Mercado
Por Meio Filtrante
Edição Nº 90 - Janeiro/Fevereiro de 2018 - Ano 16
Confira as novidades no mercado industrial
Suzano Papel e Celulose compra maior produtora de papel tissue do Norte e Nordeste
A Suzano Papel e Celulose anuncia a aquisição da Facepa (Fábrica de Papel da Amazônia S.A.), maior produtora de papel do segmento tissue (papéis sanitários) das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A operação, avaliada em R$ 310 milhões, ampliará a presença da Suzano Papel e Celulose no mercado de produtos de consumo.
"O anúncio de hoje acelera nossa estratégia na entrada no segmento de bens de consumo", afirma Walter Schalka, Presidente da Suzano Papel e Celulose. Segundo o executivo, a operação combinada das duas empresas irá gerar eficiência operacional e logística para a Suzano na produção de "jumbo rolls" (rolo jumbo), uma vez que a produção de tissue será integrada desde a fabricação da celulose.
A Facepa produz e comercializa vasta gama de produtos de papéis sanitários, incluindo toalhas de papel, guardanapos, fraldas, papel higiênico e lenços de papel sob diversas marcas. A empresa tem forte presença no segmento de tissue no Norte e Nordeste do Brasil, com fábricas localizadas em Belém (PA) e Fortaleza (CE). Sua capacidade instalada é de cerca de 50 mil toneladas por ano.
Conforme a legislação, o acordo seguirá para aprovação das autoridades brasileiras de defesa da concorrência. Uma vez aprovada a transação pelos órgãos competentes e atendidas outras condições prévias, a compra será concretizada, quando a Suzano Papel e Celulose divulgará, então, seus planos para os ativos da Facepa.
A aquisição da Facepa está alinhada aos objetivos da Suzano Papel e Celulose, que visa expandir suas atividades para os mercados de produtos adjacentes à celulose e ampliar as operações de sua nova unidade de negócios de Bens de Consumo. Além disso, o anúncio fortalece a estrutura da Suzano, que construiu fábricas de tissue nas Unidades Mucuri (BA) e Imperatriz (MA), onde parte da produção de papéis sanitários será convertida em produto acabado.
A expectativa com as duas unidades da Suzano é atingir uma capacidade de produção de 120 mil toneladas anuais de Tissue.
Fonte: Celulose Online
PSA e Nidec criam joint venture para motores elétricos
O Grupo PSA e a holding Nidec Leroy-Somer, da fabricante Nidec do Japão, firmaram um acordo de € 220 milhões para a criação de uma joint venture focada na produção de motores elétricos para veículos, incluindo híbridos plug-in e 100% elétricos. A empresa, que terá participação de 50/50, atenderá tanto as marcas Peugeot, Citroën e DS como também as de outras montadoras. O negócio ainda passará pelo crivo das autoridades de concorrência.
O novo acordo estabelece as etapas de desenvolvimento e produção dos principais componentes do conjunto propulsor elétrico para veículos. Prevista para começar a operar a partir do primeiro trimestre de 2018, a nova empresa terá a França como sua sede e base de operações, incluindo centro de P&D em Carrières-sous-Poissy e fábrica em Trémery.
A Nidec Leroy-Somer, fruto da aquisição da Leroy-Somer pela Nidec, em fevereiro de 2017, é o primeiro fabricante de motores elétricos da França. A empresa está desenvolvendo uma nova plataforma de crescimento, com foco no setor automotivo, como parte do seu plano estratégico Vision 2020, que pretende atingir faturamento entre € 5,4 a € 7,6 bilhões no setor automotivo em até três anos.
Carros elétricos é uma realidade no setor automotivo e está em plena expansão. Estimativas apontam que o mercado dos motores elétricos para automóveis deve dobrar até 2030, chegando a € 45 bilhões.
Por sua vez, o Grupo PSA reforça que está acelerando sua transição rumo a tecnologias elétricas, incluindo os híbridos plug-in e 100% elétricos, como parte do processo de transição de sua matriz energética, que faz parte do plano Push to Pass.
Vendas de veículos crescem 10% até novembro
E média diária no mês passa das 10,3 mil, melhor resultado desde abril de 2015
As vendas de veículos leves cresceram 10% no acumulado de janeiro a novembro de 2017 na comparação com mesmo período de 2016 ao atingir pouco mais de 1,96 milhão de unidades, entre automóveis e comerciais leves. Os números foram divulgados pela Fenabrave, entidade que reúne as concessionárias no país. Novembro encerrou com aumento de 13,6% sobre igual mês de 2016, passando de 173,5 mil para 197,2 mil veículos emplacados.
O volume também significou leve alta de 0,4% na comparação com o último outubro, quando 196,6 mil veículos novos entraram no mercado.
Com este volume, a média diária de novembro ultrapassou a barreira das 10,3 mil unidades, o que não se via desde abril de 2015. A soma dos dois fatores: menor número de dias úteis e o bom desempenho ao longo do mês explica a melhor média diária do ano: novembro teve apenas 19 dias úteis, por ser um mês com três feriados.
Em termos comparativos, a média diária de novembro foi 11% superior na comparação com outubro, quando foram emplacados 9,3 mil unidades em cada um de seus 21 dias úteis. Sobre a média de novembro do ano passado, o aumento é de 19,6%.
Para o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, o resultado de novembro consolida a recuperação do setor: "A alta nos índices de confiança e a contínua queda na inadimplência, que registrou o menor índice desde 2011, fez com que o comprador voltasse às concessionárias. O aumento da oferta de crédito também tem impulsionado o crescimento do mercado neste momento e incentivado o cliente a efetivar sua compra", afirma em nota o dirigente.
Segmentos: os automóveis continuam a puxar para cima o resultado total do setor: no acumulado dos 11 meses do ano, atingiram aumento de 10,9% na comparação com mesmo período de 2016, registrando 1,68 milhão de unidades. Em novembro, com 168,8 mil emplacamentos, houve crescimento de 1,23 sobre outubro e de 13,5% sobre novembro de 2016.
Já nos comerciais leves, embora o segmento registre alta das vendas de 5,3% entre janeiro e novembro sobre iguais meses de 2016, para 283,5 mil unidades, em novembro os emplacamentos foram 4,7% menores que os de outubro, ao atingirem as 28,3 mil unidades. No entanto, na comparação com novembro de 2016, o resultado é positivo em 14%.
Cooper Stardard investe R$ 10 mi em Sergipe
Empresa começa a erguer fábrica para fornecer a Ford e FCA
A Cooper Standard começa a construir uma nova fábrica de R$ 10 milhões em Divina Pastora, em Sergipe. A unidade será erguida em um terreno de 51 mil metros quadrados e terá 12 mil m2 de área construída. Vai produzir sistemas de vedação automotiva e sistemas de distribuição de freio e combustível automotivo.
O Estado de Sergipe foi escolhido pela localização estratégica para o atendimento da Ford, em Camaçari (BA), e da FCA Fiat Chrysler, em Goiana (PE).
A instalação das máquinas deve ocorrer em outubro de 2018, mês previsto para a inauguração. Inicialmente serão contratados cerca de 180 colaboradores diretos e 50 indiretos. Para os próximos três anos a empresa estima 400 empregos diretos e 100 indiretos.
"Acreditamos muito nesse projeto porque sempre buscamos oferecer o melhor produto sem deixar de lado a logística mais favorável", afirma o diretor geral da Cooper Standard para a América do Sul, Jurgen
Kneissler. Esta será a quinta fábrica da companhia no Brasil. A Cooper Standard também atua em Varginha (MG), Camaçari (BA) e tem duas plantas em Itatiba (SP).