Mercado De Filtros Movimenta Feira Internacional De Autopeças, Equipamentos E Serviços
Por Dayane Cristina Da Cunha F
Edição Nº 87 - Julho/Agosto de 2017 - Ano 16
Com o consumidor apertando o cinto e deixando de comprar carros novos, o mercado de autopeças tem ganhado cada vez mais espaço, como mostrou a 13ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviço, que teve a participação de diversas empresas
Com o consumidor apertando o cinto e deixando de comprar carros novos, o mercado de autopeças tem ganhado cada vez mais espaço, como mostrou a 13ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviço, que teve a participação de diversas empresas do setor de filtração. A Automec é a principal plataforma de negócios da América Latina voltada à indústria da reposição e reparação automotiva para veículos leves, pesados e comerciais. Segundo organizadores, 74 mil visitantes viram as novidades, comprovando o reaquecimento do mercado.
De acordo com Paulo Octavio Pereira de Almeida, vice-presidente da Reed Exhibitions, organizadora do evento, as marcas que apostaram na feira comemoraram os números positivos no balanço final. A exposição, que foi dividida em setores como acessórios e customização, reparação e manutenção, serviços e TI, contou com marcas que fizeram negócios com compradores de muitos países e estão movimentando o mercado até agora. Durante o evento, foram realizadas reuniões com a participação de expositores e compradores.
"A Automec 2017 promoveu um excelente ambiente de negócios com público qualificado. Está muito profissional e é possível sentir o otimismo", afirmou Sergio Montagnoli, diretor de marketing e vendas da Nakata.
Na mesma linha, o vice-presidente da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch para a América Latina, Delfim Calixto, afirmou que o clima positivo favoreceu as perspectivas de crescimento dos negócios de reposição automotiva para este ano. "Desde o primeiro dia da Feira foi possível concretizar negócios", revelou.
Leandro Lara, diretor de eventos da Reed Exhibitions Alcantara Machado, avaliou o otimismo dos participantes. "A conjuntura do país, que apesar de atravessar um período de baixo desempenho econômico, têm tido importante crescimento no segmento de reposição e reparação automotiva. De um modo geral, as pessoas não podem comprar um zero quilômetro, mas precisam cuidar da manutenção e do reparo do seu veículo atual, e isso impulsiona as vendas no segmento".
Os números confirmam a avaliação de Lara. O mercado de reposição, que abrange uma cadeia composta por fabricantes, distribuidores, varejo e oficinas, cresce em média 4,8% ao ano. Segundo dados do Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), o mercado deve movimentar R$ 121 bilhões este ano, podendo chegar a R$ 142 bilhões até 2020. O GMA é composto por diversos sindicatos e associações.
Mercado de Filtros traz novidades
A feira contou com a participação de diversas empresas da área de filtros, o que aumentou ainda mais a visibilidade do evento e das marcas diante de compradores, profissionais e fornecedores. Segundo Fang Cai, diretor de marketing da Seineca, a Automec sempre traz bons resultados de público, divulgação da marca e das estratégias adotadas. Reforçando a estratégia da empresa em seu foco de operação em filtros automotivos, a empresa trabalhou muito no evento com o posicionamento de sua marca e slogan, "Seineca é mais filtro", além de demonstrar em seu stand a qualidade dos produtos e suporte técnico no atendimento.
O diretor de vendas da américa latina da Cummins, Paulo Nielsen, comentou sobre o foco da empresa em apresentar e alavancar as vendas e aplicações dos produtos fleetguard no mercado brasileiro. "Os produtos fleetguard são produtos desenvolvidos em conjunto com os motores, pois além dos sistemas de filtros, somos um dos principais fornecedores de motores para o mercado, e nada melhor do que o próprio fabricante do motor para entender seu funcionamento e como os filtros podem explorar o melhor em questões de performance e redução de consumo, por exemplo". Nielsen comentou que é preciso que o mercado entenda o custo x benefício dos filtros, analisando os custos totais de operações. "Temos uma área de P&D (pesquisa e desenvolvimento) espalhado em três localidades, em nossa unidades nos EUA, Korea e Europa, e este é um dos nossos grandes diferenciais. Criamos e patenteamos cerca de 400 novos produtos todos os anos na área de filtração, e nossa intenção é sempre alinhar e trazer estes produtos e tecnologias ao mercado brasileiro".
Nelma Timello, gerente de marketing Filtros Brasil, falou sobre a primeira participação da empresa na feira. "Em nossa primeira participação na Automec estamos bem satisfeitos com os resultados apresentados e com as parcerias que estamos consolidando no evento, e este é um ano muito especial para nós, pois estamos completando dez anos de existência. E este evento é muito importante para apresentarmos nossas linhas de produtos no segmento de filtros de cabine e nossos lançamentos". Timello citou os filtros com carvão ativado além da nova tecnologia de lateral flexível. Também destacou os vídeos de instalação para cada tipo de produto. "Eles são identificados em nossas embalagens através de QR code, facilitando assim a identificação do local de instalação e como instalar".
João Bernardo Leal Ayroso, coordenador de vendas da Hengst, destacou o filtro ecológico na linha de separadores de água/óleo. Segundo ele, o produto apresenta opcionais desde conexões, carcaças e elementos filtrantes, possibilitando uma gama enorme de aplicações e reposição dos sistemas existentes. "Sentimos o evento muito positivo, nos trazendo muitos resultados positivos, atendimentos e aproximação de nossos clientes finais e prospects".
A Wega Motors também participou da feira com a lançamento de novos produtos e a apresentação da nova equipe de vendas. "Estamos muito confiantes entrando em uma nova etapa para a empresa, que com certeza trará desenvolvimento e crescimento significativo para a marca no mercado de reposição", comentou Cesar Costa, diretor comercial da empresa. Ele também destacou a reunificação das linhas Leve e Pesada na Automec". "Percebemos que o público além de ter sido maior que na última edição, também estava mais focado em buscar novidades, lançamentos e negócios. Nosso estande se manteve movimentado todos os dias da feira e fizemos muitos contatos interessantes", comentou.
Para João Moura, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas (Abrafiltros) participar da feira foi uma grande oportunidade para conhecer novos produtos e lançamentos do setor de filtros automotivos, além de gerar contatos e estar próximo aos associados. Embora já tenha participado de outras feiras, é a primeira vez que a associação dá o apoio institucional à Automec. Segundo Moura, o objetivo é ampliar a divulgação institucional da associação, levar conhecimento aos associados e prospectar novas empresas que venham a contribuir com a entidade.
"Independente do mundo virtual, a feira sempre é a melhor vitrine de vendas de produtos, onde o público visitante está interessado em realizar negócios e conhecer as últimas tendências do mercado", afirma Moura. Segundo ele, apoiar institucionalmente uma feira deste porte, é sempre uma via de mão de dupla. "Ao mesmo tempo em que apoiamos o evento, também somos apoiados", referindo-se ao estreitamento de relações profissionais e à troca de conhecimento e experiência realizada entre o segmento durante o evento.
Fornecedora das principais montadoras brasileiras, a Sogefi esteve presente na Automec e apresentou suas novas ferramentas virtuais para comunicação. Segundo a empresa, agora os clientes também terão contato por meio de um aplicativo disponível aos sistemas iOS, Android ou Windows Phone. Com ele, é possível ter acesso total ao catálogo. Além disto, os profissionais da reposição receberam informações para fazer a manutenção correta dos produtos.
"Participamos da feira desde o início. Com a união de todos os segmentos, a Automec foi um sucesso. Apresentamos as nossas inovações e trocamos experiências para avançarmos ainda mais", destacou Marcelo Silva, diretor comercial da Sogefi.
A Tecfil apresentou mais de 20 produtos, dentre eles filtros de ar, filtros de óleo, filtros de combustível e filtros hidráulicos para diferentes núcleos de atuação da marca. "Queremos levar nossas novidades ao mercado, aos profissionais do setor e atrair clientes de outros países, novas parcerias. A parceria com Lubrax dos Postos BR, por exemplo, foi iniciada na última edição da Automec", revela Simone Minhoto, supervisora de marketing da Tecfil. Na linha automotiva, foram expostos filtros de ar, filtros de combustível para diversos modelos de automóveis, filtros de óleo e combustível, além da linha de filtros para máquinas e equipamentos agrícolas.
Outra empresa de destaque no evento e que trouxe muitas novidades foi a Mann+Hummel segundo Luciana Steffen, analista de marketing da empresa, o maior destaque ficou por conta do vídeo com as principais aplicações e como funcionam os filtros por dentro, e esta mesma linha de ação foi apresentada no estande da empresa, "A Mann se destaca pela grande quantidade de patentes a nível mundial, e por isto queremos apresentar um pouco de nossos produtos e tecnologias aqui no evento da Automec, mostrando como funcionam e seus diferenciais aos nossos clientes finais", comenta Luciana. Outro destaque da Mann este ano foi a aquisição e a apresentação da marca Wix como parte do portfólio de produtos da empresa.
Quebra de Paradigmas e oportunidade de negócios para leves e pesados
Segundo organizadores, patrocinadores e visitantes, a feira quebrou paradigmas. Francisco De La Tôrre, presidente do Sincopeças, destacou a realização de caravanas de compradores, aumentando assim, a presença do varejista na Feira, que ocupou 25% do total de visitas.
José Roberto Alves, diretor-geral da Federal-Mogul, afirmou que a edição 2017 da Automec superou as expectativas em todos os aspectos.
Já para Fernanda Giacon, gerente de marketing América do Sul, da ZF, patrocinadora oficial da Automec, a feira foi "um divisor de águas" marcando efetivamente a retomada do crescimento do setor. "O clima positivo da Feira começou bem antes, já na comunicação com o mercado e nas redes sociais. Estamos surpresos com a quantidade de pessoas, mesmo no primeiro dia do evento. Nosso estande esteve cheio todos os dias", afirmou. Ela também elogiou a qualificação do público e a reunificação das linhas leves e pesadas, pois, segundo Fernanda, permitiu que a ZF pudesse mostrar aos seus clientes todo o seu pacote de produtos e serviços.
De acordo com o diretor de vendas da Dana, Carlos Dourado, a unificação da Feira proporcionou uma elevação significativa na qualificação do público. "Os próprios donos e diretores de empresas e lojas estiveram em nosso estande, permitindo o estreitamento nos relacionamentos".
Para a Alfatest, empresa de equipamentos e sistemas para diagnóstico e reparação de veículos, a volta no mesmo espaço das linhas de leves e pesados significou mais negócios fechados. "Estar na Automec representa, normalmente, 20% do faturamento de um mês". Segundo o gerente comercial da empresa, Rafaelle Ventieri Neto, só durante a feira, cerca de R$ 250 mil foram faturados.
"Nossa presença é institucional dentro da feira, mas acabamos fazendo negócios dentro do pavilhão, também", ressaltou Luis Abilio Marques, coordenador de trade marketing da Gedore. O executivo também considera a reunificação uma "decisão positiva, pois os eventos isolados perdem força".
De São Paulo para o mundo
A Automec recebeu visitantes de mais de 60 países, principalmente da América Latina. Foram cerca de nove mil estrangeiros vindos dos países latino-americanos. Cerca de 20% vieram da Europa, Ásia, Países Árabes e América do Norte. "Recebemos clientes de todas as partes do Brasil e também de outras localidades, incluindo Estados Unidos e Europa, o que mostra o alcance da feira", confirmou o diretor comercial da Motorservice, Luis Lipay.
Entre os expositores, a presença estrangeira também foi significativa. Um dos países que ocuparam maior espaço foi a Argentina, que participou da feira com mais de 40 empresas do setor. O Brasil é o maior mercado de autopeças para a Argentina, com 58,6% das exportações, segundo a Agência Argentina de Investimento e Comércio Internacional. Para Jurandir Defani, diretor geral da Taranto Brasil, estar na feira foi a opção ideal. "Como somos uma marca argentina, tivemos muitos visitantes de países da América Latina, da Europa e também de todo o Brasil, com interesse em nosso portfólio, que foi ampliado com novas linhas de produtos. O evento sempre gera oportunidades de negócios".
No pavilhão da Itália, organizado pela Italian Trade Agency (ITA) – agência do governo responsável pela internacionalização de empresas italianas – as empresas trouxeram tecnologias para automóveis, veículos comerciais, implementos rodoviários e caminhões. "O Brasil tem um excelente potencial de consumo e está entre os principais importadores da Itália", informou Erica Di Giovancarlo, diretora do ITA para o Brasil.
O aspecto internacional da Feira também chamou a atenção. Segundo o presidente interino da Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças (Andap), Rodrigo Carneiro, "a Automec retomou a posição como um evento de expressão internacional e com a devida importância em relação ao impacto econômico no mercado de reposição".
O presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo (Sindirepa Nacional), Antonio Fiola, também avaliou que a feira "mostrou a grandeza do setor e da cidade de São Paulo, que sediou este evento de porte internacional, com uma programação intensa de atividades".
Caravanas, B2B e Ala VIP
A cada dia, as feiras têm se firmado como mediadoras entre compradores e expositores, em um processo chamado Business to Business (B2B). Para oportunizar este movimento, a feira contou com dez caravanas de compradores, em parceria com o Sincopeças e o Sindirepa, vindas das cidades de Campinas, Americana, Ribeirão Preto, Santos, Bauru e São José dos Campos, do estado de São Paulo e Ponta Grossa e Toledo, do Paraná. Outra iniciativa importante foi o Encontro de Negócios, onde ocorreram 130 reuniões com a participação de 60 expositores e 80 compradores.
A feira também contou com o Premium Club Plus, um local reservado para receber compradores indicados pelos expositores convidados, a fim de facilitar a geração de negócios. Neste ano, houve a participação de mil compradores.
Capacitação e investimento nos jovens profissionais
Os profissionais do setor tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, conhecimentos e atualizarem seus conhecimentos na Arena do Conhecimento e Capacitação, responsável por 40 horas de conteúdo em palestras e exposições com temas técnicos.
A Oficina Modelo Automec, liderada pelo restaurador e customizador Fernando Baptista – o Batistinha - fez um processo completo de customização de um Volkswagen Up! TSI prata Sirius, da desmontagem do carro, passando por pintura, trabalhos de solda, nova suspensão, sistema de som, remontagem e acabamento.
As atividades também incluíram uma série de palestras gratuitas, abordando temas como "Produtividade em Gestão de Ferramentas"; "Aplicação das novas tecnologias na troca do óleo de motor", "Como obter durabilidade e performance"; "Sustentabilidade na oficina: novos caminhos para evitar impacto ambiental"; entre outros.
Alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) formados no 1º curso "Técnicas de Manutenção em Sistemas Mecânicos de Veículos Leves", receberam seus certificados como parte do programa Mecânicos do Futuro. O curso é uma iniciativa pioneira dos organizadores da feira e do Senai, que capacitou 16 jovens profissionais a realizar manutenções preventivas e corretivas de sistemas mecânicos automotivos de veículos leves.
O cálculo da hora de mão-de-obra na oficina também foi um tema abordado durante o evento. Apresentado por Pedro Luiz Scopino, vice-presidente do Sindirepa.
"É preciso criar cultura nas oficinas de cobrança pela hora trabalhada e para isto é preciso superar algumas dificuldades do setor, como falta de mão-de-obra treinada e de profissionalização na empresa, administração de recursos humanos, retorno sobre investimento, controle administrativo, financeiro e gerencial, questões ambientais e solidão empresarial", afirmou Scopino.
Durante a apresentação, citou vários fatores para aumentar a produtividade na oficina, como realizar diagnóstico correto, ter ferramentas pneumáticas, carrinho individual, ferramentas organizadas e em bom estado, rampas de troca de pneus, elevador automotivo, peça certa no momento certo, limpeza, local demarcado para os serviços e ter informação técnica.
Outro fator relevante, segundo o presidente, é criar uma meta mensal, oferecendo bônus caso ela seja cumprida. Ao final da palestra, Scopino ressaltou que o retorno de serviço é um fator que acaba com a produtividade. "É preciso tabelar os motivos do retorno e corrigi-los para que não ocorra novamente", finalizou.
América Latina de olho no mercado de retíficas de motores
Durante a Automec aconteceu também o Primeiro Encontro Latino Americano de Retificação de Motores - Rectilatina, que reuniu empresários de diversos países como Uruguai, Argentina, Paraguai, Panamá, Colômbia, entre outros, para discussão do tema "A Integração da Retificação Latino-Americana Perante os Novos Paradigmas de Tecnologia Disruptiva no Mundo". Para Omar Ricardo Chehayeb, diretor-executivo do Instituto Internacional de Estudos da Mobilidade, as tecnologias disruptivas também chegarão ao mercado de retificação, e os profissionais devem buscar caminhos alternativos para manter suas atividades.
"Há poucos anos, acreditava-se que o futuro pertencia aos automóveis híbridos, mas nos mais recentes Salões do Automóvel, as principais montadoras têm apresentado protótipos de carros exclusivamente elétricos. O novo modelo S da Tesla [carro 100% elétrico] vendeu 180 mil unidades em um fim de semana, diretamente no site da marca, o que representa uma mudança de paradigma também na hora de comprar os automóveis. As pessoas estão começando a visitar o carro na loja, mas a fechar o negócio online", avaliou o especialista, que também é diretor de Relações Internacionais do Conselho Nacional de Retífica de Motores (Conarem).
Contato das empresas:
Abrafiltros: www.abrafiltros.org.br
Alfatest: www.alfatest.com.br
Andap: www.andap.org.br
Conarem: www.conarem.com.br
Cummins: www.cumminsfiltration.com
Dana: www.dana.com.br
Federal-Mogul: www.federalmogul.com
Filtros Brasil: www.filtrosbrasil.com.br
Gedore: www.gedore.com.br
Hengst: www.hengst.com.br
Italian Trade Agency: www.ice-sanpaolo.com.br
Mann+Hummel: www.mann-hummel.com
Motorservice: www.ms-motorservice.com
Nakata: www.nakata.com.br
Reed Exhibitions: www.reedalcantara.com.br
Robert Bosch: www.bosch.com.br
Seineca: www.seineca.com.br
Sincopeças: www.portaldaautopeca.com.br
Sindirepa Nacional: www.sindirepanacional.org.br
Sogefi: www.fram.com.br
Taranto Brasil: www.taranto.com.br
Tecfil: www.tecfil.com.br
Wega Motors: www.wegamotors.com
ZF: www.zf.com