Filtros De Cabine Preservam A Eficiência Do Veículo E A Saúde Do Condutor

Nas últimas décadas, os veículos evoluíram tanto em desempenho, quanto em conforto para condutores e passageiros. Hoje, o ar-condicionado, por exemplo, não é mais um item limitado apenas a carros de luxo, mas sim um opcional presente em diversos


Filtros De Cabine Preservam A Eficiência Do Veículo E A Saúde Do Condutor

Nas últimas décadas, os veículos evoluíram tanto em desempenho, quanto em conforto para condutores e passageiros. Hoje, o ar-condicionado, por exemplo, não é mais um item limitado apenas a carros de luxo, mas sim um opcional presente em diversos veículos populares. Neste contexto de evolução, os filtros de cabine ganham um papel de destaque. 
Os filtros de cabine são produzidos com fibras carregadas eletrostaticamente. De um lado, suas camadas contam com um pré-filtro, capaz de reter as partículas maiores. Do lado oposto, possui uma camada de proteção que evita qualquer dano ao filtro. Essa união proporciona à estrutura do filtro um aumento da densidade do lado limpo da peça. "Combinando a filtragem mecânica com a força magnética, um filtro de cabine é capaz de reter quase 100% das partículas nocivas ao ser humano. Com o auxílio do carvão ativado, também impede a passagem de gases poluentes e odores, melhorando a qualidade do ar dentro do veículo e, consequentemente, o conforto dos ocupantes", explica Ronilso Toledo, supervisor de Assistência Técnica da Sogefi. 
Também conhecido como filtro de ar-condicionado, o equipamento tem como principal função reter partículas e até mesmo gases tóxicos, preservando a saúde dos passageiros e garantindo a eficiência do veículo. "O ar possui diversos poluentes como ácaros, gases, fuligem, pólen, sujeira, odores e etc. que podem causar problemas a saúde como alergia, sinusite, rinite entre outras. A função do filtro de cabine é filtrar o ar externo, que é aspirado pelo sistema de ar do veículo, purificando o ar interno que circula no interior do veículo. Os filtros de cabine são utilizados praticamente em todos os veículos fabricados a partir do ano 2000. São exemplos de utilização veículos de passeio, utilitários, caminhões, colheitadeiras, tratores e ônibus", explica Sergio Gazarini, diretor comercial da Seineca. 
No passado, o filtro de cabine era conhecido como filtro de pólen, pois muitas pessoas, principalmente no hemisfério norte têm alergia a esse elemento. Hoje, além do filtro de cabine comum, também há no mercado o filtro de cabine de carvão ativado. "Atualmente, a maioria dos veículos por apresentarem sistemas de ar-condicionado passaram a receber o filtro dentro do sistema por este motivo. Além de preservar o sistema do ar-condicionado, manter a eficiência do evaporador, esse filtro também retém o pólen e outros contaminantes do contacto com os usuários do veiculo", afirma Rodolfo Cafer, inspetor técnico sênior da Mahle. 


Filtros De Cabine Preservam A Eficiência Do Veículo E A Saúde Do Condutor

Benefícios para a saúde
Os filtros de cabine são importantes não apenas para as pessoas que possuem alergia ao pólen, mas também para os portadores de doenças respiratórias como rinite, bronquite, asma, entre outras. Além disso, o equipamento ajuda a prevenir inflamações das vias aéreas. "O funcionamento do filtro de cabine é essencial para o conforto e a saúde do condutor e dos passageiros que são os principais beneficiários já que este produto não é para saúde do veículo e sim dos ocupantes do mesmo. De uns 12 anos para cá tem se notado um aumento de doenças respiratórias o que levou as fabricantes de filtros a olharem esta ineficiência e batalhamos em cima para trazer melhor conforto, e isso faz da Wega Motors hoje uma das maiores linhas de filtros de cabine da América Latina, são mais de 300 códigos entre filtro anti-polen e com carvão ativado para serem aplicados em veículos leves, pesados, equipamentos agrícolas", diz Rafael Junior, supervisor de Assistência Técnica da Wega Motors.


Filtros De Cabine Preservam A Eficiência Do Veículo E A Saúde Do Condutor


André Gonçalves, consultor técnico da Mann-Filter resalta, "O filtro de cabine é destinado para o conforto dos passageiros. O item tem uma vida útil e deve ser respeitada conforme a recomendação do fabricante. O uso deste filtro saturado ou a remoção deste irá causar além de problemas respiratórios e alergia nos ocupantes, danos ao sistema de refrigeração que também é protegido pelo mesmo filtro. Podem ocorrer diversos problemas respiratórios tais como infecção de vias aéreas superiores, rinite alérgica, hiperreatividade brônquica, crise asmática, pneumonia e diversos outros tipos de inflamações das vias aéreas inferiores".



Fique ligado!
Além da troca periódica, existem os seguintes sintomas que indicam a saturação e necessidade de troca dos filtros de cabine:
- Odor desagradável no interior do veículo;
- Diminuição do fluxo de ar;
- Falta de força do ar condicionado ou do ar forçado quando ligado. 



Manutenção preventiva 
A falta de manutenção dos filtros de cabine pode causar acúmulo de microrganismos e partículas que podem atrapalhar o fluxo de ar no interior do veículo e potencializar doenças respiratórias aos seus ocupantes. "É necessário realizar a manutenção para melhorar seu desempenho, uma vez que o filtro de cabine saturado pode obstruir o fluxo da passagem do ar para dentro do veículo e causar o embaçamento dos vidros internos, além de danos ao sistema de refrigeração do veículo", indica André. 


Filtros De Cabine Preservam A Eficiência Do Veículo E A Saúde Do Condutor


Basicamente não há um prazo determinado para a troca do filtro, pois dependerá de fatores como utilização, local, clima etc. "Nossa sugestão para uma manutenção preventiva é que se troque o filtro juntamente com a manutenção de outros filtros veiculares, entretanto deve se ficar atento a sinais como odores fortes, diminuição na velocidade de ventilação e coloração do papel, pois são indicativos de que o filtro pode estar saturado, necessitando assim realizar a sua troca", recomenda Sérgio. 
Com a manutenção adequada dos filtros de cabine, é possível obter ar mais puro no interior do veículo e redução das doenças respiratórias. "Costumo dizer que realmente nós brasileiros somos apaixonados por carros e nos desdobramos para mantê-lo em perfeita condições, mas será que somos apaixonados por nós mesmo? Afinal, muita das vezes quando pensamos em cuidar de nossa saúde parece que vamos deixando para um segundo momento ou quando encaixar um horário, quando na verdade devemos nos preocupar com nossa saúde em  primeiro lugar, haja vista, que com saúde temos força para lutar e força depende de ar puro nos pulmões. Para isso lembre-se: troque o filtro de ar cabine do seu veículo regularmente e mantenha ar limpo no seu pulmão e de toda sua família", aconselha Rafael. 
Os principais danos que serão evitados com a manutenção adequada estão principalmente ligados à saúde, bem-estar e conforto do motorista. Entretanto outros problemas também podem ser gerados, como desgaste do sistema de aquecimento e ar-condicionado. "Quanto maior a saturação do filtro menor será o fluxo de ar, o que fará com que todo o sistema trabalhe mais, podendo haver superaquecimento e/ou queima do sistema. Há também o aumento do trabalho do compressor de ar-condicionado o que poderá ocasionar um aumento no consumo de combustível", ressalta Sergio. 
Vale destacar que o uso do filtro de cabine não está relacionado ao fato de o veículo ter ar- condicionado, como muitos imaginam. O simples acionamento do sistema de ventilação faz com que o ar passe pelo elemento filtrante. Ao contrário dos demais filtros, o de cabine não tem prazo ou quilometragens preestabelecidas para que sua troca seja realizada. "A vida-útil de um filtro de cabine depende do ambiente onde o motorista trafega. Se ele rodar sempre em vias urbanas, com alto tráfego de caminhões, ou em estradas de terra, o filtro chega a se desgastar em poucos meses. Para circulação em condições normais, a Mann-Filter recomenda que sua troca seja realizada no máximo uma vez ao ano ou a cada 15 mil km", orienta André.

Filtros De Cabine Preservam A Eficiência Do Veículo E A Saúde Do Condutor 

Tipos de filtros de cabine
Atualmente, existem dois tipos de filtros de cabine: os comuns, também conhecidos como filtro de partículas, e os de carvão ativado. 
Os filtros comuns impedem a entrada das partículas alergênicas minúsculas nos pulmões, que podem causar asma ou alergias. "As partículas muito pequenas nem sempre são retidas pelo muco do aparelho respiratório ou pelos do nariz, o que utilizando um filtro de cabine reduz essa causa que pode trazer doenças respiratórias", explica Rafael. 
Já o filtro de cabine com carvão ativado impede a entrada de quaisquer partículas e também de odores. O material de filtragem utilizado é composto por três camadas: uma camada de carvão ativo colocada entre duas camadas de fibras não tecidas. "A Mann-Filter disponibiliza dois tipos de filtros de cabine: os comuns de partículas e os com carvão ativado. São estes últimos que, além de impedirem a passagem de resíduos, absorvem os gases e reduzem o crescimento de bactérias, o que aumenta sua capacidade de reter odores indesejáveis. No caso do filtro de cabine com carvão ativado, além das partículas em suspensão, como a poeira e outras impurezas do ar, ele também atua contra odores e gases tóxicos oriundos do exterior", afirma André. 
Além de filtrar odores, outra vantagem do filtro de cabine de carvão ativado é a maior vida útil do equipamento. "O período de troca é maior, podendo chegar a ser duas vezes mais que o de partícula, mas vale lembrar que isso dependerá de fatores como utilização, local, clima e etc. Entretanto os custos deste tipo de filtro também podem ser maiores", diz Sergio. 




Períodos de troca
A troca dos filtros de cabine devem seguir as recomendações do manual do fabricante do filtro, pois cada carro possui suas particularidades de instalação. Entretanto, de modo geral, recomenda-se a substituição nos seguintes períodos:
Filtro de cabines de partículas
Condições normais: a cada 6 meses
Condições severas (trafego em regiões muito poluídas ou áreas rurais): a cada 3 meses.
Filtro de cabine de carvão ativado
Condições normais: a cada 12 meses
Condições severas (trafego em regiões muito poluídas ou áreas rurais): a cada 6 meses.

 


Mercado
As perspectivas para o mercado de filtros de cabine são positivas e preveem um período de crescimento e de lançamentos de novas tecnologias. "É um mercado crescente. Hoje quase toda a produção automotiva vem equipada com sistemas de ventilação forçada e sistemas de ar-condicionado e os cuidados com a saúde são necessários, pois uma parcela significativa da população passa horas ou o dia de trabalho dentro de um veículo. Por este motivo o ambiente veicular é o local de vivencia diária de uma parcela significativa de habitantes", diz Rodolfo. "A cultura da troca dos filtros de cabine e ar-condicionado está em franca expansão no Brasil, devido ao processo de conscientização realizado junto aos aplicadores, na importância da saúde dos ocupantes dos veículos. Ainda existe um longo caminho a percorrer, quando comparamos o tamanho da frota circulante com a quantidade de troca destes filtros", complementa Roberto Rualonga, gerente de Assistência Técnica da Tecfil. 

Filtros De Cabine Preservam A Eficiência Do Veículo E A Saúde Do Condutor

Neste contexto, é preciso estar atento às variantes de filtros lançados no mercado, para saber se ele é indicado pela fabricante do veículo e se suas especificações são adequadas para o seu funcionamento. "Temos uma expectativa positiva de mercado, já que a manutenção de veículos é contínua. Assim, vamos acompanhando as tendências do setor e atualizando nosso portfólio de produtos para conseguir atender a demanda do mercado e cobrir todos os veículos do território nacional", comenta André. 
Apesar do filtro de cabine não ser considerado um item de segurança, podendo até não ser fornecido pelas concessionárias durante as revisões, sua utilização é de grande importância  para o motorista e seus passageiros. "Assim como o ar-condicionado torna se cada vez mais uma exigência para os motoristas e passageiros a utilização e manutenção do filtro também será uma necessidade. As principais novidades da Seineca é a incorporação de novos itens na linha leve e pesada, totalizando 122 modelos de filtros, o que abrangerá uma gama significativa da frota circulante. A expectativa é termos novos lançamentos até o final de 2017 e nos colocarmos no mercado como uma referência nesta linha de filtros", afirma Sergio. 
Recentemente, a Mahle detectou que existe um aumento nas alergias e irritações respiratórias pela mudança dos contaminantes presentes no ar, e lançou um novo filtro multi camadas (5 camadas) com carvão ativado. "Esta é uma evolução dos filtros LAK e em breve estará disponível para as montadoras no Brasil e para a reposição", garante Rodolfo. 

 

Filtros De Cabine Preservam A Eficiência Do Veículo E A Saúde Do Condutor Filtros De Cabine Preservam A Eficiência Do Veículo E A Saúde Do Condutor


Ciente das necessidades desse setor, a Sogefi é outra empresa que está investindo nos filtros de cabine. 
"O mercado de filtros de cabine é bem dinâmico e está em alta. Atualmente, chega a ser impensável lançar um novo veículo sem esse componente, o que nos gera uma demanda frequente por novos produtos e pesquisas avançadas. Por sinal, a linha de filtros de cabine foi uma das prioridades de investimento, em capacidade de produção e inovação tecnológica, da nova fábrica da Sogefi em Jarinu (SP), inaugurada em 2015", conta Ronilso. 

Filtros De Cabine Preservam A Eficiência Do Veículo E A Saúde Do Condutor

A Wega também traz inovações para o mercado. "Algumas novidades estão vindo aí a todo vapor como o filtro de cabine com Polyfenol, uma tecnologia avançada que estamos trabalhando incansavelmente para mensurar e desenvolver este segmento para que continuemos a ser a linha mais completa. Sabemos que alguns concorrentes já lançaram para alguns veículos especifico, porém faremos com cautela para que o maior interessado que são os passageiros possam entender a mensagem e ser usuário e desfrutar desta nova tecnologia buscando cada vez mais a preservação da saúde", afirma Rafael. 
Os filtros de cabine da Tecfil são desenvolvidos conforme as exigências das principais montadoras e fabricados com matérias-primas e processos da mais alta qualidade e tecnologia. "Sempre buscando a melhor eficiência na filtragem do ar que respiramos quando conduzimos o veículo independente do local", ressalta Roberto. 


Contato das empresas:
Mann-Filter: www.mann-hummel.com
Wega Motors: www.wegamotors.com

Publicidade