães.
A prática corrente no mercado, principalmente para os filtros de óleo, é trocar o filtro a cada duas trocas de óleo. "Essa prática está totalmente incorreta, pois, ao colocar o filtro de óleo sujo, você irá contaminar o óleo limpo que acabou de colocar. Por isso, recomendamos a troca do filtro junto com a troca do óleo", diz Ruy.
Para que os gastos sejam reduzidos, a Wega orienta que os consumidores façam a manutenção preventiva do veículo. "Uma vez que o carro tenha que ir para o mecânico por conta de um filtro que não foi trocado no prazo correto, as consequências são muitos grandes, podendo até fundir o motor do carro", adverte Ruy. Por isso, segundo ele, os consumidores devem efetuar a troca completa dos filtros.
"Outro passo é entender onde o veículo é utilizado. O ambiente é severo? Esta pergunta pode modificar toda a manutenção previamente estabelecida", esclarece Lucena Filho. O filtro do ar, por exemplo, deve ser trocado sempre que estiver muito sujo. "Nunca fazer limpeza, jatear ar comprimido, porque isso danificará os poros, aumentando a passagem de contaminantes, vindo até a fundir o motor do automóvel", alerta.
Outra pergunta: o veículo roda em ambiente que tem muito trânsito e engarrafamento? "O óleo e o filtro do óleo sofrerão desgaste, onde o hodômetro não será capaz de medir. Em vez do hodômetro, seria medido mais facilmente no horímetro, como é feito em veículos da linha pesada", ressalta Lucena Filho.
Situações de uso mais severas realmente podem adiantar a troca dos filtros para garantir o bom desempenho do carro. Um veículo que trafega em áreas urbanas, com muita poluição, pode ter a vida útil do filtro do ar menor, assim como aqueles que passam por congestionamento com muita frequência. "Nesse caso, é preciso ficar atento a todos os filtros, de ar, óleo, combustíveis e cabine, que estão trabalhando e retendo impurezas mesmo sem registrar aumento de quilometragem", explica Gonçalves.
Veículos de uso misto que trafegam em estradas de terra terão períodos menores de troca de filtro do ar. "Os filtros de combustíveis e de óleo lubrificante também sofrem influência, assim como o próprio óleo, pelo uso de combustíveis adulterados ou de má procedência", afirma Magalhães. Por exemplo, o filtro do combustível pode ter sua capacidade de trabalho diminuída. "A orientação é sempre abastecer o veículo em postos embandeirados que tenham selo de qualidade e a cada 15 mil km fazer a manutenção deste filtro", diz Lucena Filho.
O filtro da cabine pode exigir troca antecipada caso o material seja de má qualidade. "Ele acaba não retendo todas as partículas e aumentando a sujeira do ar dentro do habitáculo", salienta Gonçalves.
Passo a passo de uma correta manutenção dos filtros nos carros
O primeiro item de troca no veículo, de acordo com Sérgio Gazarini, diretor comercial da Seineca, é o óleo do motor e depois vêm os filtros. A ordem dos filtros: primeiro, o filtro de óleo, a cada 5 mil km ou 10 mil km; depois, o filtro de cabine, conhecido como filtro do ar condicionado, trocado a cada seis meses quando for de antipólen ou a cada ano quando for de carvão ativado devido às suas propriedades mais resistentes; depois, o filtro de ar do motor, que deve ser trocado, em média, a cada 10 mil km em ambiente urbano ou com maior periodicidade em condições extremas; e, por fim, o filtro de combustível, que acompanha a manutenção do filtro de ar, isso para manter o sistema de injeção perfeito por mais tempo, evitando manutenções no sistema.
Os filtros garantem a eficiência de consumo e a longevidade do motor do veículo. "Se quer preservar seu veículo por mais tempo sem manutenções indesejadas, mantenha a troca constante dos filtros e não se esqueça que, a cada troca de óleo, se deve trocar o filtro de óleo para não ficar contaminantes no sistema", recomenda Gazarini. Ao lado, você confere informações e dicas sobre a instalação dos filtros. Mesmo assim, frisamos que cada modelo de carro tem uma particularidade de instalação dos filtros, por isso, é importante seguir o manual.
Filtro do óleo
O filtro do óleo impede a circulação de impurezas no motor e deve ser substituído a cada troca do óleo lubrificante, feita de acordo com o manual de manutenção do veículo. Antes de trocar o filtro de óleo, é muito importante verificar se é o filtro certo para a troca e o óleo indicado para o modelo do veículo. Aplicar sempre óleo, o mesmo usado na superfície da junta do filtro. Não usar nenhum outro tipo de produto como: vaselina, graxa etc. O filtro de óleo deve ser trocado a cada 5 mil km ou 10 mil km.
Além de reter todas as impurezas trazidas pelo óleo, o filtro do óleo ainda tem uma válvula antirretorno que mantém uma parte do óleo sujo dentro dele. A prática de trocar o óleo e não substituir o filtro pode travar o motor ou trazer problemas indesejáveis. Utilizar o óleo sujo além da quilometragem especificada pelo fabricante causa borra no motor e pode até fundi-lo. E não fazer a troca do filtro reduz a durabilidade do óleo novo no motor. Outro motivo para o óleo lubrificante e o filtro do óleo serem trocados simultaneamente é porque seguem regras de descarte controladas pelas leis ambientais de cada Estado.
Outras dúvidas
Surgem outras dúvidas na hora da troca. Por exemplo, não é necessário que o filtro esteja cheio de óleo. Existem carros que trabalham com o filtro deitado, não sendo possível enchê-lo sem que ele vaze. Como o motor fica em funcionamento, existe um filme de óleo nas partes móveis protegendo a primeira partida após a troca.
O excesso de aperto do filtro de óleo na hora da troca danifica a junta e poderá causar vazamento do óleo e dificuldade para remoção do filtro antigo. Se for usada a chave extratora de filtro do óleo, ela pode causar danos na carcaça do filtro blindado e posterior vazamento.
A válvula antirretorno mantém o filtro e as galerias cheias de óleo, mesmo com o motor desligado. Se a válvula for de baixa qualidade, a ação perde sua função, porque, na primeira partida do dia, o motor não terá lubrificação. Caso se repita dia após dia, poderá ocasionar danos irreversíveis.
A válvula de segurança atua em situações de emergência. Quando o veículo passou do período de troca, esta válvula irá abrir e permitir a passagem do óleo sujo, mantendo a lubrificação mesmo com o filtro do óleo saturado.
Modelos específicos de carros utilizam filtro refil/cartucho com menos componentes e que diminuem o impacto ambiental. Os novos veículos têm apenas o meio filtrante e não a carcaça metálica e outras peças que compõem o filtro, os chamados filtros ecológicos. Nos congestionamentos das grandes cidades, no momento que o veículo não está andando, permanece com o motor ligado e com o óleo circulando entre as galerias, trabalhando em alta temperatura por mais tempo com entrada e produção de contaminantes no óleo. Fazer as manutenções preventivas com antecedência neste tipo de situação é muito importante.
Passo a passo:
1. Tire a tampa de abastecimento do óleo e a vareta indicadora do nível do motor.
2. Esgote o óleo através do dreno do cárter, ainda com o motor aquecido.
3. Retire o filtro, utilize uma ferramenta projetada para a operação.
4. Limpe a área de vedação do bloco do motor com um pano limpo, evitando estopas para não deixar fiapos que podem provocar vazamento ou outros problemas até mais graves.
5. Troque o anel de vedação do dreno do cárter.
6. Verifique se a junta de vedação do filtro está bem assentada em seu alojamento e unte-a levemente com óleo limpo do motor.
7. Rosqueie o filtro no cabeçote até a junta encostar-se à área de vedação do motor; em seguida, aperte manualmente 3/4 a 1 volta, aproximadamente.
8. Encha o cárter do óleo até o nível indicado.
9. Dê a partida no motor e verifique se a lâmpada indicadora do painel se apaga em, no máximo, 10 segundos.
10. Com a luz do óleo apagada, mantenha o motor ligado e verifique se há vazamento de óleo na região da vedação do filtro ou dreno do cárter. Se houver, desligue o motor e reaperte o necessário. Caso o vazamento persista, remova o filtro e verifique novamente a área de vedação e, em seguida, reinstale o filtro ou um novo anel de vedação.
Filtro de cabine (para ar condicionado e sistema de ventilação)
Fazer a manutenção preventiva do filtro de cabine protege o sistema de ar-condicionado e sistema de ventilação. Ele é responsável por filtrar o ar que circula no sistema de ventilação. Grandes concentrações de fuligem, poeira e gases tóxicos presentes no ar entram no interior do carro pelo ar-condicionado ou sistema de ventilação, podendo afetar a saúde dos motoristas e ocupantes.
Depende do tipo de ambiente o carro anda. Em locais com muita terra ou arenosos, o filtro fica muito contaminado. A umidade do próprio ambiente acaba deteriorando todas as propriedades do filtro, o que prejudicará o funcionamento do sistema de ar condicionado. É recomendada a troca a cada 10 mil km ou seis meses. "Em regiões de muita poluição ou com muita terra, a verificação deve ser feita a cada três meses, já que o filtro pode estar saturado antes do prazo recomendado", orienta Daniel Ruy, supervisor de marketing da Wega.
Passo a passo:
Filtro do ar do motor
O filtro de ar retém as partículas contidas no ar, impedindo a entrada de contaminantes no motor, como poeira, fuligem e areia, para que somente ar limpo chegue aos sistemas e câmara de combustão. Nela, entra ar na quantidade ideal para a mistura ar/combustível equilibrada com uma queima perfeita. Todo esse processo evita desgastes nas partes móveis do motor, como pistão, anéis, camisa etc. Um filtro muito sujo pode aumentar o consumo de combustível. A troca deste filtro é a cada 10 mil km em zona urbana ou mais vezes em condições extremas.
Não se deve fazer qualquer tipo de manutenção neste filtro, somente a troca. Tentar limpar o filtro de ar com jato de ar comprimido ou por meio de impactos provoca o rompimento do papel e/ou danos na estrutura do elemento filtrante, ou seja, o filtro perde suas funções. O ar comprimido abre os poros do papel, deixando passar impurezas indesejáveis e levando o motor ao travamento parcial ou total ou prejudicando partes de seu funcionamento.
Não colocar pano/estopa na entrada de ar limpo no motor. Ao fazer a troca do filtro, alguém pode ligar o veículo ou esquecer o pano ao montar o sistema. Se precisar proteger o local, cobrir apenas no momento da limpeza da carcaça do filtro para não entrar impurezas no motor. Verificar a posição da braçadeira da mangueira do ar limpo, pois, ao final do processo, ela deverá ser montada na mesma posição inicial para que haja uma vedação perfeita.
A troca do filtro do ar deve ser feita de acordo com a recomendação do fabricante. Se o veículo trabalha nas grandes cidades onde existe muito pó, poluição e congestionamento, apesar de não estar rodando, o motor fica ligado e aspirando o ar sujo. Neste caso, a troca do filtro deve ser feita com mais frequência.
Passo a passo
1. Remova a tampa da carcaça do filtro, soltando os prendedores ou parafusos.
2. Retire o elemento filtrante já usado e limpe o interior da carcaça, atenção especial para a área de vedação, essa é uma das maiores causas de contaminação dos motores, onde o elemento vai se apoiar (evitar estopas e jatos de ar).
3. Coloque o novo elemento, seguindo as instruções do fabricante quanto à sua aplicação.
Dicas importantes:
• Antes de começar a troca, verifique se a peça comprada é a correta e exata para o modelo.
• Remova o filtro velho com cuidado. Movimentos bruscos enquanto o elemento ainda está dentro da carcaça podem ocasionar entrada de contaminantes no motor.
• Limpe o interior da carcaça do filtro de ar com cuidado. Não utilize estopas ou jatos de ar. De preferência, use um aspirador de pó e finalize com um pano umedecido que não solte fiapos.
• Pelo elemento filtrante usado, pode-se perceber se há vazamentos e problemas de vedação. Sinais de contaminação na parte limpa do filtro indicam que há falhas na vedação do sistema de captação do ar ou perfuração na peça.
• Antes de instalar o novo filtro, elimine qualquer problema de contaminação.
• Confira se o elemento filtrante comprado possui uma junta deformável que retorna à forma original quando cessada a pressão realizada. A qualidade da vedação é uma das partes mais importantes de um filtro de ar.
• Assegure-se de que a junta monta e assenta perfeitamente na carcaça do filtro.
• Verifique se todos os dutos, conexões, abraçadeiras e flanges estão bem fixados e em perfeito estado. Qualquer avaria pode contaminar seriamente o motor.
Filtro do combustível
O bom funcionamento deste filtro depende da qualidade do combustível abastecido. Por isso, deve-se procurar postos de gasolina de confiança.
A manutenção deve ser feita a cada 15 mil km. A Mann-Filter cita como exemplo a função dos seus filtros do combustível, que retêm partículas, como ferrugem e resíduos do tanque, em todos os motores de combustão movidos a gasolina ou álcool. Eles protegem carburadores, bicos de injeção e agregados sensíveis do sistema de alimentação do combustível.
Fazer a troca do filtro do combustível por último para evitar a pressão/vazamento, porque não existirá mais pressão na linha de combustível, evitando que o combustível espirre no mecânico. Usar a chave adequada para a troca do filtro, pois, sem ela, pode-se danificar o engate rápido.
Antes de colocar o filtro novo, checar o sentido do fluxo, pois a inversão dos lados poderá inverter o processo correto de filtragem. Com isso, diminui a vida útil e poderá soltar o elemento interno de filtragem, havendo perda de potência. Nunca realizar a troca deste filtro com lâmpada incandescente próximo do local de troca, porque, se a lâmpada quebrar sobre o combustível, pode causar incêndios.
Passo a passo:
1. Solte o engate rápido ou as abraçadeiras com uma chave adequada.
2. Solte o filtro do suporte da carroceria do veículo.
3. Retire o filtro já usado.
4. Verifique se as mangueiras estão em condições de uso.
5. Coloque somente o filtro indicado no suporte, fixando-o manualmente.
6. Aperte as abraçadeiras ou o engate rápido.
7. Dê partida no motor e verifique se há vazamento. Caso haja, reaperte-o.
Obs.: em caso de engate rápido, soltar novamente, verificando o anel de vedação.
Fontes: Mann-Filter, Sogefi, Notria, Tecfil, Wega, Seineca e Rei do Óleo Grande ABC. A Mann-Filter usou exemplo da aplicação em veículos Chevrolet Montana e VW Gol.
Evolução constante
O que vem por aí neste mercado mostra muita mudança ainda. "As novas tecnologias dos motores e o aumento dos controles ambientais, da eficiência energética e da utilização de combustíveis múltiplos têm exigido evolução constante da tecnologia dos sistemas de filtragem, dos filtros e de seus elementos de reposição. Filtros menores e mais eficientes que gerem menos resíduos ou ainda que sejam reutilizáveis são exemplos das recentes inovações que estão vindo por aí", destaca Magalhães.
Outra tendência é a aplicação de meio filtrante sintético para melhorar a eficiência e durabilidade dos filtros. A aplicação de elementos ecológicos sem componentes metálicos ou adesivos nos novos motores em substituição aos filtros brindados também é cada vez maior. "Além de gerarem menos resíduos e reterem menos óleo no seu descarte, em alguns países, esses elementos já são incinerados em geração de energia industrial", diz Magalhães.
Todas as montadoras estão migrando para os novos motores equipados com filtro do óleo com refil ecológico. "Os manutentores precisam equipar as oficinas com ferramentais adequados para poder atender a esses motores, pois os ferramentais convencionais utilizados nos filtros blindados não servem para os ecológicos, podendo danificar a tampa, que é de plástico na maioria das vezes", adianta Lucena Filho.
Hoje, um dos principais focos também é aumentar a durabilidade dos filtros para ampliar os intervalos entre as trocas. Outra preocupação é com a reciclagem dos filtros de óleo após seu descarte. "Para tornar tudo isso possível, os grandes fabricantes de filtros, como a Sogefi, estão realizando investimentos pesados em pesquisas de novos materiais, formas dos elementos filtrantes e processos de manufatura", revela Toledo.
Para Giancolli, a manutenção não mudou muito, a troca depende do uso. "O papel do filtro é o de evitar que as impurezas atinjam os motores. Cada fabricante tem a sua engenharia, que promove cálculos de fluxo e sugere filtros que comportem esse fluxo, protegendo o motor", avalia.
Entre as novidades da Mann-Filter, estão os Multi-Filtros, que são filtros de óleo com desempenho técnico e funcional igual ou superior aos usados pelas montadoras com capacidade de filtragem até 50% superior aos tradicionais. Possui cinco versões com três tipos de roscas ¾ polegadas, 20mm e de 18 mm, compatíveis com a maioria das montadoras. A empresa dispõe também de mídias sintéticas para atender às especificações das montadoras. Disponibiliza ainda filtros de cabine mais fáceis de trocar e filtros do ar com vedações mais robustas e estruturadas. "A manutenção de filtros, de certa maneira, é simples e tem custo-benefício positivo", conclui Gonçalves.
Contato das empresas:
Mann-Filter: www.mann-hummel.com
Notria: www.notria.com.br
Tecfil: www.tecfil.com.br
Rei do Óleo: www.reidooleoabc.com.br
Seineca: www.seineca.com.br
Sogefi: www.fram.com.br
Wega: www.wegamotors.com.br