Tintas Automotivas: Filtros Industriais E Suas Aplicações

Pesquisam apontam que a principal causa de reclamações dos donos de automóveis novos são os defeitos na pintura. Para melhorar a aparência, proteger a carroceria e o acabamento externo do automóvel é necessário a eliminação de alguns contaminantes decorre


Tintas Automotivas: Filtros Industriais E Suas Aplicações

Pesquisam apontam que a principal causa de reclamações dos donos de automóveis novos são os defeitos na pintura. Para melhorar a aparência, proteger a carroceria e o acabamento externo do automóvel é necessário a eliminação de alguns contaminantes decorrentes da aplicação da tinta. 
Os principais defeitos são provocados por partículas rígidas como resíduos de solda, finos de metal, areia, pó; Partículas deformáveis como géis, óleo, silicone; Floculação de pigmentos, fibras e bactérias, que causam imperfeições visuais ao mudar a forma como a luz é refletida. 

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As resinas acrílicas, epóxis, alcoólicas e poliésteres são componentes fundamentais para a fabricação de tintas e revestimentos de alta qualidade e a água deionizada ou água de OR é considerada a principal matéria-prima. Seu produto final conta com presença de sólidos de pequeno tamanho (<50μm), que pode impactar na sua qualidade, portanto é extremamente necessário filtrar a água antes de usá-la no processo.

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Muitos aditivos e matérias-primas, bases de tintas e vernizes, têm alto custo e requerem polimento antes do uso na manipulação onde temos a aplicação de filtros na retirada de sólidos, géis e coloides. No momento do processo de fabricação, a etapa mais importante é a mistura de todos os componentes, desta forma se faz necessário à filtração seletiva para classificação de pigmentos e géis, dando assim ao produto alta qualidade e garantia de formação de filme uniforme. 

Tintas Automotivas: Filtros Industriais E Suas Aplicações

As etapas do processo de pintura de um automóvel são separadas por:  fosfatização – preparação da carroceria, eletrodeposição (ED) – camada protetora; enxague; primer, pintura base (sólida ou metálica) e aplicação do verniz protetor. A Fosfatização é o nome dado à preparação da carroceria antes de pintá-la; seu processo consiste no pré-desengraxado, desengraxado, enxágue, lavado, lavado fosfatizado, enxágue fosfatizado e enxágue com água deionizada. 
No caso da Eletrodeposição, trata-se do processo de submergir a carroceria num banho de pintura onde se aplica uma corrente elétrica entre a carroceria e um eletrodo para fixar a tinta. O excesso de tinta é enxaguado e reciclado e a água separada na ultrafiltração é usada para o enxágue. 

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Sistema de filtração
Um sistema otimizado de filtração é o componente chave para melhorar esses problemas. Trata-se do processo de separação de material sólido presente em um fluido (gás ou líquido), passando por um meio poroso permeável que retém as partículas contaminantes. 
A seleção dos filtros deve estar baseada nas condições do sistema (fluxo, viscosidade, temperatura, solventes, concentração de contaminantes, etc), no nível desejado de filtração, na construção do elemento filtrante e natureza dos contaminantes, na vida útil e no índice de rejeição de produtos.

Tintas Automotivas: Filtros Industriais E Suas Aplicações

Os filtros são selecionados de acordo com o grau de filtração e tamanho de partícula retida (micragem). Os melhores resultados nas etapas intermediárias e finais de pintura automobilística são obtidos com filtros de alta eficiência e retenção ≥ 99.9% (β = 1000). Os banhos das etapas iniciais do tratamento da carroceria são geralmente filtrados com "bags". 
Além disso, a seleção dos filtros deve estar baseada nas condições do sistema, na temperatura e o tipo de solvente determinarão os materiais de construção da carcaça e do elemento filtrante. As carcaças, por sua vez, são dimensionadas com base na vazão específica dos cartuchos selecionados e na quantidade de contaminantes que será retido. 
Vale ressaltar que o filtro entope pela quantidade de contaminantes particulados que ficam retidos e não pelo volume de fluido (tinta) que passa por ele. A velocidade de entupimento de um filtro é função direta da quantidade de contaminantes que chega ao filtro e de sua área efetiva ou quantidade de poros exposta ao fluxo. 
Vale ressaltar que o filtro somente pode permanecer entupido até o ponto em que os poros livres para a passagem do fluido causem uma perda de pressão que reduz a vazão até o nível em que não é suficiente para atender a demanda. Os filtros são dispositivos de desempenho proporcional, desta forma removem do afluente somente um porcentual das partículas que chegam a ele.
Para evitar o retrabalho é aceitá-los e não consertá-los, pois isso pode causar riscos de falhas no produto final. Os problemas menores podem ser removidos ou tornar-se menos visíveis, mas comprometerão a aparência. Retrabalhos maiores, como lixa e repintura, podem compreender desde um só ponto da carroceria até o automóvel interno. Uma planta pode gastar milhões por ano devido ao retrabalho e outros custos relacionados. 
O melhor trabalho de pintura é o original, pois resulta em um acabamento de grande distinção de imagem, brilho, consistência da cor e máxima proteção. As linhas de montagem têm reduzido o retrabalho em até 40% substituindo seus antigos sistemas de filtração por filtros de alta eficiência. 


 


Rogério Jardini

Engenheiro Químico especializado em Filtração Industrial e Residencial
RFL Cursos & Serviços Ltda
Fone.: (015) 9 9787 -6444
E-mail.: rflcursoseservicos@gmail.com


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