Filtração Nominal X Filtração Absoluta

O range de valores determinados pelos sistemas de filtragem são definidos considerando-se a capacidade de retenção de partículas em suspensão de um determinado tamanho. Diversos tipos de testes podem ser aplicados para determinação destes valores


O range de valores determinados pelos sistemas de filtragem são definidos considerando-se a capacidade de retenção de partículas em suspensão de um determinado tamanho. Diversos tipos de testes podem ser aplicados para determinação destes valores, porém o mais comumente aplicado é a contagem de partículas, onde considera-se uma quantidade de partículas antes da filtragem e uma contagem de partículas de mesmo tamanho após a filtração, teste como Gas Flow Test e Bubble Point também são utilizados para este fim.

Filtração nominal

A filtração nominal é considerada por um valor, geralmente expresso em micra (m) que determinam a capacidade do tamanho da partícula a ser retida por aquele filtro, estes valores são definidos pelos fabricantes dos sistemas de filtragem ou pelos fabricantes dos meios filtrantes, já o range de performance é bem abrangente podendo variar de 90% até 98% de eficiência para a determinada dimensão de partícula informada. A filtração nominal permite que por exemplo um filtro que tenha sido considerado 10 m, cerca de 20 a 40% de partículas acima de 10 micra possam passar pelo filtro, já para a filtração absoluta isto não é permitido.

Filtração Absoluta

Já em um filtro absoluto, o valor expresso em micra refere-se ao diâmetro da maior partícula permitida a passar pelo meio filtrante em condições específicas de teste. Independentemente do fabricante, a especificação absoluta garante a mesma eficiência filtrante do meio filtrante retendo a grande maioria das partículas iguais ou maiores que o especificado. Por exemplo, um filtro de 10 micra absoluto reterá as partículas iguais ou maiores que 10 micra. Geralmente os filtros absolutos podem possuir um grau Beta de eficiência que determina a capacidade de retenção para determinado tamanho de partícula. Seu grau de eficiência varia de 99% a 99,99% de eficiência, apesar da tabela de grau beta ser determinada a partir de 50% de eficiência ou Beta 2.

Fator Beta

O coeficiente Beta é determinado por testes que estabelecem a relação entre o número de partículas na entrada do filtro maiores que um tamanho específico versus o número de partículas de mesmo tamanho ou maiores na saída do filtro, além de ser o método de classificação absoluta de filtros, o fator beta ou grau beta permite, tanto ao fabricante quanto ao usuário, uma comparação precisa e representativa entre diferentes meios filtrantes absolutos.O fator Beta é determinado pela seguinte formula:

Filtração Nominal X  Filtração Absoluta

Onde:x  - é o valor determinado para partículas maiores do que x mNu - é o número de partículas por unidade de volume maiores do que x m antes da filtragemNd - é o número de partículas por unidade de volume maiores do que x m depois da filtragem. Além do coeficiente Beta também é determinado a eficiência de filtragem, indicada por número percentual de eficiência para partículas maiores do que x m em unidade de volume, e representada pela fórmula a seguir:
Filtração Nominal X  Filtração Absoluta
Onde: Ex  - é o coeficiente de eficiência determinado para partículas maiores do que x mx  - é o valor determinado para partículas maiores do que x mOs valores Beta e seus coeficientes de eficiência estão ilustrados na tabela a seguir, onde considera-se 1 milhão de partículas de mesmo tamanho por unidade de volume. Baseando-se nesta tabela que se determina o grau Beta dos filtros absolutos e seus coeficientes de eficiência. Para ilustrar esta tabela, tomamos como base um filtro absoluto de 10 m Beta 1000 (1000), podemos afirmar, baseado nos parâmetros, que este filtro possui uma eficiência de filtragem de 99,9% para partículas de 10  m e acima, retendo 999.000 partículas e deixando passar cerca de 1.000 partículas somente, isto independente do tipo de filtro, elemento filtrante ou fabricante.
Filtração Nominal X  Filtração Absoluta



Como escolher entre nominal e absoluto

Toda e qualquer aplicação de filtragem deve ser analisada de acordo com a finalidade do fluido a ser filtrado e a qualidade final desejada deste filtrado, tanto os filtros nominais quanto os absolutos podem ser utilizados nas aplicações industriais, e muitas vezes poderão ser aplicados em conjunto para redução de custos e melhora da eficiência de filtragem, por isto é sempre importante consultar uma empresa especializada para o correto dimensionamento e determinação do melhor sistema ou tecnologia para sua empresa. 

Publicidade