Filtrado
Por Meio Filtrante
Edição Nº 99 - Julho/Agosto de 2019 - Ano 18
O que acontece no mercado de filtros
Descarte Consciente Abrafiltros recicla quase 14 milhões de filtros usados de óleo lubrificante automotivo
Em 05 de junho, comemorou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – destacou importante marca alcançada pelo programa de Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, que já reciclou 13.968.034 de unidades desde quando foi criado em 2012 até abril de 2019. Esse volume equivale à frota de veículos que trafega no estado de São Paulo que representa 30% do total dos 44,8 milhões de veículos, entre automóveis, comerciais, leves, ônibus e caminhões que circulam no País, conforme estudo de levantamento da frota do Sindipeças. Para João Moura, presidente da Abrafiltros "esse é um número significativo e que mostra a relevância do programa para a sociedade e principalmente para o meio ambiente. A logística reversa já é uma realidade e seus resultados positivos, destacam cada vez mais a importância de sua consolidação".
O programa de logística reversa, que está implantado em São Paulo, Paraná e Espírito Santo, e em fase de aprovação governamental no Mato Grosso do Sul, abrange 174 cidades. Com o processo de reciclagem, o metal é encaminhado para siderúrgicas, o óleo contaminado para rerrefino e os demais componentes para coprocessamento em cimenteiras (geração energética). A coleta e a reciclagem dos filtros são feitas proporcionalmente ao volume comercializado pelas empresas participantes do programa nos estados onde há a regulamentação, segundo Marco Antônio Simon, gestor de projetos da Abrafiltros e responsável pela coordenação do Programa Descarte Consciente Abrafiltros.
Segundo Simon, o programa vem evoluindo gradativamente e deve ser ampliado com a adesão de novas empresas já que, desde outubro de 2018, a Decisão de Diretoria CETESB n°076/2018/C, incluiu a logística reversa como requisito técnico obrigatório para obtenção ou renovação da licença de operação, no âmbito de fiscalização da CETESB. "Algumas empresas entraram em contato com a Abrafiltros para obter mais informações sobre o programa de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo e interessadas em fazer adesão", comenta Simon, ressaltando que a responsabilidade é compartilhada, envolvendo fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de filtros de óleo lubrificante automotivo."Principalmente as empresas que coloquem no mercado filtros do óleo lubrificante automotivo com marca própria – inclusive montadoras de veículos – devem se adequar à legislação, para não sofrer sanções. Por ser uma iniciativa em grupo, a participação no programa Descarte Consciente Abrafiltros é vantajosa e possibilita cumprir as leis ambientais com menor investimento e em prazo reduzido, por ser uma iniciativa reconhecida e aprovada pelos órgãos ambientais".
As metas estipuladas nos três estados, onde o programa está implantado, foram superadas em 2018. Em São Paulo, 828.144,57 kg de filtros usados de óleo lubrificante automotivo foram reciclados, batendo a meta de 809.985 kg; no Paraná, 283.812,68 kg, ultrapassando os 267.300 kg estipulados; e no Espírito Santo, a reciclagem somou 123.378,34 kg, ficando acima dos 117.500 kg determinados. Para 2019, a previsão é chegar a 1.250.400 kg – equivalentes a mais de 3,2 milhões de filtros usados de óleo lubrificante automotivo.
Atualmente, 16 empresas participam do programa: Cummins Filtration do Brasil; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; Ford Motor Company; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Poli Filtro Indústria e Comércio de Peças para Autos Ltda.; Rheinmetall Automotive – Motorservice Brazil; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin America Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; e Wega Motors Ltda.
Para obter mais informações sobre o Programa Descarte Consciente Abrafiltros, basta acessar o site: www.abrafiltros.org.br/descarteConsciente.
Wega Motors recebe prêmio do Sindirepa-SP
Foi realizada em 28 de maio, no Teatro SESI, na sede da FIESP em São Paulo a 10ª edição do Prêmio "Os Melhores do Ano", promovido pelo Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo), consagrando as marcas de autopeças mais lembradas pelos reparadores da entidade.
Pela primeira vez, a Wega foi uma das empresas escolhidas, ficando com o prêmio "prata" como uma das marcas preferidas pelos 335 reparadores participantes da pesquisa realizada pela CINAU (Central de Inteligência Automotiva), onde foram avaliados vários quesitos e dentre eles, destacaram-se atendimento, qualidade e disponibilidade.
Além da placa de reconhecimento, a empresa recebe o direito de utilizar por um ano em todas as suas publicações o "selo prata", ressaltando sua importância para o setor.
"Estamos desenvolvendo um trabalho muito focado no reparador, com informação, lançamentos constantes, qualidade e atendimento para que ele sinta-se amparado pela nossa marca em um momento de dúvida ou necessidade de peça", comenta Thuanney Castro, supervisora de marketing da Wega. "Receber essa premiação, para nós, é receber muito mais que um simples prêmio, é a consolidação do nosso reconhecimento por parte dos reparadores de que estamos no caminho certo, entregando não somente produtos, mas relacionamento de qualidade e é disso que o setor precisa!", finaliza Thuanney.
"Agradecemos aos reparadores que acreditam em nossa marca e em nossos produtos. No ano em que completamos 50 anos de existência e 17 anos de presença de mercado no Brasil, não poderíamos receber um presente melhor que esse! Com certeza, nosso "slogan" tem razão – Agora, filtro é Wega!", comemora Cesar Costa, diretor comercial e de marketing da empresa.
"A premiação se tornou uma referência para o mercado porque valoriza as marcas que são parceiras dos reparadores por oferecerem produtos de qualidade e atendimento", comenta Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo).
Saiba mais: www.wegamotors.com.br ou 0800 742 1000.