Publicidade

Filtrado

O que acontece no mercado de filtros


Nederman começa a produzir no Brasil filtros para tratamento de poeiras combustíveis
Com tecnologia europeia, os filtros possuem certificação ATEX e são utilizados por grandes indústrias do segmento químico, farmacêutico e de alimentos
A Nederman do Brasil, empresa especializada em produtos e soluções para tratamento do ar industrial, passou a produzir em sua sede em Jundiaí (SP), os filtros modulares FMCZ e FMKZ, empregados na exaustão de poeiras combustíveis em industrias como Unilever, Rhodia Solvay, Bayer, Brainfarma, entre outras grandes companhias no país. Antes, os filtros eram importados da unidade da Nederman de Friesenheim - Alemanha.
Os filtros FMCZ e FMKZ fazem parte da família de filtros modulares FM da Nederman e possuem uma versão especial de construção que contam com painéis de alívio de explosão, adequados para trabalho em áreas classificadas EX. A Nederman é uma das poucas empresas do segmento de exaustão industrial que possui certificado como especialista na utilização de tecnologia de construção que atendem as normas ATEX (Atmosferas Explosivas).
A equipe de desenvolvimento de produtos da Nederman do Brasil passou por treinamento na Alemanha, onde fica um centro de tecnologia do grupo. Após três meses de estudos e análises do projeto, o time brasileiro começou a produzir o filtro localmente, contando inclusive com fornecedores nacionais. "A linha FM de produtos é conhecida e consagrada em toda Europa e Américas, graças à nossa interação com time técnico da Alemanha obtivemos todo o knowhow necessário para a produção de equipamentos com a mesma tecnologia lá empregada e deste modo produzir filtros com a qualidade e garantia que possuímos nos outros países, com isso, ganhamos competitividade, menor prazo de entrega aos nossos clientes, além de impulsionar a economia e o mercado brasileiro", comenta o Eng.º Alexandre Baldini, gestor do departamento de produção da Nederman do Brasil.
A partir desta evolução no portfólio de produtos da Nederman no Brasil, a companhia já fez inclusive entrega dos novos filtros FMCZ e FMKZ. "Outras versões dos filtros FM já são produzidas no Brasil desde 2014 e estão em pleno funcionamento em diversas indústrias do país, contribuindo para que as pessoas, a produção e o meio ambiente sejam protegidos dos efeitos nocivos dos processos industriais" complementa o Eng.º Claudio Visibeli, que atua na coordenação de negócios da Nederman.
Características dos filtros FMCZ:
• Design compacto;
• Sistema de limpeza por pulsos de ar comprimido controlados por diferencial de pressão (standard);
• Ventilador com características anti-centelhante incorporado ao filtro;
• Construção modular: módulos adicionais podem ser incorporados para aumento de vazão;
• Portas de acesso frontais;
• Bag-in/bag-out disponível (troca dos elementos filtrantes sem contato do operador com o particulado retido);
• Construção em chapas de aço galvanizado sem soldas e pintadas, adequado para instalações em ambientes externos;
• Temperaturas de operação até 70ºC;
• Painéis de alívio de explosão certificados;
• Sistemas de alívio tipo "backpack" (alívio de explosão direcionado para cima).


Filtrado


Filtrado


WIX Filters lança 37 novos filtros para máquinas de construção e mineração
A Wix Filters apresenta ao mercado 37 novos lançamentos de filtros para maquinários de construção e mineração. Ao todo, modelos de mais de 10 montadoras serão beneficiados com os novos Elementos Filtrantes do Ar, Elementos Filtrantes do Ar Condicionado, Elementos Filtrantes do Combustível, Filtros Blindados do Combustível, Elementos Filtrantes do Óleo Hidráulico, Elementos Filtrantes do Óleo Lubrificante, Filtros Blindados do Óleo Hidráulico e Filtros Blindados do Óleo Lubrificante.
A WIX Filters é uma das marcas do grupo Mann+Hummel, a maior fabricante do mundo em soluções de filtragem. Fundada em 1939 nos EUA, a WIX foi uma das primeiras empresas do mundo a entender que os motores simplesmente não funcionam muito tempo sem óleo limpo. Durante sua história, a WIX tem impulsionado a inovação de produtos – o mais famoso é o filtro do óleo blindado, um projeto que foi inventado e patenteado em 1954 e, posteriormente, tornou-se o padrão em todo o mundo. Com sua matriz em Gastonia, N.C., nos EUA, a WIX fabrica filtros para todas as aplicações, desde o carro para uso famíliar até os equipamentos pesados usados em construção.
Em 2016, a WIX veio para complementar o portfólio da Mann+Hummel, agregando todo seu conhecimento e tradição. A união das duas empresas fortalecerá ainda mais as marcas e recomendar o melhor para os apaixonados por motores.


Filtrado


Ecosan apresenta ao mercado solução para remoção de microplásticos na água
Segundo pesquisas recentes, cerca de 80 % da água utilizada no mundo está contaminada por microplásticos
A Ecosan, tradicional empresa que atua na área de saneamento, disponibiliza no mercado solução que assegura total remoção de microplásticos presentes na água. De acordo com André Telles, presidente da empresa, diferente dos métodos convencionais atuais, baseados em processos físicos, físico-químicos ou biológicos, o sistema lançado é altamente eficaz na remoção desse poluente, pois se trata de um sistema de nanofiltração ou osmose reversa, ou seja, é um mecanismo de filtração que remove substâncias muito pequenas, imperceptíveis ao olho humano. Além da segurança contra microplásticos, também assegura a remoção de vírus, bactérias, odores e outros micropoluentes presentes na água que bebemos. 
"Os microplásticos são fibras microscópicas de materiais plásticos, que acabam atingindo a água de rios, lagos, lençóis freáticos e até o oceano. Devido às suas pequenas dimensões, impossíveis de serem removidas por processos de filtração tradicional, presentes em estações de tratamento de água e esgoto. O grande problema é que esse contaminante invisível acaba chegando à água de nossas torneiras podendo causar danos, que ainda desconhecemos, à nossa saúde", explica Telles. 
Segundo pesquisas recentes, cerca de 80 % da água utilizada no mundo está contaminada por microplásticos. Esse é um dado alarmante que nos inspirou a desenvolver uma solução, com parceiros internacionais, para garantir a qualidade da água a ser consumida. Sabemos ainda que, como a portaria 2.914 do Ministério da Saúde não regulamenta o controle sobre esse tipo de poluente, dificilmente os microplásticos são identificados na água que consumimos. E é por isso que a Ecosan dispõe de sistemas que atendem desde grandes condomínios, complexos hoteleiros, indústrias alimentícias, de bebidas, farmacêuticas, até a população de uma cidade inteira. 
Mais informações pelo site: www.ecosan.com.br 



Filtrado



Publicidade