Filtrado
Por Meio Filtrante
Edição Nº 82 - Setembro/Outubro de 2016 - Ano 15
O que acontece no mercado de filtros
Mercado de filtros automotivos ganha força em Manaus
A maior distribuidora de filtros automotivos para equipamentos pesados do Brasil a Poli-Filtro escolheu a cidade de Manaus no estado do Amazonas, para instalar sua nova unidade de distribuição para linha de filtros automotivos leves e pesados. Um dos principais polos produtores do país, Manaus é a capital da Floresta Amazônica, com cerca de 2,2 milhões de habitantes acaba de receber mais uma potencia em distribuição de Filtros no Brasil. "A Poli-Filtro vem crescendo a cada ano e Manaus cresce a cada dia, devido a isto resolvemos investir em um mercado que não esta de mãos dadas com a crise nacional. As oportunidades de negócios no campo da filtragem absoluta e o consumo por filtros de melhor qualidade não estão de freio puxado, mas sim com toda força", comenta Fábio Oliveira, gerente de vendas da filial Manaus.
A região conta com um Distrito Industrial que contribui para a logística ser um dos pontos fortes no consumo de filtros e sistemas de filtragem. Além deste segmento Manaus possui empresas de transportes fluvial e terrestre, construção civil, embarcações, geradoras de energia, transporte coletivo, indústrias de diversos segmentos onde se destacam as fábricas: Honda, Samsung, Piooner, Dafra, Ambev, Petrobras, entre outras.
"O mercado é diversificado e será um passo importante levar filtros de qualidade para esta região e a filial Polifiltro Manaus irá expandir seus atendimentos nos estados de Roraima, Pará e Amapá, onde há grandes oportunidades de negócios no campo da agricultura, mineração e siderurgia, que são inexistentes no Estado do Amazonas", comenta Fábio Oliveira.
"Com essa nova unidade estaremos presente em mais uma região do pais que é o Norte dando sequência na nossa estratégia de cobertura nacional. Nosso missão é ser a melhor opção em fornecimento e soluções de filtragem no Brasil. Queremos estar onde o cliente está", afirma Djalma Baúte, gerente geral da empresa.
Affinia Automotiva mudará de nome para Nakata Automotiva
A escolha do nome da empresa é fruto do sucesso da marca nestes mais de 60 anos de história.
A operação da Affinia Group no Brasil terá um novo nome: Nakata Automotiva, empresa que nasce com mais de 60 anos de história no mercado graças à reputação de sua marca, que acompanha a evolução do setor automotivo.
"O que muda é somente o nome. O espírito e o jeito de fazer negócios são os mesmos. É importante ressaltar que nada será alterado nas operações e a empresa reafirma o seu compromisso de dedicação com clientes, colaboradores, fornecedores e o mercado em geral, preservando os valores e a maneira que fazemos negócio. Modelo baseado em qualidade, respeito e confiança que está em nosso DNA e é base para a trajetória de sucesso da Nakata Automotiva", afirma Jorge Schertel, presidente da Nakata Automotiva.
Uma trajetória que tem seus próximos passos já definidos: consolidação da marca Nakata como líder do segmento e ampla cobertura de aplicações, de acordo com o crescimento e a diversidade da frota, sempre priorizando a qualidade e o melhor atendimento. "A equipe está comprometida em oferecer soluções competitivas e tornar a marca Nakata uma das mais desejadas do aftermarket brasileiro. Com respeito, determinação e responsabilidade, trabalhamos para solidificar a liderança da Nakata Automotiva", finaliza Schertel.
Cummins Filtration é reconhecida com Prêmio "Novo Produto do Ano 2015"
A Cummins Filtration, fabricante de produtos Fleetguard, foi reconhecida pela The American Filtration & Separation Society (Associação dos Fabricantes de Tecnologia de Filtração - AFS) com o Prêmio Novo Produto do Ano 2015, durante a conferência da entidade realizada nos Estados Unidos no mês passado. O filtro de óleo Fleetguard LF14000NN foi indicado por ser um produto de alta eficiência para sua finalidade e utilizar a tecnologia NanoNet®.
Desenvolvido e patenteado pela Cummins Filtration, a Nanonet®, produzido em material sintético, oferece durabilidade por ser muito mais resistente que a celulose e ter degradação inferior durante a vida do filtro, mantendo sua eficiência por muito mais tempo. O resultado é o aumento da vida útil de todo o sistema e o atendimento aos requisitos de sistemas de injeção que trabalham com requerimentos extremos. A deposição de fibra sintética faz com que o elemento filtrante ofereça uma proteção inigualável e seja capaz de reter 98,7% de partículas de até 4 micra.
Mahle aperfeiçoa sistema separador de água para maiores índices de biodiesel no diesel de 2019
A previsão governamental é o aumento dos percentuais de biodiesel acrescentados ao diesel nos próximos três anos - B8 em 2017, B9 em 2018 e B10 em 2019. Deste modo, as empresas ligadas à produção de veículos, motores e componentes foram chamadas pelo governo para avaliação dos impactos destas novas composições de diesel nos motores já presentes no mercado e também nas novas tecnologias em desenvolvimento.
O Centro Tecnológico Mahle está trabalhando em um plano para avaliar o impacto destes percentuais maiores de biodiesel nas tecnologias de filtração. O desafio está relacionado à necessidade de filtração de maior quantidade de contaminantes e maior dificuldade de separação de água nestas condições.
Esse cuidado é devido principalmente às características específicas do biodiesel, que tem uma maior taxa de absorção de água (higroscopia). Deste modo, a quantidade intrínseca de água no diesel aumentá e a dificuldade da sua separação será maior. Isto é prejudicial para os motores dos veículos porque uma maior presença de água gera corrosão nas bombas de combustível, bicos injetores, válvulas e componentes em geral do sistema de injeção de combustível do motor, aumentando à necessidade de reparo e custo de manutenção.
A presença de água em maior quantidade também gera um crescimento microbiológico mais intenso no combustível, tendo como consequência o aumento da quantidade de sedimentos de origem biológica. Estes sedimentos em maior quantidade podem reduzir o intervalo de troca da filtro separador de água pelo aumento da obstrução na linha de combustível.
Para superação destes desafios, a Mahle desenvolveu o filtro Blindagua, um separador de água e de impurezas de duplo estágio montado no chassi dos caminhões que foi intensivamente testado para atendimento das condições de mercado indicadas já para a legislação de 2019, ou seja, o combustível com a adição de 10% de biodiesel.
Com conceito único no mercado brasileiro o novo sistema desenvolvido pela empresa consegue uma eficiência muito acima da média dos modelos atuais à disposição do consumidor, mesmo com o nível de biodiesel existente hoje no diesel do país (7%). O Blindagua resguarda o sistema de alimentação dos motores, reduz os intervalos de trocas de filtros e os gastos com manutenção.
Em consonância com a tendência da adição de maiores índices de biodiesel ao diesel, o Centro Tecnológico Mahle está trabalhando no aprimoramento do filtro Blindagua para estágios superiores de atuação. Sua engenharia pretende se antecipar e desenvolver um produto capaz de trabalhar em condição de adição de até 20% de biodiesel, o B20, antecipando-se a eventuais novas orientações determinadas pelo governo.