Debutando Na Casa Nova
Por Carla Legner
Edição Nº 88 - Setembro/Outubro de 2017 - Ano 16
Debutando Na Casa Nova
A Notria está comemorando aniversário e a Revista Meio Filtrante, em entrevista exclusiva, vai contar um pouco sobre essa trajetória de sucesso. Sua origem foi 2002 como Filtros Graça, uma empresa especializada em filtros de ar para linha pesada e filtros especiais. Ao longo dos anos foram diversas conquistas e algumas mudanças, que resultaram no crescimento e reconhecimento da marca. Em 2008, como parte da estratégia de crescimento e melhoria do processo produtivo a empresa conquistou a certificação ISO 9001. No ano seguinte, a família Montesso passou a fazer parte da sociedade, e com o crescimento da produção dos anos posteriores veio a ideia de investir mais ainda na empresa. Em 2013 a empresa iniciou um significativo programa de investimento na linha de produção, em tecnologia e melhoria de qualidade dos produtos.
Dois anos depois, em 2015, com a aquisição dos direitos sobre a marca TURBO, em conjunto com a ampliação do portifólio e da rede de distribuidores, a empresa passou a pertencer e ser administrada integralmente pela família Montesso. Quando mudou seu nome para Notria.
Novidades, produtos e serviços
Setembro é um mês especial para a empresa, além de completar 15 anos de mercado está inaugurando sua nova fábrica. O novo espaço tem área fabril de 10 mil metros, além de abrigar todo o processo produtivo será um centro de distribuição e terá um completo laboratório de análises para atender toda demanda, desde a matéria prima, até o produto final de acordo com as normas internacionais de qualidade. Luiz Alberto Catanio, gerente comercial da empresa, conta que o investimento das instalações do laboratório chegou a atingir R$ 500 mil.
Hoje, a empresa 100% brasileira esta pronta e apta para fazer análises de filtros de ar, óleo lubrificante, filtros hidráulicos e filtros para combustível, e com o novo espaço será possível triplicar sua produtividade. "O objetivo é fazer da Notria líder de mercado em inovação de gestão, ou seja, ser referência no segmento", ressalta Catanio.
Ao todo são mais de 78 colaboradores e os produtos da marca já são vendidos para as principais companhias do setor, inclusive no exterior.
A linha de produtos também foi atualizada, hoje são comercializadas mais de 1000 itens para linha leve, pesada, equipamentos agrícolas, construção e mineração, linha industrial e ferroviária, com filtros de ar (linha leve e pesada), hidráulicos, combustível, arrefecimento, secador de freio e ar condicionado. Nos últimos 4 anos, após as mudanças, houve um crescimento de faturamento expressivo na base de dois dígitos ao ano.
"Com o crescimento da produção e vendas, nós adquirimos uma linha totalmente nova de filtros em PU expansivo, e para melhorar ainda mais a qualidade desses produtos importamos um equipamento específico para essa linha de produção, uma plissadeira versátil e automática que otimiza o tempo de trabalho reduzindo o setup de produção a zero", destaca Luiz Alberto Catanio.
Outra ação importante nesse novo momento da Notria está direcionada à pesquisa de desenvolvimento. Para melhorar a cobertura de mercado é feito constantemente pesquisas com o objetivo, em curto espaço de tempo, cobrir 99% do mercado onde atua. Através dessas análises é possível saber exatamente onde está faltando atuação. A linha de caminhões, por exemplo, já atingiu 96% do alcance e a linha leve, dos utilitários, 90%. De acordo com Catanio, ao todo faltam apenas 27 itens para atingir o resultado desejado.
Pensando em melhorar ainda mais o atendimento de seus serviços, a empresa já está preparada e busca o ISO TS, que qualifica para o atendimento as montadoras, que é uma exigência deste mercado. Além disso, essa certificação melhora também o contato e relacionamento com os clientes já existentes.
Investimentos: Equipe e Estratégias
A Notria ainda é uma empresa de gestão familiar, e o seu crescimento forçou seus diretores vislumbrarem uma gestão mais direcionada com profissionais em cada setor e gestores cada vez mais capazes de atender todas as operações. Catanio explica que há alguns anos este trabalho já esta sendo implantado e começou de baixo para cima, nas linhas de produção.
A primeira necessidade foi a implantação de sistemas de apontamentos on line onde todos os supervisores de fábrica foram envolvidos, além disso foi contratado um consultor especializado trabalhando diretamente no setor fazendo a interlocução entre equipe, meios de comunicação com a fábrica, gestão, comunicação entre eles etc.
Diante desse cenário, para consolidar nosso crescimento e para atingir nosso ideal, foi iniciado o planejamento estratégico denominado NOTRIA 2025, que concentrou, em mapa estratégico, todos os novos projetos e oportunidades de melhoria que detalha desde a melhoria de controles internos, excelência no atendimento, desenvolvimento de equipes multidisciplinares, capacitação de gestores, consolidação da ideologia, qualidade no campo, logística, até novas linhas de produção e novos mercados de atuação.
Também são oferecidos projetos de preparação e treinamento para equipe e funcionários com indicadores de desempenho, curso de liderança, plano de carreira, análise e ações de marketing. "Fizemos investimentos em vários setores da empresa para que as ações possam acontecer de forma uniforme, e sem a necessidade de interferência da direção", destaca Catanio.
A área de Marketing é um dos setores mais importantes de uma empresa, e a Notria também está cuidando dessa área com ações internas e externas. João Paulo Moreira, responsável por Produto e Marketing, conta que o investimento já feito em máquinas e equipamentos no departamento além de otimizar todo processo interno irão proporcionar material específico para nossos clientes visando o aumento de suas vendas. "Com um forte trabalho em redes sociais criamos uma plataforma ativa e interativa com nossos clientes. Com nossa nova plataforma de e-mail marketing podemos atingir clientes inativos, com material exclusivo de itens de sua preferência, retomando todo o potencial do cliente. Já para os clientes ativos o trabalho será mais preciso e com conteúdo direcionado ao consumidor final, cliente de nosso cliente" explica Moreira. O site da Notria também foi reformulado com novos conteúdos e com destaque para o catálogo eletrônico. Além disso, estão implantando um projeto diferenciado, especialmente para o revendedor, de apresentação da empresa para o novo cliente, seguindo uma linha padrão de divulgação.
Segundo Aldenir Montesso, diretor da Notria, os fabricantes de filtros no Brasil ainda são muito mal vistos, ou eles são grandes ou eles são de pequeno porte. A ideia da empresa com todas essas mudanças é mostrar que um fabricante intermediário ou de médio porte consegue ter produtos de qualidade e compatível, por exemplo, a uma empresa alemã ou americana. "Nós temos padrões e processos de produtividade internacional, qualidade sempre foi um item que sempre mantive, além de uma equipe motivada", completa o diretor.
Segundo Aldenir os investimentos da empresa estão a todo vapor, com novas linhas e máquinas adquiridas para melhorias do processo e verticalização do processo produtivo, "Estamos nos processos finais de aquisição de duas novas plissadeiras e máquinas injetoras, que ajudarão na melhoria de nossa qualidade e agilidade no processo produtivo", finaliza Aldenir.