Mercado
Por Meio Filtrante
Edição Nº 87 - Julho/Agosto de 2017 - Ano 16
Confira as novidades no mercado industrial
Volkswagen anuncia joint venture com a JAC na China
A Volkswagen anuncia a sua terceira joint venture na China, onde já possui parceria com as montadoras locais FAW e a SAIC. Desta vez, uma nova empresa surgirá a partir de um acordo assinado com a JAC Motors (Anhui Jianghuai Automobile) focada em desenvolver, produzir e vender veículos elétricos, além de oferecer serviços de mobilidade no mercado chinês.
O novo acordo, firmado para 25 anos e participação de 50% de cada montadora, prevê a construção de uma fábrica, bem como um centro de P&D, além do desenvolvimento e fabricação de componentes para os veículos elétricos. Em comunicado, o Grupo Volkswagen informa que o primeiro veículo elétrico da nova joint venture com a JAC é previsto para chegar ao mercado em 2018.
A assinatura do acordo foi realizada em 01/06, pelo CEO do Grupo Volkswagen, Matthias Müller, na ocasião da visita do primeiro ministro chinês em Berlim (Alemanha), Li Keqiang, e que contou com a presença da chanceler alemã, Angela Merkel.
"A nova parceria é um marco adicional na nossa ofensiva elétrica na China", afirmou Müller. "Assim como nós desempenhamos um papel fundamental na formação da mobilidade junto com os nossos parceiros na China ao longo dos últimos 30 anos ou mais, queremos desempenhar nossa parte na formação da mobilidade do futuro: elétrica, totalmente em rede e em linha com as necessidades dos nossos clientes", completou.
Segundo a Volkswagen, a ofensiva elétrica na China deverá ser estendida com as demais joint ventures, conforme o plano estratégico global da montadora, que projeta entregar 400 mil veículos no mercado chinês em 2020 e 1,5 milhão de elétricos em 2025. "A nova joint venture é um passo fundamental na implementação da nossa ofensiva elétrica no mercado chinês no âmbito da estratégia do grupo Together – 2025", disse o presidente e CEO do Grupo Volkswagen na China e membro do conselho, Jochem Heizmann, durante a cerimônia de assinatura do contrato em Berlim. "Estou confiante de que esta parceria desempenhará um papel fundamental na mobilidade elétrica na China."
O presidente do JAC, An Jin, disse: "Nossa empresa está muito confiante sobre as perspectivas desta joint venture com um dos principais grupos automotivos do mundo. Estamos ansiosos para uma cooperação futura com o Grupo Volkswagen para oferecer para mais pessoas em nosso país os benefícios da mobilidade sustentável".
FCA - Fiat Chrysler Automóveis nomeia novo diretor da Fiat na América Latina
Herlander Zola assume no lugar de Carlos Eugênio Dutra, que continua na empresa
A FCA anuncia mudanças em sua diretoria para a América Latina: Herlander Zola assume o cargo de diretor da marca Fiat no lugar de Carlos Eugênio Dutra, que continua na empresa como responsável por portfólio, pesquisa e inteligência e competitividade do grupo.
Há 17 anos atuando no setor automotivo, Zola é graduado em Administração de Empresas, possui MBA em Marketing pela FIA/USP e especialização em Inovação em Comunicação pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.
"Meu foco será desenvolver estratégias para adicionar valor à marca, com soluções cada vez mais inovadoras e adequadas às necessidades do consumidor", afirma Zola.
A FCA também comunica a contratação de Nicholas Parkes para assumir a direção de operações comerciais para a América Latina, excluindo Brasil, Argentina e México. Ele sucede a Francesco Abbruzzesi, que continua como diretor da Mopar na região. Com 25 anos de trajetória no setor automotivo, Parkes acumula experiência nas áreas de vendas e marketing em mercados da América do Sul.