Filtrado
Por Meio Filtrante
Edição Nº 88 - Setembro/Outubro de 2017 - Ano 16
O que acontece no mercado de filtros
Autopeças faturam 16,3% a mais no 1º semestre
Como consequência, utilização da capacidade instalada é a maior desde maio de 2015
O faturamento das fabricantes de autopeças aumentou 16,3% no primeiro semestre sobre o mesmo período do ano passado.
O crescimento da produção de veículos por causa das exportações favoreceu os fornecedores da indústria local.
As vendas para as montadoras aumentaram 33% sobre o mesmo período do ano passado e, como consequência, a utilização da capacidade instalada na indústria de autopeças se estabilizou em 66% nos meses de maio e junho, o melhor índice desde maio de 2015.
Os números foram divulgados pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).
O faturamento com as exportações recuou 9,6% quando aferido em reais, mas em dólares ocorreu um crescimento de 5,1% sobre o primeiro semestre do ano passado. Desde setembro do ano passado os embarques se mantêm ligeiramente à frente da reposição no faturamento das empresas de autopeças.
A venda ao mercado de reposição anotou um pequeno recuo de 2,2% porque o segmento teve crescimento expressivo em 2016. Fonte: www.automotivebusiness.com.br
Falta de manutenção em ar-condicionado em ambientes fechados pode prejudicar a saúde das pessoas
O uso de equipamentos de ar-condicionado traz sensação de bem-estar seja em casa, no trabalho ou no lazer. Mas é preciso ter atenção para não prejudicar a saúde, já que a falta de limpeza e manutenção desses equipamentos proporcionam as condições ideais para o desenvolvimento de microrganismos – fungos, bactérias e leveduras, que podem provocar diversas doenças respiratórias, infecciosas ou alérgicas.
Uma das graves doenças citadas por especialistas, é a doença do legionário ou pneumonia legionella, causada pela bactéria Legionella penumophyla, que se propaga, especialmente, por meio dos sistemas de ar-condicionado. A inalação de gotículas de água que contenham a bactéria Legionella penumophyla contamina pessoas e, se não tratadas precocemente, pode levar à morte.
"Há uma infinidade de bactérias que habitam os dutos do ar-condicionado, torres de refrigeração de água, entre outros componentes dos sistemas de ar-condicionado. Por isso, a recomendação é fazer a manutenção e limpeza dos equipamentos de acordo com a orientação dos fabricantes e legislação", comenta João Moura, presidente da Abrafiltros - Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas - Automotivos e Industriais.
Há legislações para manutenção dos sistemas de climatização afim de garantir a qualidade do ar, entre elas, a Portaria 3.523/98 do Ministério da Saúde, que estabelece uma rotina de procedimentos de limpeza em sistemas de refrigeração de grande porte e prevê a adoção do Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC.
Essa exigência determina as verificações a serem realizadas em cada parte do sistema, considerando número de ocupantes de cada ambiente refrigerado, a carga térmica do equipamento e o tipo de atividade desenvolvida no local.
Há também a Resolução 176/00 da Anvisa, que define padrões referenciais de qualidade do ar interior em ambientes climatizados de uso público e coletivo, e os procedimentos a serem utilizados pelas vigilâncias sanitárias no que compete à fiscalização da qualidade do ar. "A manutenção preventiva ajuda a manter a qualidade do ar em boas condições e o funcionamento do equipamento de forma adequada, evitando riscos para a saúde", explica o presidente da Abrafiltros.
Itajaí recebe filial da maior distribuidora de filtros do Brasil
A cidade de Itajaí, localizada no litoral norte de Santa Catarina, estado da Região Sul do Brasil, possui como destaque, desde os seus primórdios, uma forte ligação com a navegação que hoje abriga um dos maiores complexos portuários do país. O Porto de Itajaí é o segundo porto brasileiro em movimentação de cargas em contêineres e um dos principais portos de exportação e importação do Brasil. Este foi o destino escolhido para a nova unidade da Poli-Filtro, que é atualmente a maior distribuidora de filtros automotivos para equipamentos pesados do Brasil. Dando continuidade às estratégias de crescimento traçadas para 2016/2017 inaugura mais uma nova unidade, completando com esta nova filial a terceira inauguração este ano. Sua atual rede de atendimento, com matriz em São Paulo e filiais em Cuiabá, Manaus, Porto Alegre e Rio Verde em Goiás.
"Estamos muito felizes com mais esta inauguração. Isto mostra que estamos cada dia mais determinados a estarmos próximos de nossos clientes em potencial atendendo-os com a pronta entrega, além de facilitar para nossas estratégias de detectar oportunidades em mercados específicos de cada região" comenta Djalma Baúte, gerente geral da empresa.
"Itajaí sempre esteve nos planos estratégicos da Poli-Filtro, além de ser um ponto estratégico devido sua ótima localização logística está em uma região com grande potencial industrial. Pretendemos crescer na linha industrial principalmente nas indústrias no ramo têxtil, e fortalecermos nossa atuação na linha náutica, transportes e portuária onde visualizamos um ótimo crescimento a médio prazo", complementa Djalma. Saiba mais: www.polifiltro.com.br