O consumidor de filtros e purificadores residencial não tem do que se queixar. Afinal, o mercado tem diversos players oferecendo produtos das mais variadas formas para atender às suas necessidades e agora com a mudança da norma que regulariza o setor vai ficar mais fácil escolher aquele que se encaixa na sua casa. Para entender esse consumidor ávido por novidades, os fabricantes analisam os diversos fatores que influenciam o desenvolvimento do setor. Hábitos saudáveis, qualidade da água, soluções específicas ou com mais de uma função, melhor custo-benefício, produtos que ocupem pouco espaço, diferenciais em design e tecnologia, entre outros. E para dar um olé na crise econômica do país e alavancar o segmento, estas empresas usam de seu expertise, novas tecnologias, inovação, diferentes designs e cores, estratégias de marketing, introdução de vendas no varejo, interação com o cliente nas redes sociais e demais estratégias. Muitas delas tiveram resultados positivos em 2016 e só têm o que comemorar.
Norma facilita escolha de produto
Em 2016, a regulamentação dos equipamentos de filtração de água foi alterada e, a partir de agora, os produtos serão mais controlados e a nomenclatura da classificação de filtragem foi ajustada para facilitar o entendimento do consumidor, que terá à disposição informações simplificadas. "Ficou mais fácil para o consumidor escolher o produto porque agora os filtros e purificadores de água têm etiqueta e classificação", esclarece Alexandre Tambasco, gerente de marketing da Lorenzetti.
A ABNT NBR 16098, nova norma do Inmetro, atualiza a ABNT NBR 14908 e tem prazo para adequação em 2017. A antiga classificação de nível de filtragem de cloro adota agora a medida aprovada ou não aprovada. "Com a mudança, os purificadores de água que detinham características de redução de cloro dividida em três classificações passam a contar apenas com a inscrição COM ou SEM, ou seja, se o aparelho reduzir 75% de cloro ou mais, ele é aprovado", explica Juliano F. Frizzo, gestor de marketing da Filtros Planeta Água.
Para a classificação de filtragem de partículas, em vez de P1 a P5, passa para classificação A-E. Pela primeira vez, os produtos de refrigeração terão sua capacidade nominal explícita, bem como o consumo de energia. "Esta alteração pode provocar uma mudança no mindset do consumidor e cada vez mais migrar para a solução dos produtos de compressores, que são os mais eficientes", aponta Carlos Eduardo Sousa, diretor do negócio água da Whirlpool Latin America.
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Crescimento a cada ano
No final das contas, o mercado de água vem crescendo a cada ano. "Isso porque cada vez mais os consumidores têm um cuidado maior com seu consumo", explica Carlos Eduardo Sousa, diretor do negócio água da Whirlpool Latin America. Ano após ano, as empresas buscam oferecer melhores soluções de produtos e serviços para o mercado. "Nos últimos anos, o aumento da preocupação com hábitos saudáveis e qualidade da água tem impulsionado o mercado de soluções de água, que cresceu em ritmo mais acelerado que as demais categorias de eletrodomésticos", diz.
A migração para soluções mais específicas, como oferta de água gelada, e o aumento da quantidade de players no mercado também dão um plus ao segmento. Além disso, a distribuição em novos canais de vendas facilita a comercialização. "Antes estes produtos só eram encontrados em lojas especializadas e agora estão presentes em grandes varejistas. Em 2017, continuamos acreditando que esse contexto deve influenciar diretamente no mercado e contribuir para o crescimento", avalia Sousa.
Em época de crise, na hora de decidir a compra é comum os consumidores fazerem uma avaliação criteriosa para adquirir determinado tipo de filtro. O cenário não favorável da economia influencia os clientes a optarem por modelos com melhor custo-benefício. "Eles escolhem o que tenha preço acessível e, ao mesmo tempo, cumpra com sua função de filtração de modo eficiente. No entanto, há uma evolução interessante na busca por produtos que tenham design e/ou algum diferencial tecnológico na filtração da água", indica Adilson de Souza Soliz Junior, analista de marketing de produto da Pentair.
Soliz Junior enfatiza que a procura por produtos que ocupem pouco espaço e tenham design e diferencial tecnológico são pontos fortes ano após ano. A preocupação em ter um filtro em casa também aumentou. A partir deste amadurecimento, ele diz que os filtros compactos, como filtros para serem aplicados sob a pia, são outra tendência para os próximos anos. O que está atraindo os consumidores e ganhando força também são os purificadores de água que possuem mais de uma função, como a de refrigerar a água.
Segundo o especialista da Pentair, como existe uma lacuna muito grande no Brasil de pessoas que nem sequer possuem um tipo de filtro na residência, a tendência é de que invistam na qualidade de água de suas casas com base em decisões mais criteriosas. "Aos fabricantes isso implica ofertar produtos acessíveis que atendam às expectativas do consumidor", salienta. O relacionamento mais próximo e interativo das empresas com seu público vem ganhando espaço e ajudando a entender suas necessidades e desejos. "O engajamento das marcas nas mídias sociais com o objetivo de buscar aproximação com o cliente é um ponto-chave para um bom desempenho em 2017", afirma Soliz Junior.
Na opinião de Juliano F. Frizzo, gestor de marketing da Filtros Planeta Água, o mercado segue com os mesmos tipos de produtos, filtros para caixa de água, máquinas de lavar e purificadores dos mais diversos formatos. "E, ainda assim, isso é novidade para considerável parcela dos lares brasileiros", aponta, mostrando que o setor ainda tem muito por conquistar.
Para ele, a tendência da crise é fazer prevalecer os fortes. "Com essa frase, resumimos o que será 2017, ano em que o consumidor terá ainda mais poder para decidir por produtos que assegurem a qualidade de vida de suas famílias. É o início da queda das marcas que trabalham apenas preço ou que faziam de tudo para vender, sem se preocupar com o amanhã", adverte.
Unitariamente, quando se compra o galão de água sai mais barato. "A tendência é de o consumidor comprar purificador e filtro de água porque ele está entendendo melhor o problema do distribuidor, envasamento, origem, e que existe pouco critério. As empresas com marca são mais idôneas", aponta Alexandre Tambasco, gerente de marketing da Lorenzetti. Ele compara o preço do galão – hoje por volta de R$ 15,00 (sem vasilhame) e R$ 20,00 ou R$ 30,00 (com vasilhame) – com o preço de um dos aparelhos da empresa que é o mais barato e custa R$ 200,00. "Se for feita uma conta com troca de refil e tudo, sai mais barato. É uma questão de custo-qualidade", exemplifica.
Apesar do alerta de especialistas de que este ano o panorama econômico poderia ser tão instável quanto 2015, 2016 foi especial para a IBBL. A empresa completou 30 anos e consolidou seus lançamentos da linha de purificadores com produtos inovadores em tecnologia e design. "Com isso, projetamos um encerramento positivo para 2016 e expectativas ainda mais positivas para 2017. Teremos novidades no segundo trimestre", revela Priscila Pinha, gerente comercial da IBBL.
Ela adianta as tendências para 2017. "Uma das tendências são produtos com led e botões de rápido toque, design integrado aos ambientes e itens funcionais que ofereçam praticidade ao dia a dia da família e também mais saúde. Acreditamos que haverá preocupação maior com a saúde e qualidade da água, portanto, outro destaque são refis que garantam uma água mais pura", expõe.
30 anos de cara nova e agora nas residências
A IBBL, especialista em água, comemora 30 anos e, neste segundo semestre, para se reinventar, apostou no relançamento de marca e em novo posicionamento. Com uma nova identidade visual, a mudança inclui novos logotipo, assinatura e campanha publicitária. A empresa quer transformar sua forma de atuação por meio da segmentação de produtos específicos para os diferentes canais de vendas com o objetivo de atender às diferentes necessidades do mercado.
Além disso, a empresa até hoje consolidou-se no mercado atendendo empresas e locais públicos. Em 2016, depois de realizar pesquisas, percebeu a pouca penetração de purificadores de água nas residências. Com novo portfólio de produtos e nova estratégia de marketing, a empresa agora vai atender o mercado residencial também mais fortalecida.
A mandala do logotipo é um símbolo místico de equilíbrio e proteção, formando um recipiente que contém pureza em cada uma das gotas, que têm gradação de azul, o que dá movimento e fluidez, como a água. A mandala traduz o que o novo slogan quer dizer, "Fique bem. Por dentro". Além disso, reforça que a empresa acredita que, através da água pura, as pessoas se sintam bem por dentro.
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Ações dos fabricantes
Apesar do impacto da crise econômica, os fabricantes de filtros e purificadores de água não estão parados e têm atuado para melhorar o quadro. Independentemente do cenário de recessão econômica, o mercado de purificadores é uma aposta da Whirlpool. Em sua área de novos negócios, de onde surgiu o negócio água, atua com purificadores de água Brastemp e Consul, marcas das quais é dona, e trabalha com produtos para o varejo e o modelo por assinatura. Do modelo por assinatura faz parte um pacote de serviços para instalação, manutenção preventiva a cada seis meses, reparo, visitas técnicas, troca do refil e logística reversa. "Hoje são mais de 170 mil assinantes em todo o Brasil e a expectativa é continuar investindo para alavancar esse segmento", revela Sousa.
Mesmo em meio à crise, a expectativa da Pentair é de otimismo. "Contamos com iniciativas de relacionamento da marca com o cliente e lançamentos de novos produtos que contribuirão para o crescimento da empresa. A economia é cíclica e, após uma crise econômica, a expectativa é de reação no mercado", ressalta Soliz Junior. Para ele, os brasileiros têm buscado orientação e considerado cada vez mais a importância de ter um filtro ou purificador que vá trazer qualidade de vida para sua família. "O comportamento deste consumidor está em constante mudança, o que favorecerá as empresas que acompanham esta transformação", aponta.
"A aposta da Filtros Planeta Água sempre foi e sempre será na relação que temos com o lojista e na responsabilidade com a saúde do consumidor", afirma Frizzo. A expectativa, segundo ele, é que isso se fortaleça por meio das diversas ações que a empresa vem aplicando no treinamento dos seus colaboradores e de outras que ainda irá fazer junto ao lojista com o objetivo de crescer com ele.
Na contramão da crise, a IBBL não chegou a sentir um desaquecimento tão forte nas vendas devido a todo o trabalho realizado em 2016. "A empresa cresceu no primeiro trimestre, enquanto o mercado de purificadores de água registrou uma queda de 20%", compara Priscila. Com uma estratégia clara traçada em 2014, a IBBL vem investindo para atingir estes objetivos e hoje já atua fortemente no mercado B2B, segmento em que manterá seu know-how. Agora a empresa vai em busca do consumidor residencial. Para 2017, continua otimista e preparada para investir em inovações que possam trazer produtos com mais tecnologia agregada e design diferenciado aos clientes.
Exemplo de vendas
A Lorenzetti apresentou seu crescimento de vendas em 2016 até agora para filtros e purificadores de água na seguinte proporção:
Classe A 24,7%
Classe B 18,6%
Classe C 10,5%
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Planos e lançamentos
Para 2017, entre os planos da Whirlpool exclusivamente para os purificadores da marca Brastemp, está continuar investindo no segmento de assinatura e focar na abertura de novas franquias em 12 cidades do país. Para os purificadores da marca Consul, a empresa disponibiliza para venda no varejo um amplo portfólio, como o porta-galão, o portátil Facilite e o Bem-Estar Refrigerador.
Por meio de uma interação forte em mídias sociais e potencialização de suas marcas, como a Hidro Filter e a Acqua Star, o objetivo da Pentair é dar continuidade ao fortalecimento de sua imagem junto ao cliente. "O mercado brasileiro de filtração está inclinado para filtros de fácil instalação e que otimizem o espaço da casa", aponta Soliz Junior. Diante dessa perspectiva de mercado, dispõe de produtos para utilização na torneira da cozinha, purificadores para instalação na parede e outros para aplicação embaixo da bancada da cozinha.
A empresa comercializa também abrandadores compactos para remoção da dureza da água e aposta na continuidade de purificadores portáteis, como o Filtro Jarra.
A Planeta Água lança um novo purificador dentro da família Ideale, o Ideale Eco. Além de ser desenvolvido e planejado, segundo a empresa, com tudo que os clientes e os consumidores desejam, design totalmente reformulado e ótima eficiência, traz vantagens para todos. "Colabora com o meio ambiente na economia de água, luz e matéria-prima", enfatiza Frizzo.
Neste último trimestre de 2016, a IBBL lançou o FRQ600 Expert, purificador que fornece água quente, além de natural e gelada, com tecnologia, praticidade e design em um único produto. Ao comando de um toque, a água quente está na temperatura certa para fazer sopas instantâneas, chás, cafés, mamadeiras, cappuccinos e diversas bebidas quentes. Seu refil elimina 99,9% das bactérias e, por meio de um led vermelho que avisa quando precisa ser substituído, é feita a troca de refil inteligente. O purificador pode ser instalado em locais internos e externos, sob bancadas, pias ou fixado em paredes. A novidade é que o produto será vendido apenas na loja virtual da empresa (http://loja.ibbl.com.br/) e poderá ser personalizado pelo consumidor.
A Lorenzetti coloca no mercado o Acqua Bella Black com Torneira de Parede, ampliando seus purificadores desta linha, nas versões Black e Black com cromado. Com registro de acionamento duplo, em um único comando é possível escolher por água purificada para consumo ou comum para uso geral. De fácil instalação e manutenção, a troca do refil dispensa a ajuda de um técnico e é feita de modo simples. São três etapas de purificação, entre elas: carvão ativado com prata coloidal, que elimina excesso do cloro, gostos e odores desagradáveis da água e evita a proliferação de bactérias. Produzido em plástico de engenharia resistente e de qualidade, o Acqua Bella Black tem design clean e proporciona modernidade e harmonização ao ambiente, dentro das tendências mundiais para cozinhas. "Acqua Bella é a linha mais econômica, mais simples e mais popular da Lorenzetti", destaca Tambasco.
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